Cotidiano
Vereadora é presa por deter cartões de benefícios indígenas e de idosos no Acre
Eles executavam a prática comum na região e muitas vezes denunciada de reter cartões bancários e de benefícios dos indígenas, por vezes até a identidade

A vereadora de Feijó Aurelina Portela (PP), seu esposo, a filha, além de outro comerciante foram presos ontem na operação da Polícia Federal TOTOMIDE, que buscava reprimir práticas delituosas contra indígenas da etnia KULINA;
A vereadora e a família foram transferidos para o presídio de Cruzeiro do Sul. Eles integravam um esquema acusado de apropriação indébita, furto mediante fraude e pelo art. 104 do Estatuto do Idoso, que prevê ser crime a retenção de cartões de idosos para assegurar pagamento de dívida.
Eles executavam a prática comum na região e muitas vezes denunciada de reter cartões bancários e de benefícios dos indígenas, por vezes até a identidade, para fornecer mantimentos e garantir a fidelidade da compra e a certeza do pagamento.
O nome da operação, Totomide, significa sanguessuga na língua indígena Madijá, que é a da comunidade Kulina. Faz referência aos comerciantes, denominados patrões pelos indígenas, que se apropriam dos cartões e benefícios previdenciários destes povos do Alto Envira.

Segundo informações repassadas, Aurelinda era encarregada de pegar documentos dos aposentados para sacar o dinheiro. No entanto, não repassava o valor correto.
A parlamentar cumpre prisão temporária na unidade penitenciária de Cruzeiro do Sul, devendo em audiência de custódia, a autoridade Judiciária transformá-la em prisão preventiva, ou pagamentos de fianças.
Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva domiciliar, expedidos pela Justiça Federal, Subseção Judiciária de Cruzeiro do Sul.
Os investigados responderão pelos crimes de apropriação indébita, furto mediante fraude e pelo art. 104 do Estatuto do Idoso que prevê ser crime a retenção de cartões de idosos para assegurar pagamento de dívida.
A investigação que se iniciou em novembro de 2020, conta com 14 policiais federais e visa reprimir essa prática delituosa que se repete há anos em razão da vulnerabilidade dos indígenas da etnia Kulina.
O nome da operação significa sanguessuga no dialeto Kulina, falado pelo povo indígena Madijá em referência aos comerciantes, denominados patrões pelos indígenas, que se apropriam dos cartões e benefícios previdenciários destes povos do Alto Envira.

Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.