Conecte-se conosco

Acre

Publicado

em

‘Nada segura o que chegou a seu tempo’

DIMAS-COLUNAPassou dos limites

O senador Magno Malta (PR-ES) disse, em discurso nesta segunda-feira (8), que a Marcha do Orgulho Gay, realizada no domingo em várias cidades do país, “passou dos limites e semeou a intolerância e o desrespeito à liberdade religiosa”, ferindo princípios constitucionais e o Código Penal. inclusive, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

A Cruz

Mesmo quem não é cristão, já deve ter ouvido sobre a história dos ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus Cristo. Porém, como o personagem principal da história é o próprio Jesus, pouca atenção é dada a história destes coadjuvantes, que se chamavam Dimas e Gestas .

Ainda tem espaço na Cruz

Jesus Dirceu, ops! digo, José Dirceu, sente que ainda existe espaço na cruz. Logo quer mais dois ocupantes, já que na cruz existe espaço para três.

Palavras de Dirceu

“De que serve toda covardia que o Lula e a Dilma fizeram na ação penal 470 e estão repetindo na Lava Jato? Agora estamos todos no mesmo saco, eu, o Lula, a Dilma”, disse Dirceu, segundo relatos colhidos pela reportagem.

Concordo

Para Jorge Viana, “A atividade política hoje está desmoralizada. Vamos esperar um escândalo maior dos que atualmente estamos vivendo, com financiamento de partidos e de campanhas eleitorais? A eleição não tem mais fim, ela termina num dia e no outro começa a batalha judicial e a gente não ganha nada com isso, pelo contrário perde muito.

Basta comparar

A diferença entre os irmãos Viana não está apenas na estética, vai muito além disso, basta analisar as falas e números.

De fato

Nesse País nunca a política e os partidos ficaram tão desmoralizado. Sobretudo, o Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje e longe está na liderança dos mais rejeitado do País. É natural o desgaste já que são mais de 10 anos comandando uma das nações mais ricas do mundo, e o resultado não tem agradado a maioria dos brasileiros.

Enganado com bombons

Parece brincadeira mas, o governo tenta ludibriar a população de Brasileia e Epitaciolandia a 18 anos, com “reformas” na ponte. Somos tratados como crianças, que se calam com um bombom.

Será, será hein?

Onde existe mais buracos na BR ou na querida cidade de Brasileia, hein?

Hurrum!

Não é surpresa pra ninguém que os vereadores Joelso Pontes e a vereadora Fernanda Hassem, tem tido grande destaque da midia e população. No entanto, uma pesquisa feita esta semana pelo Instituto tiradentes de Belém (Pará), deixou os dois vereadores ficaram fora da lista de mais atuantes do municipio.

Não quer calar

Sabemos dos nomes dos três primeiros mais atuantes da escolinha, fico me perguntando quem são os ultimos…

Seria um tiro no pé

Assim seria se Gladson Cameli tivesse retirado sua assinatura do requerimento que pede a Comissão Parlamentar de Inquérito, sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS). O Senador sabe que hoje carrega consigo uma grande responsabilidade e, que é acompanhado de perto pela mídia.

Estavam na torcida

Com o boato de que o Senador Gladson Cameli retiraria sua assinatura, dirigentes da Frente Popular Acriana, estavam torcendo para que isso de fato se concretizasse. Seria um prato cheio para as próximas eleições, sabemos que hoje o senador é o que possui o maior Capital Politico na oposição.

Ganhando espaço

A cada briga, a cada escândalo que é inserido o nome de Márcio Bittar, Major Rocha se fortalece dento do PSDB.

Se junta, mas não se une

Após todas eleições o que não falta são mágoas naqueles que se dizem ser “OPOSIÇÃO FERRENHA NO ACRE”. As mágoas são na maioria das vezes externada nas redes sociais, na última delas, Mácio dispara sua mágoa com Gladson, assim fica dificil.

É bom descer do salto

Vejo alguns membros do PT dizendo que a futura gestão do municipio já tem dono, hora aurora. É hora de baixar a bola e calçar o chinelo. A estrela não está brilhando, como alguns lunáticos estão pensando, os dados atuais não demonstram nem de longe esse brilho.

Adora ser coadjuvante

Não entendo porque o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), insiste em ocupar o papel de coadjuvante. Todos nós sabemos que o PMDB é um partido grande, pelo menos na teoria, tinha tudo pra ocupar um espaço de principal, mas…

Infelizmente

Se a estimativa for confirmada, a inflação ficará bem acima do teto da meta, de 6,5%, para 2015, e registrará o maior índice desde 2003, quando chegou a 9,3%.

