Cotidiano
Vacina da China contra covid pode estar disponível à população em novembro
A afirmação é de um alto funcionário do governo à imprensa estatal. Os cientistas chineses estão muito otimistas com os avanços
Correio Braziliense
A vacina contra a covid-19 desenvolvida na China pode estar pronta para aplicação em larga escala a partir de novembro, afirmou um alto funcionário do governo à imprensa estatal, enquanto se intensifica a corrida mundial para alcançar a fase final de testes clínicos.
Os cientistas chineses estão muito otimistas com os avanços.
As empresas Sinovac Biotech e Sinopharm inclusive exibiram durante este mês as vacinas “candidatas” em um evento comercial em Pequim.
Representantes das empresas afirmaram à AFP que esperam a aprovação das vacinas após os testes da fase 3, até o fim do ano.
Na segunda-feira à noite, o principal especialista em biossegurança do Centro Chinês para o Controle de Doenças afirmou ao canal estatal CCTV que uma vacina estaria disponível ao público em geral “por volta de novembro ou dezembro”.
Wu Guizhen não explicou sobre qual vacina fazia referência, apenas que “de acordo com os resultados clínicos da fase 3, o atual progresso é muito rápido”. O especialista afirmou que foi vacinado em abril e que sentiu-se bem durante os últimos meses, sem especificar a vacina inoculada em seu corpo.
Vacinas da covid-19
Atualmente há nove vacinas candidatas que estão sendo testadas em humanos em fase avançadas, mas recentemente algumas enfrentaram obstáculos: o grupo farmacêutico AstraZeneca e a Universidade de Oxford interromperam circunstancialmente os testes clínicos na semana passada, depois que uma voluntária apresentou um efeito colateral inexplicável.
Algumas vacinas candidatas chinesas foram oferecidas a trabalhadores essenciais no âmbito de um programa de emergência. Um porta-voz da empresa Sinovac indicou à AFP no início do mês que dezenas de milhares de pessoas foram vacinadas de maneira voluntária, incluindo 90% de seus funcionários e parentes, neste caso entre 2 e 3 mil pessoas.
Em junho, o Exército chinês aprovou uma vacina para o uso em seus soldados, que foi desenvolvida por sua unidade de pesquisas e uma empresa de biotecnologia.
Comentários
Cotidiano
Epitaciolândia é vice-campeã no Desafio Internacional de Futsal.
A seleção municipal de Epitaciolândia conquistou o vice-campeonato no Desafio Internacional de Futsal realizado nesta sexta-feira (4) no ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, em Brasiléia, interior do Acre. O torneio reuniu equipes do Brasil e da Bolívia em uma competição de alto nível.
O sul-americano de futsal reuniu as quatro seleções do regional do Alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri), da Bolívia foi representada Clube Fronteira e Clube Joyas.
Este desempenho reforça a tradição de Epitaciolândia no futsal acreano. Recentemente, em dezembro de 2024, a cidade havia sido campeã do Campeonato Acreano de Futsal Sub-17 no feminino, enquanto no masculino terminou como vice-campeã.
Jogos:
Epitaciolândia EC 1 x 0 Seleção de Xapuri
Epitáciolândia EC 2x 1 Joyas/ Bolívia
Final:
Epitáciolândia EC 1 x 3 Seleção de Brasiléia
Comentários
Cotidiano
CBF divulga os grupos do Campeonato Brasileiro Feminino A3

Foto Jhon Silva: Galvez deve manter a base da conquista do título Estadual
O departamento de competições da CBF divulgou os grupos do Campeonato Brasileiro Feminino A3, torneio programado para começar no próximo dia 26. O Galvez, representante do futebol acreano, vai enfrentar o Rolim de Moura, de Rondônia, Tarumã e Recanto da Criança, ambos do Amazonas.
Início da preparação
O Galvez vai fazer três jogos na primeira fase, dois fora de casa e um na Arena da Floresta. As partidas não são de ida e volta e os dois primeiros do grupo avançam para a segunda fase.
Indefinição no comando
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, tinha uma reunião programada com a diretora Neila Rosas nesta semana para definir detalhes importantes do início dos treinamentos. O encontro não ocorreu e o Galvez não tem treinador e nem começou a preparação.
Impasse no comando técnico
Igor Oliveira quer uma mudança no comando técnico da equipe e Neila Rosas defende a permanência de Pablo Oliveira, campeão Estadual em 2024. A diretoria do Galvez tem pouco tempo para definir detalhes importantes visando o Brasileiro.
Comentários
Cotidiano
Brasileia vence torneio internacional de futsal na fronteira

Foto: Assessoria
O ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, foi palco nessa sexta-feira, 04, do jogo da integração durante o desafio Internacional de futsal masculino.
A seleção de Brasileia venceu Epitaciolândia por 3X1 e se tornou grande campeã da competição de forma invicta. A equipe levou para casa o título, medalha e o prêmio de mil reais.
Os jogadores da vice-campeã Epitaciolândia receberam também medalhas e um prêmio em dinheiro.
O sul-americano de futsal reuniu as quatro seleções do regional do Alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri ), da Bolívia foi representada Clube Fronteira e Clube Joyas.
Além de mais de 80 atletas e torcidas, a competição foi prestigiada também por políticos, como os deputados Eduardo Velloso, Nicolau Júnior (Presidente da Aleac), Maria Antônia, Gilberto Lira e Tadeu Hassem, o vereador Celso Paraná (Presidente da Câmara Municipal de Xapuri) e os vereadores brasileenses Careca Gadelha, Jorge da Laura, Zemar Jerônimo, a prefeita de Cobija, Ana Lúcia, gerente de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, vice-presidente da Federação Internacional de Desporto Rui Mar e secretários municipais.
A Federação Internacional de Desporto (FID) nomeou ainda 14 novos diretores da instituição esportiva, entre eles estão nomeados seis servidores da prefeitura de Brasileia, Arlete Amaral (Sec. De Cultura), Clebson Venâncio ( Gerente de Esportes), Leila Franco, (Coordenadora do Creas), Sebastião Ferreira ( Administrativo da Gerência de Esportes) e o jogador aposentado e técnico da seleção de Brasileia Angilberto Gurgel, que receberam homenagem pela federação.
O evento esportivo entre os dois países fronteiriços Brasil e Bolívia foi promovido pela Federação Internacional de Desporto (FID), em parceria com a Prefeitura de Brasileia. A disputa aconteceu em formato de eliminatória com jogo único. O sorteio dos confrontos foi realizado antes do início dos jogos na presença dos competidores. Com melhor ataque e defesa, Brasileia foi campeã do torneio Internacional de Futsal.
“É o primeiro evento aqui da Federação Internacional de Futsal fora da capital do nosso estado. Queremos agradecer em nome do nosso prefeito Carlinhos do Pelado, o presidente Rui Mar e toda a sua equipe por estarem aqui com agente nessa parceria realizando esse importante evento esportivo com a participação das seleções da Bolívia e as quatros dos municípios do Alto Acre. E a prefeitura de Brasileia está de portas abertas para receber a todos e tem como prioridade promover a integração, união e desenvolvimento do esporte em todas as categorias com investimentos, apoio e incentivo do esporte amador ao profissional,” afirmou o Gerente de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio.
Você precisa fazer login para comentar.