fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acre recebe apoio do Ministério das Comunicações para modernizar sistema de radiodifusão do Estado

Publicado

em

Apoio para a modernização do sistema público de radiodifusão do Acre foi o objetivo da audiência realizada nesta quinta-feira, 9, em Brasília, pela secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, e o representante do governo em Brasília, Ricardo França, com o secretário de Comunicação Social e Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz, de quem receberam sinalização positiva para o projeto.

Secretária Nayara Lessa entrega projeto de modernização do sistema de radiodifusão do Estado para o secretário Wilson Diniz, do Ministério das Comunicações. Foto: Dilma Tavares/Ascom Repac

Foi uma reunião preparatória para audiência com este objetivo, prevista para a primeira semana do próximo mês de março, entre o governador Gladson Cameli, a bancada federal do Estado e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. No encontro com o secretário Diniz, Nayara entregou um projeto preliminar de melhoria estrutural das rádios estatais existentes e de expansão das emissoras no Acre, ressaltando a importância desse tipo de comunicação no Estado.

“No Acre, o rádio ainda é o veículo de comunicação mais importante, principalmente no interior”, disse ela, reforçando que “na capital, Rio Branco, e nos municípios maiores, há o acesso mais fácil à informação por meio da televisão e da internet, mas existem locais de difícil acesso, inclusive de informação”. Ela exemplificou a importância da medida, afirmando que o estado conta com rádios em sete municípios, incluindo a capital, alcançando 73,3% da população. E apresentou um vídeo reforçando a informação.

“Foi por meio das rádios, inclusive, que o governo fez chegar as orientações para o enfrentamento à covid-19 e o ensino a distância no período mais crítico da pandemia”, lembrou Nayara Lessa. “Trata-se da democratização da informação, abrangendo populações mais distantes e carentes do nosso estado e da Amazônia”, reforçou o representante do governo em Brasília, Ricardo França, adiantando que o assunto deverá ser aprofundado no encontro entre o governador e a bancada com o ministro das Comunicações.

Televisão

No caso da televisão, a secretária Nayara Lessa explicou que a ideia é reativar o sinal da TV Aldeia, que tem licença para operar em todos os municípios acreanos, o que ocorreria por meio de um Termo de Cooperação Técnica já existente entre a Secretaria de Comunicação do Estado e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O problema da emissora, explicou ela, é que não foi atendido o prazo de mudança do sinal analógico para o digital, que era até 2018, antes da primeira gestão do atual governo do Estado.

Sinal positivo

O secretário de comunicação social eletrônica do Ministério das Comunicações ressaltou a importância do rádio, principalmente na Amazônia, falou que o ministério vem trabalhando num projeto de massificação da radiodifusão pública e se colocou “à disposição para ajudar no que puder”. Ele, inclusive, entregou o projeto preliminar apresentado por Nayara para análise da diretora de radiodifusão pública comunitária estatal daquela secretaria, Daniela Schettino, presente na reunião.

Nayara Lessa e Ricardo França tratam de avanços para as rádios do estado com o representante do Ministério das Comunicações (esquerda). Foto: Dilma Tavares/Ascom Repac

O secretário de comunicação social eletrônica do Ministério das Comunicações ressaltou a importância do rádio, principalmente na Amazônia, falou que o ministério vem trabalhando num projeto de massificação da radiodifusão pública e se colocou “à disposição para ajudar no que puder”. Ele, inclusive, entregou o projeto preliminar apresentado por Nayara para análise da diretora de radiodifusão pública comunitária estatal daquela secretaria, Daniela Schettino, presente na reunião.

No caso da reativação do sinal da TV Aldeia, Wilson Diniz adiantou a possibilidade de a solicitação ser atendida por meio do programa  chamado Digitaliza Brasil, que visa a conclusão do processo de digitalização das emissoras com sinal de televisão analógica terrestre no país.

Também participaram do encontro dois técnicos da Secom: o coordenador de Planejamento e Projetos, Lucenildo Lima; e a coordenadora de Marketing e Mídias Digitais, Verônica Pimentel.

Repac

Ainda nesta quinta-feira, a secretária de Comunicação também apresentou o projeto preliminar de modernização do sistema estatal de radiodifusão para o chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Ricardo França. Os dois trataram sobre a viabilização de apoios para a iniciativa. A secretária também teve diversas outras audiências com este objetivo, inclusive na EBC e com parlamentares federais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro

O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.

De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.

Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.

Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.

A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.

Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.

Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.

Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada

Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.

A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.

Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.

Comentários

Continue lendo