Conecte-se conosco

Cotidiano

Trio acusado de matar cunhados tem júri popular marcado para dezembro em Rio Branco

Publicado

em

Fernando Silva e Cristina Reis estavam em frente de casa quando foram assassinados — Foto: Arquivo pessoal

Por Iryá Rodrigues

Os três acusados de participação na morte dos cunhados Fernando Nascimento da Silva e Cristina Reis de Souza, ambos de 18 anos, em janeiro do ano passado, tiveram o júri popular marcado para a próxima quarta-feira (2). O julgamento ocorre na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco.

O crime ocorreu no dia 25 de janeiro na Rua do Futuro, bairro Taquari, em Rio Branco. As vítimas estavam em frente a uma casa quando os criminosos passaram atirando.

Conforme o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), o júri está marcado para começar às 8 horas e, ao todo, nove testemunhas devem ser ouvidas, além dos três réus.

Entre os acusados estão Everton de Assis Melo, Gabriel de Souza Lima e Gilsicley Ferreira Monteiro. Além do duplo homicídio, eles são acusados dos crimes de tentativa de homicídio, roubo, sequestro e Monteiro também por porte de entorpecente.

Além dos dois mortos, duas pessoas ficaram feridas no dia do crime, entre elas a mulher de Silva e irmã de Cristina, e um adolescente de 13 anos.

Na fuga, os criminosos trocaram de carro e fizeram uma família refém. Três foram presos pela Polícia Militar do Acre (PM-AC), na BR-364, região da Terceira Ponte da capital acreana, e um conseguiu fugir.

Em reportagem publicada em julho deste ano, quando o trio foi pronunciado, a advogada dos réus Gabriel Lima e Gilsicley Monteiro, Larissa Leal preferiu não comentar sobre a defesa dos clientes e deixar para o dia do julgamento.

Já advogada de Everton Melo, Viviane Nascimento disse que ele confessa ter participado do roubo do veículo, mas nega os demais crimes que foi denunciado.

Com o trio, a PM-AC apreendeu quatro armas de fogo, sendo uma pistola nove milímetros de uso restrito das polícias. Aparelhos celulares e drogas também foram encontrados com os suspeitos.

Na decisão de pronúncia, a juíza determinou que os três réus devem permanecer presos e negou o direito de recorrerem em liberdade.

Ligação com outro homicídio

O assassinato de Cristina teria ligação com um outro crime ocorrido em fevereiro de 2018, quando três pessoas morreram e uma ficou ferida no Conjunto Novo Horizonte, bairro Floresta. A jovem era testemunha do crime .

Entre as vítimas do triplo homicídio estão os jovens Luana Aragão, de 21 anos, Rafaella Santos, de 17, e Renan Barbosa, de 20.

Em reportagem publicada no dia 1º de maio de 2019, o assistente de acusação, advogado Armysson Lee, revelou que a família de uma das vítimas estava sendo ameaçada e Cristina, que estava na casa onde ocorreu o triplo homicídio e era testemunha no processo, foi assassinada.

Sobre essa relação entre os crimes, a advogada Viviane disse que, embora a família da vítima Cristina tenha citado o caso, o fato não foi vinculado ao processo nem na denúncia do Ministério Público contra o trio e nem na decisão de pronúncia da juíza.

“Na verdade, a defesa entende que não guarda nenhum tipo de relação, até porque, segundo consta na denúncia, seria uma guerra de facção o contexto. Quem suscitou essa hipótese foi a família e o assistente de acusação. Mas, quem acusa é o próprio Ministério Público e este, nesse processo, não suscita essa situação”, afirmou a advogada.

Após 13 horas de julgamento, Mateus Mendonça da Costa, Luiz Fernando da Costa Cruz e Lucas Freire de Lima, acusados da morte dos três jovens foram condenados a mais de 210 anos. Cada réu levou uma pena de 71 anos, sete meses e seis dias e não vão ter direito de recorrer em liberdade.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Brasileirão: Flamengo sofre golaços e é atropelado em visita ao Bragantino

Publicado

em

Em confronto decidido com dois golaços no primeiro tempo e um gol de cabeça na etapa final, o Flamengo visitou o Red Bull Bragantino, na noite desta quinta-feira (2), e perdeu por 3 a 0, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os donos da casa foram a 11 pontos, na 11ª colocação, enquanto os visitantes, que perderam a primeira partida sob comando de Leonardo Jardim após três vitórias e dois empates, seguem com 14, no sexto lugar. Nesse cenário, ambas as equipes iriam para a fase de grupos da Sul-Americana de 2027.

À frente dos rubro-negros, aparecem apenas os times que iriam para a Libertadores de 2027: Palmeiras, com 22, Fluminense, com 19, e Bahia e São Paulo, ambos com 17, seguiriam diretamente para a fase de grupos. Athletico-PR, com 16, precisaria jogar a segunda fase eliminatória.

O jogo

Atuando dentro de casa, o Red Bull Bragantino foi amplamente superior no primeiro tempo e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0, placar que poderia ter sido ainda mais dilatado. Apesar disso, a primeira chegada foi rubro-negra. Aos sete minutos, Pulgar acionou Ayrton Lucas, que entrou na área e bateu de três dedos.

Volpi fez a defesa sem maiores dificuldades, para irritação do centroavante Pedro. Aos 16, Capixaba lançou de antes do meio-campo, Isidro Pitta dominou e mandou por cima de Rossi, anotando um golaço para abrir o placar. Aos 28, Matheus Fernandes bateu firme e viu a bola lamber o trinco esquerdo, com perigo.

