fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Publicado

em

‘Nada segura o que chegou a seu tempo’

DIMAS-COLUNAPassou dos limites

O senador Magno Malta (PR-ES) disse, em discurso nesta segunda-feira (8), que a Marcha do Orgulho Gay, realizada no domingo em várias cidades do país, “passou dos limites e semeou a intolerância e o desrespeito à liberdade religiosa”, ferindo princípios constitucionais e o Código Penal. inclusive, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

A Cruz

Mesmo quem não é cristão, já deve ter ouvido sobre a história dos ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus Cristo. Porém, como o personagem principal da história é o próprio Jesus, pouca atenção é dada a história destes coadjuvantes, que se chamavam Dimas e Gestas .

Ainda tem espaço na Cruz

Jesus Dirceu, ops! digo, José Dirceu, sente que ainda existe espaço na cruz. Logo quer mais dois ocupantes, já que na cruz existe espaço para três.

Palavras de Dirceu

“De que serve toda covardia que o Lula e a Dilma fizeram na ação penal 470 e estão repetindo na Lava Jato? Agora estamos todos no mesmo saco, eu, o Lula, a Dilma”, disse Dirceu, segundo relatos colhidos pela reportagem.

Concordo

Para Jorge Viana, “A atividade política hoje está desmoralizada. Vamos esperar um escândalo maior dos que atualmente estamos vivendo, com financiamento de partidos e de campanhas eleitorais? A eleição não tem mais fim, ela termina num dia e no outro começa a batalha judicial e a gente não ganha nada com isso, pelo contrário perde muito.

Basta comparar

A diferença entre os irmãos Viana não está apenas na estética, vai muito além disso, basta analisar as falas e números.

De fato

Nesse País nunca a política e os partidos ficaram tão desmoralizado. Sobretudo, o Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje e longe está na liderança dos mais rejeitado do País. É natural o desgaste já que são mais de 10 anos comandando uma das nações mais ricas do mundo, e o resultado não tem agradado a maioria dos brasileiros.

Enganado com bombons

Parece brincadeira mas, o governo tenta ludibriar a população de Brasileia e Epitaciolandia a 18 anos, com “reformas” na ponte. Somos tratados como crianças, que se calam com um bombom.

Será, será hein?

Onde existe mais buracos na BR ou na querida cidade de Brasileia, hein?

Hurrum!

Não é surpresa pra ninguém que os vereadores Joelso Pontes e a vereadora Fernanda Hassem, tem tido grande destaque da midia e população. No entanto, uma pesquisa feita esta semana pelo Instituto tiradentes de Belém (Pará), deixou os dois vereadores ficaram fora da lista de mais atuantes do municipio.

Não quer calar

Sabemos dos nomes dos três primeiros mais atuantes da escolinha, fico me perguntando quem são os ultimos…

Seria um tiro no pé

Assim seria se Gladson Cameli tivesse retirado sua assinatura do requerimento que pede a Comissão Parlamentar de Inquérito, sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS). O Senador sabe que hoje carrega consigo uma grande responsabilidade e, que é acompanhado de perto pela mídia.

Estavam na torcida

Com o boato de que o Senador Gladson Cameli retiraria sua assinatura, dirigentes da Frente Popular Acriana, estavam torcendo para que isso de fato se concretizasse. Seria um prato cheio para as próximas eleições, sabemos que hoje o senador é o que possui o maior Capital Politico na oposição.

Ganhando espaço

A cada briga, a cada escândalo que é inserido o nome de Márcio Bittar, Major Rocha se fortalece dento do PSDB.

Se junta, mas não se une

Após todas eleições o que não falta são mágoas naqueles que se dizem ser “OPOSIÇÃO FERRENHA NO ACRE”. As mágoas são na maioria das vezes externada nas redes sociais, na última delas, Mácio dispara sua mágoa com Gladson, assim fica dificil.

É bom descer do salto

Vejo alguns membros do PT dizendo que a futura gestão do municipio já tem dono, hora aurora. É hora de baixar a bola e calçar o chinelo. A estrela não está brilhando, como alguns lunáticos estão pensando, os dados atuais não demonstram nem de longe esse brilho.

Adora ser coadjuvante

Não entendo porque o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), insiste em ocupar o papel de coadjuvante. Todos nós sabemos que o PMDB é um partido grande, pelo menos na teoria, tinha tudo pra ocupar um espaço de principal, mas…

Infelizmente

Se a estimativa for confirmada, a inflação ficará bem acima do teto da meta, de 6,5%, para 2015, e registrará o maior índice desde 2003, quando chegou a 9,3%.