De frente com Dimas

Entrevista com Joelso Pontes (PP)

Vereador pelo Partido Progressista (PP) de Brasiléia, Joelso Pontes.

Vereador pelo Partido Progressista (PP) de Brasiléia, Joelso Pontes.

Vereador Joelso o parlamento é o que você esperava?

Para mim não teve muitas surpresas, pois sempre participei da politica e eu já tinha a compreensão de que o mandato de vereador tinha suas limitações.

A campanha pra deputado é diferente, por que?

Muito diferente, você sai do contexto local. Eu tive voto nos 18 municipios, você tem que se deslocar e o mais dificil ainda na nossa região, que foi uma região onde dos 531 deputados, 244 tiraram votos em Brasileia. Então, é uma campanha que envolve o estado inteiro o que gera um custo maior.

Como você analisa a gestão atual do nosso municpio?

A gestão municipal passa por dificuldades. Na verdade, governar hoje não esta fácil pra ninguém e o governo do Estado também passa por dificuldades. Existe dois pontos que precisam ser colocados na questão da gestão pública; O primeiro é a forma do gestor encarar esses problemas; O segundo é a sua capacidade administrativa para gerenciar esses problemas e o prefeito Everaldo passa por momento de dificuldade grande, mesmo sendo da base, nós divergimos com alguns rumos. Acho e afirmo “O MUNICIPIO TINHA CONDIÇÕES DE ESTAR MELHOR”.

De que forma a Câmara Municipal tem contribuido com a atual gestão?

A Câmara de vereadores tem contribuido em todos os aspectos. Tem votado os projetos… Por exemplo: um Projeto de Lei que concede a isenção tributária para as pessoas atingidas pela alagação, como IPTU e apresentando indicações ao poder executivo, para que possa estar melhorando a infra-estrutura urbana e rural do municipio. Acredito que todos os vereadrores independente de partido, tem procurado buscar soluções para os mais diversos problemas que atinge o nosso municipio.

Há pouco tempo atrás uma vereadora do Partido dos trabalhadores, fez sérias acusações dizendo existir um tal mensalinho. Você achou leviandade por parte da vereadora?

Acredito que a vereadora falou isso de forma intempestiva. Eu sobretudo, tenho muita tranquilidade, a vereadora que fez essas acusações devia dar nomes e entrar até com representação. Isso não nos atinge e na administração pública não pode existir prevaricação.

Que análise você faz do governo estadual?

0s 18 anos de governo está em crise. O governo Tião Viana não consegue passar uma credibilidade ao povo acriano, diferentemente do que ocorreu em 1999. Não quero tirar o mérito e os feitos da Frente Popular no Acre, agora está em crise porque o governo não consegue mais convencer de que está dando certo. O governo não tem mais direito de pedir tempo pra governar o Acre, existe obras que ao longo desse tempo nunca sairam do papel. Por exemplo: a ponte que liga Brasileia a Epitaciolandia.

Joelso todos sabemos que o nosso Municipio está passando por um momento dificil. Pra você, onde devemos buscar as saídas?

Em um projeto politico que apresente não um discurso fácil, mas, que apresente soluções concretas e que venha de encontro com a nossa realidade. Eu reafirmo o que digo… Brasileia tem jeito, se tivermos pessoas compromissadas e dispostas a tomar medidas duras, para combater as dificuldades.

Vereador, você e vereadora Fernanda Hassem, estão na boca do povo e na mídia, porém, ficaram fora da lista dos mais atuantes. A lista divulgada pelo instituto Tiradentes, isso te surpreendeu de alguma forma?

Não sei até onde vai a credibilidade deste Instituto, as vezes é como eleição… Existe aquele candidato que está bem cotado e quando abre as urnas a coisa muda. Respeito o resultado da pesquisa feita, acho que a maior avaliação é a das urnas.

O povo quer saber… Vereador Joelso pode ser considerado pré-candidato a prefeito, ou ainda é cedo pra se pensar nisso?

Ainda é cedo Dimas, mas o processo eleitoral foi antecipado. Estamos discutindo, conversando com o partido e com a população. O que posso dizer a população de Brasileia, é que estamos a disposição do Municipio e vamos estar dialogando com o senador Gladson, com dirigentes do Partido Progressista, aquilo que for melhor e dentro de um entendimento. Nós estaremos oficializando o nosso posicionamento e o momento agora, é de socorrer o municipio com ações concretas, objetivas e firmes. Após isso, passamos a discutir. Podemos ter mudanças no processo eleitoral.

Considerações finais…

Primeiro agradecer o espaço na coluna que está sendo bem assistida e ao jornal oaltoacre.com, e dizer que eu sempre serei muito grato ao povo de Brasileia, que nos deu a terceira maior votação para vereador. Nos deu a segunda para Estadual, estamos a disposição para continuar lutando pelo desenvolvimento local, mesmo diante da crise politica enfrentada no momento em todo o Brasil. Crise essa que é suprapartidário, pois, compreendemos que é preciso termos uma reforma politica, que possa atender os anseios da população, não apenas de uma pequena minoria. Meu forte abraço ao povo da minha querida cidade.

Forte abraço aos meus amigos Edson Braga e Benedito.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Campeão do Norte de Futsal e Tri-campeão acreana Atlético Brasileense busca mais um título após empate espetacular neste sábado

Publicado

em

Campeão do Norte empata com o Quinari fora de casa após estar perdendo por 4 a 0; decisão será no próximo jogo, em Brasiléia ou em outra praça definida pela Fafs

Em um jogo de reviravoltas emocionantes, o Atlético Clube Brasileense garantiu um empate heroico contra o Quinari Sport Clube, na noite deste sábado, pela primeira partida da final do Campeonato Acreano de Futsal 2025. Foto: captada 

O Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia), primeiro e único Campeão do Norte de Futsal e Tri-campeão Acreana, protagonizou uma virada histórica na primeira partida da final do Campeonato Acreano de Futsal 2025, neste sábado, dia 20. Mesmo perdendo por 4 a 0 para o Quinari Sport Clube, no ginásio José Édson Honorato, a equipe conseguiu reagir e garantir um empate heroico fora de casa, deixando a taça em aberto para o segundo jogo.

O time, que é o primeiro e único acreano campeão do Norte na modalidade Futsal e já possui três estaduais, terá agora a vantagem de decidir o título em sua cidade, diante da torcida. Na semifinal, o Brasileense havia eliminado o Fluminense da Bahia e garantido a melhor campanha da competição, o que lhe deu o direito de jogar a primeira final fora.

Agora, basta uma vitória simples em casa para que o Selecionado de Brasiléia levante a taça de campeão acreano de 2025.

O time, que já é tricampeão estadual e único campeão do Norte de Futsal, chega à decisão com a melhor campanha da competição e a confiança renovada após a reação no primeiro jogo. Foto: captada 

A decisão da Fafs e recursos da Atlético Brasileense

A Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) divulgou na sexta-feira (19), resposta aos recursos apresentados pelo gerência do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia). Em resumo, a entidade decidiu manter até então a perda de três mandos de quadra do time do interior.

A decisão inicial da Fafs ocorreu em virtude da série de ocorrências do duelo de volta das semifinais do Campeonato Acreano de Futsal Série A entre Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) e Fluminense da Bahia, na última sexta-feira (12), no ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, na fronteira.

Na ocasião, a Fafs levou em consideração: tentativas de torcedores em derrubar uma das traves; puxão na camisa do árbitro Talisson Gomes – o que levou a paralisação do jogo – e arremessos de “bomba, latas de cervejas e pedras de gelo” da torcida na quadra.

Atlético Brasileense, que saiu de 4 a 0 para igualar o placar, precisa vencer em casa para conquistar o título estadual de 2025. Foto: cedida 

Apesar do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) alegar que a perda de mandos de quadra não consta no artigo 25 do regulamento da competição, base para aplicação da punição, a Fafs destacou que a pena está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e que entidade – assim como as demais – está submetida.

Veja abaixo o que diz o artigo 25 do regulamento da competição:
  • “Caso venham a ocorrer quaisquer animosidades, agressões, tentadas ou consumadas, física ou verbal, brigas, tumultos de qualquer natureza ou incidentes que venham causar, ou não, suspensão ou paralisação de jogo, arremesso de objetos ou líquidos de qualquer espécie dentro da quadra, independente de serem os autores membros das comissões técnicas, atletas, funcionários, colaboradores, dirigentes ou integrantes das torcidas, as equipes responsáveis, visitantes ou não, são passíveis de apenação, independentemente da ordem ou sequência de aplicação, com as seguintes sanções: Suspensão ou fim do jogo, Exclusão do jogador ou equipe da competição”.

A Fafs considerou ainda que, a perda dos três mandos de quadra, representam uma punição “sevara, de caráter pedagógico”, e “proporcional à gravidade dos fatos”. Na decisão, a Fafs informou ainda que será responsável por definir onde o Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) vai mandar o segundo jogo da decisão: Rio Branco, Senador Guiomard ou em Xapuri.

Brasiléia x Fluminense da Bahia – semifinal volta Acreano de Futsal Série A. Foto: Divulgação/Fafs

Desta forma, a Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) negou o recurso apresentado pela equipe do Fluminense da Bahia, que pedia a exclusão do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) com base no artigo 25 do regulamento da competição do futsal acreano.

Ida da final neste sábado

Quinari Sport Clube e Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) se enfrentaram neste sábado (20), o jogo aconteceu às 19h, na cidade de Senador Guiomard, no primeiro jogo da decisão do estadual de futsal, com placar de 4+4. Os detalhes da segunda partida – dia, local e horário – ainda serão definidos pela Fafs.

Em caso de empate no número de pontos ganhos após o término de ambos os jogos, o confronto vai para prorrogação. Se persistir a igualdade no tempo extra, o campeão será definido nos pênaltis.

Com informações de Kelton Pinho

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar prende suspeito de agiotagem em agência bancária de Sena Madureira

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão, prendeu um homem suspeito de envolvimento com a prática de agiotagem, na tarde desta sexta-feira, 20, em uma agência bancária localizada no centro de Sena Madureira.

A ação teve início após denúncia indicando que um indivíduo estaria dentro do banco portando diversos cartões de benefícios sociais e realizando saques de forma suspeita. Diante das informações repassadas, uma guarnição foi deslocada ao local para averiguação.

Ao chegar à agência, os policiais identificaram um homem com as características informadas, que realizava saque em um dos caixas eletrônicos e demonstrou nervosismo ao perceber a presença da equipe. Durante a abordagem, foi constatado que o suspeito estava de posse de vários cartões bancários, incluindo cartões de programas sociais, além de uma quantia significativa em dinheiro.

Na verificação, os militares apreenderam mais de 20 cartões bancários, comprovantes de saque, dinheiro em espécie e objetos pessoais. De acordo com a Polícia Militar, os indícios apontam para um possível esquema de usura, no qual cartões de terceiros seriam retidos como forma de garantia para empréstimos de dinheiro com cobrança de juros acima do permitido por lei.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção dos procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada como usura pecuniária, conforme previsto na legislação vigente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Plácido de Castro lideram taxa de mortalidade no Acre, já Assis Brasil e Brasiléia lidera na região do alto acre, aponta IBGE

Publicado

em

Município registrou 6,3 mortes a cada mil habitantes em 2024, seguido por Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia; dados reforçam tendência histórica no estado

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam o município de Epitaciolândia, com 6,1 óbitos por mil habitantes. Foto: arquivo

Plácido de Castro, município de pouco mais de 16 mil habitantes, encerrou 2024 com a maior taxa proporcional de mortalidade do Acre: 6,3 mortes a cada mil moradores. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 10, colocam o município à frente de Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia, ambas com 6,1 óbitos por mil habitantes.

A taxa, que considera a proporção de mortes em relação ao tamanho da população, permite comparar municípios de diferentes portes. Os números reforçam uma tendência já observada em anos anteriores no estado. Em 2021, por exemplo, o Acre havia registrado redução de 5,8% nas mortes em relação a 2020, mas ainda assim permanecia acima da média nacional.

Já entre os municípios mais populosos do estado, Cruzeiro do Sul e Rio Branco registraram 5,2 mortes por mil habitantes em 2024. A capital acreana tem população estimada em 364.756 pessoas, enquanto Cruzeiro do Sul reúne cerca de 91.888 moradores.

Outras cidades com taxas elevadas foram Senador Guiomard, com 5,6 óbitos por mil habitantes, Assis Brasil, com 5,4, Brasiléia, com 5,3, Capixaba, com 5,1, e Feijó, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes.

Por outro lado, municípios com menor população registraram os menores índices proporcionais de óbitos no estado. Porto Walter teve 1,9 morte por mil habitantes, Jordão registrou 2,2, e Marechal Thaumaturgo, 2,5 óbitos por mil moradores em 2024.

As cidades com taxas elevadas foram Senador Guiomard, com 5,6 óbitos por mil habitantes, Assis Brasil, com 5,4, Brasiléia, com 5,3, Capixaba, com 5,1, e Feijó, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes. Foto: arquivo

Também aparecem abaixo da média estadual Rodrigues Alves, com 3,3, Acrelândia, com 3,6, Bujari, com 3,8, e Manoel Urbano, que marcou 4,3 óbitos por mil habitantes.

O levantamento integra as Estatísticas do Registro Civil de 2024 do IBGE, que detalham os registros de óbitos em todo o país. Apesar de não representar o número absoluto de mortes, o índice revela a intensidade relativa dos óbitos em cada localidade, servindo como um importante indicador para políticas públicas de saúde e planejamento.

Com taxas elevadas está Assis Brasil, com 5,4 e Brasiléia, com 5,3, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foto: arquivo

Comentários

Continue lendo