Conecte-se conosco

Geral

Acre é um dos primeiros estados a utilizar novo aplicativo de Segurança Pública

Publicado

em

Policiais civis, militares, federais e rodoviários federais vão poder contar com um novo aplicativo para facilitar o trabalho da segurança pública no Acre . Lançado na última segunda-feira, 25, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o aplicativo “Sinesp Agente de Campo” é digital, rápido e gratuito para acesso policial imediato a mandados de prisão e para busca nacional de veículos roubados, entre outras operações cotidianas das polícias.

A ferramenta já está em teste nos estados do Pará, Tocantins e Acre. O objetivo do MJSP é, em até um mês, expandir o serviço a todos os estados brasileiros. No Acre, cerca de 50 policiais já estão utilizando o aplicativo, que é direcionado para agentes de Segurança Pública que têm maior demanda de consulta.

A ferramenta já está em teste nos estados do Pará, Tocantins e Acre Foto: cedida

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, é uma satisfação ter o Acre como um estados contemplados com o aplicativo nessa fase inicial e de teste da ferramenta, que já está gerando bons resultados na sua utilização.

“Desde o início da gestão do governador Gladson Cameli, a Segurança Pública sempre apoiou e buscou junto ao governo federal investimentos em tecnologias que tornassem o trabalho da segurança mais eficaz e consequentemente oferecesse um serviço de qualidade à população. Esse aplicativo é mais uma conquista em parceria com o Ministério da Justiça, que com certeza só trará celeridade ao trabalho dos policiais em campo”, destacou.

De acordo com o coordenador-geral do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Major Casagrande, a ferramenta agilizará ainda mais o trabalho de quem está em campo com maior eficácia.

“O aplicativo veio para desburocratizar o trabalho de pesquisa e busca realizado pelos operadores da segurança pública durante uma abordagem. Em vez de entrar em contato com o Ciosp via rádio para esse fim, eles vão poder ter esse acesso imediato pelo aplicativo a boletins de ocorrências, dados pessoais do indivíduo abordado ou do veículo, de uma forma bem mais eficaz”, completou.

No caso dos veículos, pode-se fazer consulta detalhada por dados, como nome do proprietário, placa e chassi. Dados pessoais também terão o mesmo nível de detalhamento, assim como a consulta a boletins de ocorrência.

Investimento do Ministério da Justiça

O MJSP planeja investir nos próximos três anos R$ 32 milhões em infraestrutura digital, com objetivo de facilitar a integração e análise de grandes volumes de dados na Segurança Pública. Desde o ano passado, o Big Data Inteligência Artificial tem sido constantemente fortalecido com novas soluções e recursos de tecnologias, sem nenhum custo para os estados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo