Conecte-se conosco

Acre

Publicado

em

‘Nada segura o que chegou a seu tempo’

DIMAS-COLUNAPassou dos limites

O senador Magno Malta (PR-ES) disse, em discurso nesta segunda-feira (8), que a Marcha do Orgulho Gay, realizada no domingo em várias cidades do país, “passou dos limites e semeou a intolerância e o desrespeito à liberdade religiosa”, ferindo princípios constitucionais e o Código Penal. inclusive, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

A Cruz

Mesmo quem não é cristão, já deve ter ouvido sobre a história dos ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus Cristo. Porém, como o personagem principal da história é o próprio Jesus, pouca atenção é dada a história destes coadjuvantes, que se chamavam Dimas e Gestas .

Ainda tem espaço na Cruz

Jesus Dirceu, ops! digo, José Dirceu, sente que ainda existe espaço na cruz. Logo quer mais dois ocupantes, já que na cruz existe espaço para três.

Palavras de Dirceu

“De que serve toda covardia que o Lula e a Dilma fizeram na ação penal 470 e estão repetindo na Lava Jato? Agora estamos todos no mesmo saco, eu, o Lula, a Dilma”, disse Dirceu, segundo relatos colhidos pela reportagem.

Concordo

Para Jorge Viana, “A atividade política hoje está desmoralizada. Vamos esperar um escândalo maior dos que atualmente estamos vivendo, com financiamento de partidos e de campanhas eleitorais? A eleição não tem mais fim, ela termina num dia e no outro começa a batalha judicial e a gente não ganha nada com isso, pelo contrário perde muito.

Basta comparar

A diferença entre os irmãos Viana não está apenas na estética, vai muito além disso, basta analisar as falas e números.

De fato

Nesse País nunca a política e os partidos ficaram tão desmoralizado. Sobretudo, o Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje e longe está na liderança dos mais rejeitado do País. É natural o desgaste já que são mais de 10 anos comandando uma das nações mais ricas do mundo, e o resultado não tem agradado a maioria dos brasileiros.

Enganado com bombons

Parece brincadeira mas, o governo tenta ludibriar a população de Brasileia e Epitaciolandia a 18 anos, com “reformas” na ponte. Somos tratados como crianças, que se calam com um bombom.

Será, será hein?

Onde existe mais buracos na BR ou na querida cidade de Brasileia, hein?

Hurrum!

Não é surpresa pra ninguém que os vereadores Joelso Pontes e a vereadora Fernanda Hassem, tem tido grande destaque da midia e população. No entanto, uma pesquisa feita esta semana pelo Instituto tiradentes de Belém (Pará), deixou os dois vereadores ficaram fora da lista de mais atuantes do municipio.

Não quer calar

Sabemos dos nomes dos três primeiros mais atuantes da escolinha, fico me perguntando quem são os ultimos…

Seria um tiro no pé

Assim seria se Gladson Cameli tivesse retirado sua assinatura do requerimento que pede a Comissão Parlamentar de Inquérito, sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS). O Senador sabe que hoje carrega consigo uma grande responsabilidade e, que é acompanhado de perto pela mídia.

Estavam na torcida

Com o boato de que o Senador Gladson Cameli retiraria sua assinatura, dirigentes da Frente Popular Acriana, estavam torcendo para que isso de fato se concretizasse. Seria um prato cheio para as próximas eleições, sabemos que hoje o senador é o que possui o maior Capital Politico na oposição.

Ganhando espaço

A cada briga, a cada escândalo que é inserido o nome de Márcio Bittar, Major Rocha se fortalece dento do PSDB.

Se junta, mas não se une

Após todas eleições o que não falta são mágoas naqueles que se dizem ser “OPOSIÇÃO FERRENHA NO ACRE”. As mágoas são na maioria das vezes externada nas redes sociais, na última delas, Mácio dispara sua mágoa com Gladson, assim fica dificil.

É bom descer do salto

Vejo alguns membros do PT dizendo que a futura gestão do municipio já tem dono, hora aurora. É hora de baixar a bola e calçar o chinelo. A estrela não está brilhando, como alguns lunáticos estão pensando, os dados atuais não demonstram nem de longe esse brilho.

Adora ser coadjuvante

Não entendo porque o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), insiste em ocupar o papel de coadjuvante. Todos nós sabemos que o PMDB é um partido grande, pelo menos na teoria, tinha tudo pra ocupar um espaço de principal, mas…

Infelizmente

Se a estimativa for confirmada, a inflação ficará bem acima do teto da meta, de 6,5%, para 2015, e registrará o maior índice desde 2003, quando chegou a 9,3%.

De frente com Dimas

Entrevista com Joelso Pontes (PP)

Vereador pelo Partido Progressista (PP) de Brasiléia, Joelso Pontes.

Vereador pelo Partido Progressista (PP) de Brasiléia, Joelso Pontes.

Vereador Joelso o parlamento é o que você esperava?

Para mim não teve muitas surpresas, pois sempre participei da politica e eu já tinha a compreensão de que o mandato de vereador tinha suas limitações.

A campanha pra deputado é diferente, por que?

Muito diferente, você sai do contexto local. Eu tive voto nos 18 municipios, você tem que se deslocar e o mais dificil ainda na nossa região, que foi uma região onde dos 531 deputados, 244 tiraram votos em Brasileia. Então, é uma campanha que envolve o estado inteiro o que gera um custo maior.

Como você analisa a gestão atual do nosso municpio?

A gestão municipal passa por dificuldades. Na verdade, governar hoje não esta fácil pra ninguém e o governo do Estado também passa por dificuldades. Existe dois pontos que precisam ser colocados na questão da gestão pública; O primeiro é a forma do gestor encarar esses problemas; O segundo é a sua capacidade administrativa para gerenciar esses problemas e o prefeito Everaldo passa por momento de dificuldade grande, mesmo sendo da base, nós divergimos com alguns rumos. Acho e afirmo “O MUNICIPIO TINHA CONDIÇÕES DE ESTAR MELHOR”.

De que forma a Câmara Municipal tem contribuido com a atual gestão?

A Câmara de vereadores tem contribuido em todos os aspectos. Tem votado os projetos… Por exemplo: um Projeto de Lei que concede a isenção tributária para as pessoas atingidas pela alagação, como IPTU e apresentando indicações ao poder executivo, para que possa estar melhorando a infra-estrutura urbana e rural do municipio. Acredito que todos os vereadrores independente de partido, tem procurado buscar soluções para os mais diversos problemas que atinge o nosso municipio.

Há pouco tempo atrás uma vereadora do Partido dos trabalhadores, fez sérias acusações dizendo existir um tal mensalinho. Você achou leviandade por parte da vereadora?

Acredito que a vereadora falou isso de forma intempestiva. Eu sobretudo, tenho muita tranquilidade, a vereadora que fez essas acusações devia dar nomes e entrar até com representação. Isso não nos atinge e na administração pública não pode existir prevaricação.

Que análise você faz do governo estadual?

0s 18 anos de governo está em crise. O governo Tião Viana não consegue passar uma credibilidade ao povo acriano, diferentemente do que ocorreu em 1999. Não quero tirar o mérito e os feitos da Frente Popular no Acre, agora está em crise porque o governo não consegue mais convencer de que está dando certo. O governo não tem mais direito de pedir tempo pra governar o Acre, existe obras que ao longo desse tempo nunca sairam do papel. Por exemplo: a ponte que liga Brasileia a Epitaciolandia.

Joelso todos sabemos que o nosso Municipio está passando por um momento dificil. Pra você, onde devemos buscar as saídas?

Em um projeto politico que apresente não um discurso fácil, mas, que apresente soluções concretas e que venha de encontro com a nossa realidade. Eu reafirmo o que digo… Brasileia tem jeito, se tivermos pessoas compromissadas e dispostas a tomar medidas duras, para combater as dificuldades.

Vereador, você e vereadora Fernanda Hassem, estão na boca do povo e na mídia, porém, ficaram fora da lista dos mais atuantes. A lista divulgada pelo instituto Tiradentes, isso te surpreendeu de alguma forma?

Não sei até onde vai a credibilidade deste Instituto, as vezes é como eleição… Existe aquele candidato que está bem cotado e quando abre as urnas a coisa muda. Respeito o resultado da pesquisa feita, acho que a maior avaliação é a das urnas.

O povo quer saber… Vereador Joelso pode ser considerado pré-candidato a prefeito, ou ainda é cedo pra se pensar nisso?

Ainda é cedo Dimas, mas o processo eleitoral foi antecipado. Estamos discutindo, conversando com o partido e com a população. O que posso dizer a população de Brasileia, é que estamos a disposição do Municipio e vamos estar dialogando com o senador Gladson, com dirigentes do Partido Progressista, aquilo que for melhor e dentro de um entendimento. Nós estaremos oficializando o nosso posicionamento e o momento agora, é de socorrer o municipio com ações concretas, objetivas e firmes. Após isso, passamos a discutir. Podemos ter mudanças no processo eleitoral.

Considerações finais…

Primeiro agradecer o espaço na coluna que está sendo bem assistida e ao jornal oaltoacre.com, e dizer que eu sempre serei muito grato ao povo de Brasileia, que nos deu a terceira maior votação para vereador. Nos deu a segunda para Estadual, estamos a disposição para continuar lutando pelo desenvolvimento local, mesmo diante da crise politica enfrentada no momento em todo o Brasil. Crise essa que é suprapartidário, pois, compreendemos que é preciso termos uma reforma politica, que possa atender os anseios da população, não apenas de uma pequena minoria. Meu forte abraço ao povo da minha querida cidade.

Forte abraço aos meus amigos Edson Braga e Benedito.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

TJAC mantém condenação de companhias aéreas por extravio de bagagem de jogador profissional

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

Decisão reconhece dano moral presumido e reafirma a responsabilidade solidária de empresas que operam voos em regime de codeshare pelo extravio temporário de bagagem

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) manteve, por unanimidade, a condenação de companhias aéreas ao pagamento de indenização por danos morais a um jogador de futebol profissional que teve a bagagem extraviada temporariamente durante uma viagem com voos operados em regime de parceria, conhecido como codeshare.

De acordo com os autos, o passageiro adquiriu um único bilhete para trechos operados por empresas diferentes. No entanto, ao chegar ao destino final, sua bagagem — que continha instrumentos essenciais para o exercício da profissão — não foi entregue, sendo localizada apenas três dias depois. Em primeira instância, as companhias foram condenadas, de forma solidária, ao pagamento de R$ 5 mil a título de danos morais.

Ainda assim, uma das empresas recorreu alegando, entre outros pontos, a inexistência de responsabilidade solidária, a caracterização do episódio como mero aborrecimento e a desproporcionalidade do valor fixado. Os argumentos, porém, não foram acolhidos pelo colegiado.

Ao relatar o caso, o desembargador Júnior Alberto destacou que a relação entre as partes é de consumo, sendo aplicáveis as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Conforme o voto, a compra de passagem única para voos operados em codeshare cria uma cadeia de fornecimento, na qual todas as empresas envolvidas respondem solidariamente por falhas na prestação do serviço, independentemente de qual delas tenha operado o trecho em que ocorreu o problema.

O relator também ressaltou que o extravio temporário de bagagem contendo itens indispensáveis ao trabalho do passageiro ultrapassa o mero dissabor cotidiano. Para o colegiado, a privação dos instrumentos profissionais por três dias gerou angústia e frustração suficientes para caracterizar dano moral presumido, nos termos do artigo 14 do CDC.

Quanto ao valor da indenização, a Câmara entendeu que o montante de R$ 5 mil é razoável e proporcional, levando em consideração a gravidade do dano, a capacidade econômica das empresas e a função pedagógica da condenação, estando em consonância com a jurisprudência adotada em casos semelhantes.

Com a decisão, o recurso de apelação foi negado e a sentença de primeiro grau mantida integralmente. A tese firmada pelo colegiado reforça o entendimento de que companhias aéreas que atuam em regime de parceria respondem solidariamente por falhas no serviço, como o extravio de bagagem, garantindo maior proteção aos direitos dos consumidores.

Apelação Cível n. 0707775-86.2021.8.01.0001

Comentários

Continue lendo

Acre

Chuva intensa supera volume previsto para dezembro e deixa Defesa Civil em alerta em Rio Branco

Publicado

em

Precipitação extrema provoca alagamentos em pelo menos 10 bairros e elevação rápida dos igarapés da capital

Foto: Jardy Lopes

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) já supera, em poucas horas, o volume esperado para todo o mês de dezembro até a data atual e mantém a Defesa Civil Municipal em estado de alerta. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, durante atualização divulgada por volta das 9h.

Segundo Falcão, a intensidade das precipitações tem sido excepcional. “Para que todos tenham uma ideia, a cada hora está chovendo o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro. Já ultrapassamos o esperado para todo o mês até hoje”, destacou.

O cenário preocupa principalmente pelos impactos diretos nos igarapés que cortam a cidade. Equipes da Defesa Civil acompanham de forma contínua o comportamento desses mananciais e já observam elevação rápida do nível da água, em ritmo de enxurrada, o que aumenta o risco de transbordamentos em áreas urbanas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A capital registra média de 10 milímetros de chuva por hora, volume considerado extremamente elevado, capaz de sobrecarregar os sistemas de drenagem e provocar alagamentos em curto espaço de tempo. O monitoramento segue em regime permanente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rua da Baixada da Sobral é tomada pela água após forte chuva em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Instagram

A Rua 27 de Julho, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, ficou tomada pela água após a forte chuva que se iniciou na noite de terça-feira, 16, e segue até a manhã desta quarta-feira, 17.

O volume de água acumulado dificultou a circulação de veículos e pedestres na área e invadiu residências.

Um vídeo publicado pelo perfil Click Acre no Instagram mostra a rua completamente tomada pela água e os quintais das casas alagados.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas já foram registrados 71,8 milímetros de chuva em Rio Branco. Para efeito de comparação, a cada hora tem chovido o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro.

Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de precipitação já ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje.

Comentários

Continue lendo