Conecte-se conosco

Cotidiano

Sejusp implantará Base Integrada de Segurança Pública na Cidade do Povo

Publicado

em

 

A instalação da unidade de segurança na cidade é mais uma estratégia para intensificar o patrulhamento e integrar as forças de segurança do Estado que já vem dando resultados positivos, como a redução dos índices de violência.

Como parte das ações planejadas para a Segurança Pública no Acre, o Conselho do Sistema Integrado de Segurança Pública (CONSISP) decidiu na manhã desta terça-feira, 7, sobre a implantação da Base Integrada de Segurança Pública (BISP) que funcionará agregada à delegacia da 2ª Regional, no conjunto habitacional Cidade do Povo.

O novo modelo de policiamento comunitário contará com equipes de policiais militares e civis trabalhando em ações conjuntas, sejam repreensivas, ostensivas ou preventivas.

A BISP I, que será instalada na Cidade do Povo no dia 3 de fevereiro, é um projeto piloto que será levado a outras regiões de Rio Branco, com a possibilidade de implantação em outros municípios.

De acordo com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Paulo Cézar Rocha dos Santos, a BISP vai trazer agilidade nas ações na localidade e arredores e servirá como uma referência para quem buscar apoio. A instalação da unidade de segurança na cidade é mais uma estratégia para intensificar o patrulhamento e integrar as forças de segurança do Estado que já vem dando resultados positivos, como a redução dos índices de violência.

“Temos um mapeamento de todas as zonas quentes, como chamamos as áreas de maior incidência de crimes em Rio Branco, e são essas zonas em que estamos dispersando uma maior atenção. A BISP é mais uma ferramenta nas ações integradas de combate à criminalidade e a sua primeira unidade será implantada no dia 3 de fevereiro na Cidade do Povo. Ela servirá de modelo para novas bases em outras regionais e também em municípios do Acre”, enfatizou o secretário.

Paulo Cézar esclareceu ainda que a BISP reforçará os trabalhos realizados na delegacia da 2ª Regional atuando com ações repreensivas, ostensivas, preventiva e também como Polícia Comunitária.

“Primeiro temos que deixar bem claro que a 2ª Regional continuará existindo, a BISP será integrada a estrutura da delegacia. Essa unidade estará atuando mais próxima da comunidade, mas também estará realizando ações de ordem repreensiva e ostensiva”, esclareceu Paulo Cézar.

A BISP contará com o contingente de policiais civis e militares e quando necessário terá integrada às equipes policiais penais e bombeiros militares.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

FEAB confirma jogo em Tarauacá e data das finais do Estadual

Publicado

em

Foto FEAB: Federação definiu toda programação da reta final do campeonato

O departamento técnico da Federação Acreana de Basquete (FEAB) confirmou para sábado, 24, às 14 horas, na quadra da escola Djalma Batista, em Tarauacá, o confronto entre Djalma Batista e Feijó. A partida vale uma vaga na final do Campeonato Estadual, no masculino.

“Fechamos todo o planejamento e vamos promover o jogo no sábado. Vamos para mais uma etapa importante da competição”, declarou o diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora.

Finais no dia 31

Segundo Manieldem Távora, as finais do Estadual de 2025 serão disputadas no sábado, 31, a partir das 13 horas, no ginásio do IFAC. AAB e ABMAC abrem a programação na disputa do título no feminino e o New City vai jogar contra o vencedor do duelo em Tarauacá na final do masculino.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco ocupa 16ª posição entre as capitais em ranking de acesso à educação

Publicado

em

Rio Branco aparece na 16ª colocação entre as capitais brasileiras no pilar de Acesso à Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No recorte geral, considerando todos os municípios do país, a capital acreana ocupa a 254ª posição.

De acordo com o levantamento, as capitais com melhor desempenho em acesso à educação são Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). Na outra ponta do ranking aparecem Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), que figuram entre as últimas colocações.

O pilar de Acesso à Educação avalia a capacidade dos municípios de garantir vagas na rede de ensino, infraestrutura adequada e condições para a permanência dos estudantes na escola. Segundo o CLP, esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das cidades.

Com peso de 6,4% na composição do Ranking de Competitividade dos Municípios, o indicador considera dados relacionados à oferta do ensino básico e ao acesso de crianças e jovens à educação. A ausência dessa base, conforme o estudo, contribui para o aumento das desigualdades e para a redução das oportunidades de prosperidade no longo prazo.

 

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá bate o Santa Cruz de virada e conquista 1ª vitória no Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O Everthon(bola) fez um bom duelo com zagueiro Yan

O Humaitá venceu o Santa Cruz por 2 a 1, de virada, nesta quinta, 22, na Arena da Floresta, e conquistou a primeira vitória no Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Alexandro e André Lima marcaram os gols do Tourão enquanto Júlio Bezerra descontou para o Santa Cruz.

Resumo da partida

Humaitá e Santa Cruz fizeram um começo de jogo de muita marcação e sem grandes oportunidades.

Aos 27, a bola foi dividida na frente da área. O zagueiro Andrezinho falhou e Júlio Bezerra fez 1 a 0 para o Santa Cruz.

O Humaitá passou a pressionar em busca do empate. Alexandro bateu e João Vitor realizou uma boa defesa. Aos 34, Alexandro cobrou escanteio e empatou a partida.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Sandro Resende mudou a formatação tática do Santa Cruz.

Aos 20, cobrança de escanteio e após a confusão dentro da área, André Lima marcou o gol da virada do Humaitá.

O Santa Cruz passou a pressionar, mas o Humaitá conseguiu garantir o triunfo.

O cara

O atacante Alexandro, do Humaitá, foi o escolhido o cara da partida.

Fala, Sandro!

“Tivemos um jogo muito equilibrado e as falhas acabam sendo decisivas, mas não existe culpa para nenhum atleta. Esse é o momento de seguir trabalhando. Vamos ter uma semana para fazer as correções e chegar ainda mais forte contra o Vasco”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.

Vitória gigante

O técnico Rogério Pina classificou a vitória do Humaitá como gigante e projeta uma equipe mais forte na próxima rodada.

“Sabíamos das dificuldades da partida. Conseguimos a virada e no final fechamos a equipe para garantir a vitória. Gosto de montar com proposta de jogo e ainda podemos evoluir muito”, afirmou Rogério Pina.

Comentários

Continue lendo