Aos 38, o Massa Bruta cobrou escanteio curtinho e fez a bola chegar rapidamente ao volante Gabriel. Ele “soltou a perna” de longe e acertou um tirambaço, nem tão na gaveta direita, mas o suficiente para tirar Rossi da jogada. Ainda houve tempo para, aos 46, Pitta quase ampliar, mas o centroavante não alcançou cruzamento da direita.

O Flamengo voltou dos vestiários com duas alterações: Carrascal e Everton Cebolinha entraram nas vagas de Luiz Araújo e Lucas Paquetá, mas não houve espaço para ver se as mudanças funcionariam. Afinal, logo aos quatro minutos, após análise no VAR, Pulgar foi expulso por agredir Herrera.

Os donos da casa fizeram valer o homem a mais e, aos 10, ampliaram após escanteio originado depois de boa jogada de Herrera. Agustín Sant’Anna cobrou pela direita e encontrou Lucas Barbosa, livre dentro da área. O meio-campista aproveitou e, contando com falha de Rossi, cabeceou para fechar o placar para o Red Bull Bragantino.

O marcador só não se transformou em goleada por detalhes. Aos 28, os donos da casa aproveitaram contra-ataque e, após assistência de Matheus Fernandes para Mosquera, chegaram a marcar o quarto gol. O lance, porém, foi invalidado por toque de mão de Matheus Fernandes no início da jogada.

Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo no final de semana, quando será disputada a décima rodada do Brasileirão. No domingo (5), o Flamengo recebe o Santos, às 17h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Já o Red Bull Bragantino visita o Mirassol, no José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP), às 20h.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em noite de Marlon Freitas, Palmeiras vence o Grêmio em Barueri

Publicado

em

O Palmeiras venceu o Grêmio na noite desta quinta-feira (2), na Arena Barueri, por 2 a 1, e se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro.

Marlon Freitas, que ainda não tinha marcado com a camisa do Alviverde, fez os dois gols. Primeiro, de cabeça, na bola parada. O segundo, em uma pancada na sobra na entrada da grande área do Tricolor Gaúcho. Pelo lado dos visitantes, Carlos Vinícius marcou.

Com o resultado, o time paulista se mantém na 1ª colocação e abre três pontos do segundo colocado, o Fluminense, com 22 pontos. Na próxima rodada, o adversário é o Bahia, em Salvador. O Grêmio é 10º, com 11 pontos. O próximo adversário do Tricolor é o Remo, no domingo (5).

O jogo

A primeira grande chance do jogo foi do Grêmio. Enamorado recebeu de Nardoni, deixou Giay para trás e bateu pra fora. Daí em diante, o Palmeiras acumulou chances.

O time gaúcho se aplicou na marcação, e coube ao Alviverde buscar soluções para se livrar do homem a homem. Árias, Flaco López e Maurício conseguiram boas escapadas, mas apesar do perigo, o time não conseguia definir.

O Tricolor respondeu, como na bola parada de Carlos Vinícius, que recebeu de Enamorado e mandou uma bomba para o gol de Carlos Miguel. O goleiro saiu bem e fez a defesa. Mas não passou disso.

O jogo era truncado, e o Palmeiras finalmente chegou ao primeiro gol no fim da primeira etapa. Em cobrança de falta de Andréas Pereira, Marlon Freitas subiu mais que a zaga, sozinho, e colocou no cantinho de Weverton, sem chance para o goleiro. Foi o primeiro gol do camisa 17 desde que foi contratado.

Amuzu entrou no segundo tempo, e se lançou ao ataque no primeiro toque na bola. A jogada individual é boa, mas a bola acaba nas mãos de Carlos Miguel. Foi novamente com ele que o Tricolor chegou, mas Giay o desarmou. No campo, o árbitro mandou seguir, e os jogadores reclamaram de penalidade.

O Grêmio tentou durante o primeiro tempo encaixar a bola para Carlos Vinícius entre os marcadores, e no segundo tempo a jogada enfim funcionou. Ele recebeu o lançamento, dominou, protegeu e tirou Bruno Fuchs da jogada para fuzilar o canto direito de Carlos Miguel, deixando tudo igual na Arena Barueri.

Com o placar igual, o Grêmio ficou mais confortável para se lançar no contra-ataque, e o Palmeiras acabou cedendo mais espaços para o rival. Em uma das subidas do Tricolor, Amuzu mandou na gaveta, fazendo Carlos Miguel se esticar para ir buscar a fazer a defesa.

Flaco López e Maurício, que jogaram na Data Fifa, deram lugar a Felipe Anderson e Ramón Sosa. Graças a insistência ao meia o Verdão marcou o segundo gol – ele cruzou, e a bola sobrou para Marlon Freitas finalizar, de primeira, no cantinho de Weverton.

O Palmeiras controlou os minutos finais, e o Grêmio ensaiou uma reação em busca do empate, mas a estratégia não funcionou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

União Acreana empata com Viper e perde vaga no saldo de gols

Publicado

em

O União Acreana empatou com o Viper, do Peru, por 4 a 4 nesta quinta, 2, em Aparecida de Goiânia, Goiás, e deu adeus a Go Cup Sub-11 no saldo de gols. Os peruanos venceram a Escolinha do Wilson Goiano por 5 a 0 e com um saldo de 5 contra 2 conquistaram a classificação para a fase de quartas de final da competição.

Nos minutos finais

O União Acreana ganhava a partida do Viper por 4 a 2 e nos dois minutos finais levou o empate.

“Os garotos desligaram no momento decisivo. Não se pode tomar gols nos minutos finais e nos acréscimos, mas estamos falando de crianças ainda em formação”, declarou o técnico Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo