fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acre recebe apoio do Ministério das Comunicações para modernizar sistema de radiodifusão do Estado

Publicado

em

Apoio para a modernização do sistema público de radiodifusão do Acre foi o objetivo da audiência realizada nesta quinta-feira, 9, em Brasília, pela secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, e o representante do governo em Brasília, Ricardo França, com o secretário de Comunicação Social e Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz, de quem receberam sinalização positiva para o projeto.

Secretária Nayara Lessa entrega projeto de modernização do sistema de radiodifusão do Estado para o secretário Wilson Diniz, do Ministério das Comunicações. Foto: Dilma Tavares/Ascom Repac

Foi uma reunião preparatória para audiência com este objetivo, prevista para a primeira semana do próximo mês de março, entre o governador Gladson Cameli, a bancada federal do Estado e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. No encontro com o secretário Diniz, Nayara entregou um projeto preliminar de melhoria estrutural das rádios estatais existentes e de expansão das emissoras no Acre, ressaltando a importância desse tipo de comunicação no Estado.

“No Acre, o rádio ainda é o veículo de comunicação mais importante, principalmente no interior”, disse ela, reforçando que “na capital, Rio Branco, e nos municípios maiores, há o acesso mais fácil à informação por meio da televisão e da internet, mas existem locais de difícil acesso, inclusive de informação”. Ela exemplificou a importância da medida, afirmando que o estado conta com rádios em sete municípios, incluindo a capital, alcançando 73,3% da população. E apresentou um vídeo reforçando a informação.

“Foi por meio das rádios, inclusive, que o governo fez chegar as orientações para o enfrentamento à covid-19 e o ensino a distância no período mais crítico da pandemia”, lembrou Nayara Lessa. “Trata-se da democratização da informação, abrangendo populações mais distantes e carentes do nosso estado e da Amazônia”, reforçou o representante do governo em Brasília, Ricardo França, adiantando que o assunto deverá ser aprofundado no encontro entre o governador e a bancada com o ministro das Comunicações.

Televisão

No caso da televisão, a secretária Nayara Lessa explicou que a ideia é reativar o sinal da TV Aldeia, que tem licença para operar em todos os municípios acreanos, o que ocorreria por meio de um Termo de Cooperação Técnica já existente entre a Secretaria de Comunicação do Estado e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O problema da emissora, explicou ela, é que não foi atendido o prazo de mudança do sinal analógico para o digital, que era até 2018, antes da primeira gestão do atual governo do Estado.

Sinal positivo

O secretário de comunicação social eletrônica do Ministério das Comunicações ressaltou a importância do rádio, principalmente na Amazônia, falou que o ministério vem trabalhando num projeto de massificação da radiodifusão pública e se colocou “à disposição para ajudar no que puder”. Ele, inclusive, entregou o projeto preliminar apresentado por Nayara para análise da diretora de radiodifusão pública comunitária estatal daquela secretaria, Daniela Schettino, presente na reunião.

Nayara Lessa e Ricardo França tratam de avanços para as rádios do estado com o representante do Ministério das Comunicações (esquerda). Foto: Dilma Tavares/Ascom Repac

O secretário de comunicação social eletrônica do Ministério das Comunicações ressaltou a importância do rádio, principalmente na Amazônia, falou que o ministério vem trabalhando num projeto de massificação da radiodifusão pública e se colocou “à disposição para ajudar no que puder”. Ele, inclusive, entregou o projeto preliminar apresentado por Nayara para análise da diretora de radiodifusão pública comunitária estatal daquela secretaria, Daniela Schettino, presente na reunião.

No caso da reativação do sinal da TV Aldeia, Wilson Diniz adiantou a possibilidade de a solicitação ser atendida por meio do programa  chamado Digitaliza Brasil, que visa a conclusão do processo de digitalização das emissoras com sinal de televisão analógica terrestre no país.

Também participaram do encontro dois técnicos da Secom: o coordenador de Planejamento e Projetos, Lucenildo Lima; e a coordenadora de Marketing e Mídias Digitais, Verônica Pimentel.

Repac

Ainda nesta quinta-feira, a secretária de Comunicação também apresentou o projeto preliminar de modernização do sistema estatal de radiodifusão para o chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Ricardo França. Os dois trataram sobre a viabilização de apoios para a iniciativa. A secretária também teve diversas outras audiências com este objetivo, inclusive na EBC e com parlamentares federais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mais de três anos depois: Paulinho Calafate é preso no Estado do Espirito Santo

Publicado

em

A vida de foragido de Paulo Roberto Amorim da Silva de 51 anos, chegou ao fim.

Paulinho Calafate, como é mais conhecido, foi preso na manhã desta sexta-feira, 17, na cidade Vila Velha, no Espirito Santo.

O criminoso era procurado desde de sete de dezembro de 2020.

Foi nesta data, por volta das 13 horas, que o sistema de monitoramento do IAPEN, detectou o rompimento da tornozeleira eletrônica, em um ponto da Via Chico Mendes.

Paulinho Calafate estava no regime semiaberto há 19 dias, quando violou o equipamento.

Na época, ficou constatado que a progressão de regime, ocorreu por um erro judicial.

O preso passou a ser monitorado em 18 de novembro de 2020. Mas pelos cálculos ele, só teria direito ao benefício, em 31 de outubro de 2023.

Paulinho Calafate, um dos alvos da operação Tróia, deflagrada pela Polícia Federal, foi condenado a quase 12 anos de prisão.

Mas a sentença não foi levada em consideração na hora de calcular a progressão de regime.

A pontado, como a principal liderança de uma organização criminosa no estado.

Paulo Roberto Amorim da Silva foi condenado em vários processos, a uma pena total de 37 anos 9 meses e 12 dias.

Mas deste total, só cumpriu 18 anos, 7 meses e 14 dias, ou seja, 49% da pena. A expectativa agora é que o preso seja transferido para Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Geral

Lei é sancionada e seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025 por donos de veículos

Publicado

em

O banco público também será responsável pela gestão do fundo em que serão depositados os valores das taxas pagas por proprietários de veículos automotores.

Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS). Foto: arquivo

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará a ser feito no país com a criação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A taxa que viabilizará o serviço começará a ser cobrada em 2025 dos proprietários de veículos automotores.

________________

Diferente do antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), extinto em 2020, a nova versão do seguro obrigatório traz entre as novidades o pagamento das despesas médicas às vítimas de acidentes em vias públicas. Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS).

________________

Assim como no antigo serviço, haverá indenização em caso de morte ou invalidez e também serão cobertas as despesas dos serviços funerários, ou de reabilitação em caso de invalidez parcial. Companheiros e herdeiros das vítimas receberão os valores em acidentes com vítimas fatais.

As indenizações serão pagas pela Caixa Econômica Federal em um prazo de até 30 dias após o acidente, conforme tabela estabelecida pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. O banco público também será responsável pela gestão do fundo em que serão depositados os valores das taxas pagas por proprietários de veículos automotores.

As regras foram estabelecidas pela Lei Complementar 207/2024 publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União após a sanção parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram vetados dois artigos aprovados pelo Congresso Nacional que tratavam da aplicação de multa por atraso no pagamento da taxa. Na justificativa do veto, o ônus foi considerado excessivo para um serviço considerado de caráter social.

Comentários

Continue lendo

Geral

Casal se conhece pelo Tinder, sai para boate e noite termina em agressões

Publicado

em

Aos policiais, o acusado disse que a jovem teria sido expulsa da boate após iniciar uma confusão.

O caso envolveu uma jovem, de 24 anos, e um homem, de 38 anos, que se conheceram em um aplicativo de namoro, o Tinder.

A jovem disse que após conhecer o acusado, os dois foram para uma conveniência na avenida Pinheiro Machado, Porto Velho (RO). Após alguns horas, eles decidiram sair do local e foram para uma boate.

A vítima a disse que o homem começou ter uma crise de ciúmes, afirmando que ela estava se insinuando para seu amigo. Os dois saíram da boate e dentro do carro iniciaram uma discussão, que terminou com a jovem agredida com socos.

A vítima disse que o homem não aceitou deixá-la em casa e retornou para a boate. Foi nesse momento que a Polícia foi acionada.

Aos policiais, o acusado disse que a jovem teria sido expulsa da boate após iniciar uma confusão. Fora da boate, ela teria quebrado o carro do homem.

Os policiais encaminharam o acusado para o Departamento de Flagrantes.

Comentários

Continue lendo