fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acidentes com moto marcam final de semana na fronteira

Publicado

em

O mais grave ocorreu na noite deste domingo, registrando uma fratura na perna de uma mulher - Foto: Alexandre Lima

O mais grave ocorreu na noite deste domingo, registrando uma fratura na perna de uma mulher – Foto: Alexandre Lima

Condutores na maioria estavam sob efeito de álcool ou não são habilitados

Alexandre Lima

Dois acidentes envolvendo motos ocorridos neste final de semana, mostra a imprudência dos condutores que não deveriam estar circulando pelas ruas das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Os que foram registrados, ocorreram na Avenida Rui Lino entre sexta-feira, dia 12, e domingo, dia 14, durante a noite.

O primeiro ocorrido na noite de sexta-feira, envolveu uma moto modelo Honda/Bizz, placa NAE 5571, que era conduzida por Antonio Santos Ozório (29), que caiu na Avenida após passar pelo quebra molas recém erguido em frente do 10º Comando da Polícia Militar.

Antonio caiu na Avenida após passar no quebra molas e sofreu arranhões pelo corpo - Foto: Alexandre Lima

Antonio caiu na Avenida após passar no quebra molas e sofreu arranhões pelo corpo – Foto: Alexandre Lima

Era por volta das 23h40. Segundo foi dito no local, Antonio não reduziu a velocidade e perdeu o controle, fazendo com perdesse o controle e caiu, sofrendo ferimentos pelo corpo. O mesmo foi socorrido pelos plantonistas do SAMU e conduzido ao hospital de Brasiléia e não corria risco de morte. O caso seria investigado pelas autoridades.

Já na noite deste domingo, por volta das 17h45, aconteceu outro acidente envolvendo duas motos deixou saldo de uma pessoa com fratura numa das pernas. Reginaldo R. Gomes Moraes, sem possuir habilitação, resolveu que deveria passear pela cidade com um garupa na moto modelo Honda/Titan, placa MZV 2096.

Thais teve sua perna quebrada após ser atingida por outra moto - Foto: Alexandre Lima

Thais teve sua perna quebrada após ser atingida por outra moto – Foto: Alexandre Lima

Na Avenida, tentou acessar a Rua Generalíssimo Deodoro, que dá acesso rumo ao hospital. Não percebeu que vinha em sua direção, outra moto modelo Honda/Titan, placa MZR 3928, conduzida Everaldo Nascimento Oliveira (29) e levava sua esposa, Thais Silva Oliveira.

Thais praticamente foi arrancada da garupa, ao ponto de rasgar a camisa de seu esposo. Com o impacto, sofreu fratura no osso de sua perna esquerda e caiu na Avenida. Os socorristas do SAMU foram acionados e realizaram os primeiros socorros, para em seguida conduzir a mulher para o hospital de Brasiléia.

Reginaldo, que não possui habilitação e ocasionou o acidente, teve a moto retida e levada ao pátio da PM e seria multado. Everaldo, por estar em visível estado de embriagues alcoólica e não deveria estar dirigindo, mesmo sendo habilitado, também seria multado.

O caso seria encaminhado ao juizado da Comarca para providencias.

Reginaldo (esquerda) não possui habilitação e não deveria estar pilotando moto, causou o acidente - Foto: Alexandre Lima

Reginaldo (esquerda) não possui habilitação e não deveria estar pilotando moto, causou o acidente – Foto: Alexandre Lima

Everaldo, esposo de Thais, apresentava estar sob efeito de álcool. Foi conduzido ao comando da PM juntamente com Reginaldo - Foto: Alexandre Lima

Everaldo, esposo de Thais, apresentava estar sob efeito de álcool. Foi conduzido ao comando da PM juntamente com Reginaldo – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo

Acre

Mailza Assis será candidata ao governo do Acre em 2026 pela federação União-Progressistas

Publicado

em

Anúncio oficial será feito em Brasília na próxima semana; decisão muda cenário político e afasta pré-candidatura do senador Alan Rick, que busca nova legenda

O anúncio oficial de Mailza como candidata deve ocorrer em Brasília no próximo dia 19, durante uma convenção que selará a união entre os partidos. Foto: cedida 

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União Brasil-Progressistas (PP) ao governo do Acre nas eleições de 2026. A informação foi confirmada por uma liderança do grupo a reportagem nesta quinta-feira (14), com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, à própria Mailza.