De frente com Dimas

Entrevista com Joelso Pontes (PP)

Vereador pelo Partido Progressista (PP) de Brasiléia, Joelso Pontes.

Vereador pelo Partido Progressista (PP) de Brasiléia, Joelso Pontes.

Vereador Joelso o parlamento é o que você esperava?

Para mim não teve muitas surpresas, pois sempre participei da politica e eu já tinha a compreensão de que o mandato de vereador tinha suas limitações.

A campanha pra deputado é diferente, por que?

Muito diferente, você sai do contexto local. Eu tive voto nos 18 municipios, você tem que se deslocar e o mais dificil ainda na nossa região, que foi uma região onde dos 531 deputados, 244 tiraram votos em Brasileia. Então, é uma campanha que envolve o estado inteiro o que gera um custo maior.

Como você analisa a gestão atual do nosso municpio?

A gestão municipal passa por dificuldades. Na verdade, governar hoje não esta fácil pra ninguém e o governo do Estado também passa por dificuldades. Existe dois pontos que precisam ser colocados na questão da gestão pública; O primeiro é a forma do gestor encarar esses problemas; O segundo é a sua capacidade administrativa para gerenciar esses problemas e o prefeito Everaldo passa por momento de dificuldade grande, mesmo sendo da base, nós divergimos com alguns rumos. Acho e afirmo “O MUNICIPIO TINHA CONDIÇÕES DE ESTAR MELHOR”.

De que forma a Câmara Municipal tem contribuido com a atual gestão?

A Câmara de vereadores tem contribuido em todos os aspectos. Tem votado os projetos… Por exemplo: um Projeto de Lei que concede a isenção tributária para as pessoas atingidas pela alagação, como IPTU e apresentando indicações ao poder executivo, para que possa estar melhorando a infra-estrutura urbana e rural do municipio. Acredito que todos os vereadrores independente de partido, tem procurado buscar soluções para os mais diversos problemas que atinge o nosso municipio.

Há pouco tempo atrás uma vereadora do Partido dos trabalhadores, fez sérias acusações dizendo existir um tal mensalinho. Você achou leviandade por parte da vereadora?

Acredito que a vereadora falou isso de forma intempestiva. Eu sobretudo, tenho muita tranquilidade, a vereadora que fez essas acusações devia dar nomes e entrar até com representação. Isso não nos atinge e na administração pública não pode existir prevaricação.

Que análise você faz do governo estadual?

0s 18 anos de governo está em crise. O governo Tião Viana não consegue passar uma credibilidade ao povo acriano, diferentemente do que ocorreu em 1999. Não quero tirar o mérito e os feitos da Frente Popular no Acre, agora está em crise porque o governo não consegue mais convencer de que está dando certo. O governo não tem mais direito de pedir tempo pra governar o Acre, existe obras que ao longo desse tempo nunca sairam do papel. Por exemplo: a ponte que liga Brasileia a Epitaciolandia.

Joelso todos sabemos que o nosso Municipio está passando por um momento dificil. Pra você, onde devemos buscar as saídas?

Em um projeto politico que apresente não um discurso fácil, mas, que apresente soluções concretas e que venha de encontro com a nossa realidade. Eu reafirmo o que digo… Brasileia tem jeito, se tivermos pessoas compromissadas e dispostas a tomar medidas duras, para combater as dificuldades.

Vereador, você e vereadora Fernanda Hassem, estão na boca do povo e na mídia, porém, ficaram fora da lista dos mais atuantes. A lista divulgada pelo instituto Tiradentes, isso te surpreendeu de alguma forma?

Não sei até onde vai a credibilidade deste Instituto, as vezes é como eleição… Existe aquele candidato que está bem cotado e quando abre as urnas a coisa muda. Respeito o resultado da pesquisa feita, acho que a maior avaliação é a das urnas.

O povo quer saber… Vereador Joelso pode ser considerado pré-candidato a prefeito, ou ainda é cedo pra se pensar nisso?

Ainda é cedo Dimas, mas o processo eleitoral foi antecipado. Estamos discutindo, conversando com o partido e com a população. O que posso dizer a população de Brasileia, é que estamos a disposição do Municipio e vamos estar dialogando com o senador Gladson, com dirigentes do Partido Progressista, aquilo que for melhor e dentro de um entendimento. Nós estaremos oficializando o nosso posicionamento e o momento agora, é de socorrer o municipio com ações concretas, objetivas e firmes. Após isso, passamos a discutir. Podemos ter mudanças no processo eleitoral.

Considerações finais…

Primeiro agradecer o espaço na coluna que está sendo bem assistida e ao jornal oaltoacre.com, e dizer que eu sempre serei muito grato ao povo de Brasileia, que nos deu a terceira maior votação para vereador. Nos deu a segunda para Estadual, estamos a disposição para continuar lutando pelo desenvolvimento local, mesmo diante da crise politica enfrentada no momento em todo o Brasil. Crise essa que é suprapartidário, pois, compreendemos que é preciso termos uma reforma politica, que possa atender os anseios da população, não apenas de uma pequena minoria. Meu forte abraço ao povo da minha querida cidade.

Forte abraço aos meus amigos Edson Braga e Benedito.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sistema de coleta e tratamento de esgoto do loteamento Portal Ipê é reativado

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), reativou as elevatórias do Portal Ipê I e II e a Estação de Tratamento de Esgoto (Ete). Devido a furtos e vandalismo, o sistema que compõe a coleta e o tratamento de esgoto da capital estava parado.

O Saerb tem buscado melhorias no esgotamento sanitário, com ativação de estações que não funcionavam. Essas reformas das elevatórias foram custeadas integralmente com recursos próprios do município, vindos de arrecadação da fatura de esgoto que a população contribui.

De acordo com o diretor-presidente, Enoque Pereira, o município tem investido em melhorias para aumentar o tratamento de esgoto.

“Estamos visando elevar o percentual de tratamento em prol da população. Uma vez que na reversão do sistema, apenas 2,6% do esgoto era tratado, mas as ações já estão acontecendo e evoluindo”, explica.

Segundo o engenheiro sanitarista ambiental do Saerb, Jorginey Araújo, o sistema de tratamento trabalha com 15 litros por segundo, atendendo cerca de 400 lotes.

“Os empreendimentos que foram revitalizados vão atender uma população de mais de 1.200 pessoas e a gerência técnica de esgoto do Saerb pretende continuar com as revitalizações de novos empreendimentos como Jacarandá e o Cabreúva”, afirma.

As estações elevatórias e as Ete’s desempenham um papel importante na coleta, transporte e tratamento adequado do esgoto, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, a higiene e a saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC sedia reunião do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos

Publicado

em

Por

Representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Polícia Civil do Estado do Acre e da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) se reuniram na sede do edifício-sede do MPAC, em Rio Branco, nesta terça-feira, 23, para a primeira reunião ordinária do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), de 2024. O Comitê tem como foco o combate aos delitos contra a ordem tributária e econômica no estado.

A reunião contou com a presença da procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, e do promotor de Justiça Adenilson de Souza, titular da Promotoria Especializada de Combate à Evasão Fiscal e secretário-geral do Cira.

Rita de Cássia destacou a importância do trabalho do Comitê e os seus esforços para prevenir e coibir as fraudes e a evasão fiscal, práticas que enfraquecem o Estado.

“Esse trabalho eficiente e de excelência desenvolvido pelo Cira é um forte sinal de que o Acre não tolera a impunidade, e transmite, também, para os contribuintes fraudadores e sonegadores de impostos que os seus lucros ilegais, as suas atividades ilícitas, não serão tolerados, que suas ações serão enfrentadas com o rigor da lei”, disse a procuradora.

Com a atuação do Cira, segundo a PGE, já houve a devolução de R$ 50 milhões de reais devidos ao Fisco, demonstrando o potencial de arrecadação do Comitê e o caráter pedagógico de sua atuação.

O promotor Adenilson enfatizou a importância da atuação preventiva do Cira, além da repressão. Uma das iniciativas nesse sentido é a parceria com a Escola Fazendária da Sefaz para conscientizar as pessoas sobre a legislação tributária e evitar que incorram em crimes que demandem persecução penal.

“Não estamos simplesmente atuando na área de repressão, mas também na área de prevenção. Estamos muito felizes em verificar que os integrantes estão adquirindo experiência e as perspectivas são muito boas para esse ano 2024”, frisou.

Ainda durante a reunião, foi proposta a atualização da Lei Complementar Estadual (LCE) que trata da dação em pagamento, a qual está defasada, com o fim de ajustá-la aos casos atuais que possibilitam esse tipo de prática jurídica.

Também participaram da reunião, a procuradora-geral do Estado, Janete D’Albuquerque; o diretor de Administração da Sefaz, Israel Monteiro, este representando o Secretário de Estado da Fazenda; o delegado-geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel; os auditores da Receita Estadual Marco Antônio de Faria e Hilton de Araújo; o titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Fazendários (Defaz), Igor de Brito; e os procuradores do Estado Rafael Pinheiro e Thiago Torres.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Diego Negreiros
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo