Flash
Vice-governadora Mailza abre programação de Natal com cantata e acender das luzes do Palácio Rio Branco
O Palácio Rio Branco se transformou em cenário de celebração neste domingo, 7, com o acender oficial das luzes de Natal e a tradicional cantata, marcando o início da programação natalina do governo do Acre. O evento contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, além das principais autoridades do Executivo e da Assembleia Legislativa. Artesãos e empreendedores da economia solidária também participam oferecendo artesanato e gastronomia local ao público.

Acender oficial das luzes de Natal e a tradicional cantata, marcando o início da programação natalina, contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis. Foto: Ingrid Kelly/Secom
A vice-governadora Mailza Assis abriu a noite destacando o simbolismo da celebração. “Eu e o governador Gladson Camelí desejamos que o espírito de Natal esteja presente entre nós nesse momento em que iniciamos as celebrações natalinas no Acre. Que a paz e o amor de Jesus Cristo ilumine todas as famílias acreanas”, afirmou.

Governo do Acre abre programação de Natal com cantata e acender das luzes do Palácio Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom
A vice-governadora ainda enfatizou o sentido do acender das luzes: “Ao iluminarmos esses espaços representativos da vida social e cultural do povo acreano, remetemos essa luz para o interior de cada homem, mulher, criança e jovem que vive no nosso estado.”

Presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também saudou o público destacando o espírito de união e serviço. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também saudou o público destacando o espírito de união e serviço: “Natal é amor, é esperança, é fraternidade. Agradeço à vice-governadora e ao governador Gladson Camelí por conduzirem um trabalho que olha com sensibilidade para o nosso povo. Hoje iniciamos uma programação que celebra a arte, a cultura e a fé até o dia 21, com muita música, teatro e a presença da economia solidária”, declarou.

Vice-governadora enfatizou o sentido do acender das luzes: Ao iluminarmos esses espaços representativos da vida social e cultural do povo acreano, remetemos essa luz para o interior de cada homem, mulher, criança e jovem que vive no nosso estado. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Economia solidária movimenta a praça do Palácio
A programação inclui exposição e venda de produtos artesanais e gastronômicos. A artesã Lucimeire Barbosa Rocha, professora e crocheteira, apresenta parte do trabalho que estará disponível durante todo o período festivo. “Quero ficar até o último dia. Meu nicho é moda casa: tenho peças para banheiro, cozinha, capas de galão, sousplat, além de itens em tecido bordado e bonecas de pano para alegrar a criançada”, contou.

Artesã Lucimeire Barbosa Rocha, professora e crocheteira, apresenta parte do trabalho que estará disponível durante todo o período festivo. Foto: Ingrid Kelly/Secom
No setor gastronômico, o público encontra opções variadas. A empreendedora Elene Albuquerque atraiu visitantes com doces, cookies e empadas, mas um produto chamou mais atenção: “Essa é a nossa torta “acrianinha”, com banana frita e doce de leite. É o carro-chefe da empresa. As vendas hoje estão sobrenaturais de boas. Difícil é dar conta de tanta gente, e tenho certeza que os próximos dias serão ainda melhores”,comemorou.

Empreendedora Elene Albuquerque atraiu visitantes com doces, cookies e empadas, mas um produto chamou mais atenção. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Um Natal para celebrar a fé e renovar esperanças
Mailza reforçou que o governo tem trabalhado para revitalizar o Palácio, praças, pontes, rotatórias e monumentos públicos da região central de Rio Branco, preparando a cidade para acolher as famílias durante o período natalino. “Sempre com a perspectiva de aquecer o comércio e dar conforto à população que vem celebrar o Natal no centro da capital”, destacou.
Encerrando sua fala, a vice-governadora deixou uma mensagem de esperança: “Que possamos viver o renascimento das nossas esperanças através de um novo tempo de fé, paz e alegria. A festa é de vocês! Um feliz Natal para todos!”

Vice-governadora Mailza Assim deixou uma mensagem de esperança: Que possamos viver o renascimento das nossas esperanças através de um novo tempo de fé, paz e alegria. Foto: Ingrid Kelly/Secom
A programação segue nos próximos dias com atrações culturais, apresentações artísticas e espaço para a economia solidária, reforçando o espírito natalino no coração da capital acreana.
Comentários
Flash
Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital
Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.
“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.
Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.
Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.
Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.
Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.
O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.
The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija
Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção
Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.
De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.
Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.
O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.
Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.





























































Você precisa fazer login para comentar.