A federação entre os dois partidos foi formalizada em abril deste ano e, no Acre, tem como principal líder o governador Gladson Cameli, que já havia manifestado apoio à candidatura de Mailza. O anúncio oficial está marcado para o próximo dia 19, em Brasília, durante uma convenção que consolidará a aliança partidária.

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União-Progressistas ao Governo do Acre nas eleições de 2026, com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira. Foto: captada 

Mudança no cenário político

A decisão altera diretamente a disputa pelo governo do estado. Antes da formação da federação, o senador Alan Rick (União Brasil) era um dos pré-candidatos ao cargo. Agora, ele já sinalizou que deve se filiar ao PSD para concorrer, buscando apoio de legendas como Republicanos, MDB e NOVO.

O governador Gladson Cameli  ressaltou a relevância da interlocução com o partido a nível nacional. “Essa união é fundamental para garantir que nossas demandas politicas para que possamos construir um futuro ainda melhor para os acreanos”, disse ao lado do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

A presença dos deputados federais e estaduais reforçou a representatividade do Acre no encontro, demonstrando o comprometimento da bancada federal e estadual de deputados progressistas com o crescimento do estado.

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado. Foto: captada 

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado, enquanto a oposição ainda busca se reorganizar diante da nova configuração partidária.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasiléia participa da 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos

Publicado

em

Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou na 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos (CorDH), realizada em Rio Branco nesta quinta-feira (14). O encontro reuniu representantes de diversos municípios com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Direitos Humanos e construir diretrizes para políticas públicas mais inclusivas e efetivas.

A Conferência propôs debates e encaminhamentos para o enfrentamento das violações de direitos humanos e da cidadania, além de contribuir para a elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos e para a preparação da etapa estadual da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

O evento foi estruturado em eixos temáticos, contemplando temas como igualdade racial, direitos das mulheres, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, idosos, juventude e povos tradicionais. Ao final, foram eleitos delegados que irão representar a região na 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

A secretária municipal de Assistência Social de Brasiléia destacou a importância da participação do município nesse espaço de discussão e construção coletiva.

“Participar de um evento como esse é fundamental para que possamos ouvir diferentes vozes, compreender realidades diversas e contribuir com propostas que ajudem a garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos para todos. É um momento de troca e de fortalecimento das políticas públicas em nosso estado”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre divulga resultado final do curso de formação para agente de polícia penal

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), publicaram nesta quinta-feira, 14, o resultado definitivo do curso de formação para o cargo de agente de polícia penal, referente ao concurso público iniciado em 2023.

A lista com os nomes dos aprovados, organizada em ordem alfabética, contempla candidatos do sexo feminino e masculino, incluindo vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD).

O resultado está disponível no Edital nº 090/2025 – SEAD/Iapen, que também informa que candidatos matriculados no curso por decisão judicial e que não aparecem na relação terão vaga garantida no próximo curso de formação. Já os que tiveram matrícula homologada, mas não constam na lista, foram reprovados, desistiram ou desligados do certame.

A consulta às respostas de recursos contra o resultado preliminar poderá ser feita a partir das 15h desta sexta-feira (15), no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), na aba “Resultados”.

O concurso foi regulamentado pelo Edital nº 001/2023 – SEAD/Iapen, de 19 de junho de 2023, e segue em sua fase final. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo SAC do IBFC, no telefone (11) 4788-1430, ou pelos e-mails eap.iapenacre@gmail.com e concursos.gov@gmail.com.

Comentários

Continue lendo