Conecte-se conosco

Acre

Terror volta a circula na cidade de Cobija; empresários e políticos estão amedrontados

Publicado

em

sequestro1-ago2006Alexandre Lima

Os últimos dias no Município de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia), está sendo de terror e medo para empresários e profissionais liberais que, por ventura tenham algum patrimônio, está sendo alvo que uma quadrilha de sequestradores que vem agindo desde o ano passado.

As ações antes vinham acontecendo nos municípios do estado, onde políticos e fazendeiros e seus parentes, foram alvos dos bandidos. O sequestro de algum era o alvo para levar terror enquanto uma quantia era negociada.

Depois de algumas ações, resultou na prisão de uma quadrilha que estava envolvida diretamente no sequestro de um prefeito do interior de Cobija, o clima havia se acalmado. Nessa operação, brasileiros foram identificados, detidos e presos após uma grande operação envolvendo policiais dos dois países.

Passado cerca de três meses, os sequestros voltaram a acontecer. Um médico bastante conhecido na cidade de Cobija, foi alvo dos bandidos e passou cerca de três dias em cativeiro e exigiram cerca de $100 mil dólares para que fosse solto.

Após os dias em cativeiro, conseguiram apenas parte do exigido. O médico foi solto dentro da mata juntamente com uma funcionária que o ajudou até conseguir ajuda. Este seria um dos sequestrados, aja visto que outros foram vítimas e não prestaram queixa, por medo de represália dos bandidos que fazem ameaças aos familiares.

Muitos dos empresários de Cobija estão tomando precauções, juntamente com suas famílias e estão pedindo mais atuação por parte da Polícia Nacional e o apoio das autoridades do lado brasileiro.

Matérias relacionadas:

Polícia Civil fecha cerco e prende acusados de sequestro de boliviano

Brasileiros e bolivianos: Quadrilha que vinha sequestrando e extorquindo em Pando é desarticulada

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Nível do Rio Acre apresenta queda e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Defesa Civil registrou 8,23 metros na medição desta quinta-feira e apenas 1 mm de chuva nas últimas 24 horas

O nível do Rio Acre em Rio Branco apresentou redução na manhã desta quinta-feira (5). De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco, a medição realizada às 5h23 apontou 8,23 metros.

O volume está bem abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros.

Ainda segundo o boletim, nas últimas 24 horas foram registrados apenas 1,00 milímetro de chuva na capital acreana, o que contribui para manter o nível do rio em situação considerada segura.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre atualiza regras da política de Governo Digital

Publicado

em

Decreto reforça oferta de serviços públicos online, transparência e integração entre sistemas da administração estadual

O Governo do Acre publicou nesta quinta-feira (5) o Decreto nº 11.836, que altera dispositivos do Decreto nº 11.200, responsável por regulamentar a política de Governo Digital no âmbito da administração pública direta e indireta do Poder Executivo estadual. A medida foi assinada pelo governador Gladson Cameli.

A atualização estabelece novos princípios e diretrizes voltados à modernização da gestão pública e à ampliação do acesso da população aos serviços oferecidos pelo Estado por meio de plataformas digitais.

Entre os pontos previstos no decreto está o fortalecimento da desburocratização e da simplificação da relação entre o poder público e a sociedade. A norma prioriza a oferta de serviços digitais acessíveis inclusive por dispositivos móveis, além da disponibilização de informações e atendimentos em plataformas unificadas, permitindo que cidadãos, empresas e outros entes públicos realizem solicitações online, sem necessidade de comparecimento presencial quando possível.

O texto também estabelece diretrizes relacionadas à transparência na prestação dos serviços públicos, ao monitoramento da qualidade do atendimento e ao incentivo à participação social no controle e fiscalização da administração pública. Outro ponto destacado é o dever dos gestores de prestar contas diretamente à população sobre a aplicação dos recursos públicos.

A atualização normativa ainda reforça a utilização de linguagem clara nos serviços governamentais, o uso da tecnologia para otimizar processos administrativos e a integração entre órgãos e entidades públicas, inclusive com o compartilhamento de dados em ambientes seguros, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre as diretrizes também estão a interoperabilidade entre sistemas governamentais, a promoção de dados abertos, a simplificação de procedimentos administrativos e a presunção de boa-fé do usuário dos serviços públicos. O decreto mantém, no entanto, a possibilidade de atendimento presencial quando necessário, conforme as características e o público-alvo de cada serviço.

A norma prevê ainda medidas voltadas à acessibilidade de pessoas com deficiência, ao atendimento adequado a idosos e à capacitação de servidores públicos para o uso de tecnologias digitais. Além disso, incentiva a adoção de assinaturas eletrônicas nas interações entre órgãos públicos e cidadãos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre divulga resultado definitivo de perícia médica para candidatos PCD da Educação

Publicado

em

Lista confirma candidatos considerados aptos no seletivo simplificado da rede estadual de ensino

O governo do Acre publicou nesta quinta-feira (5) o resultado definitivo da perícia médica dos candidatos aprovados para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) no processo seletivo simplificado da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre. A lista foi divulgada por meio do Edital nº 010/2026, assinado pela Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) e pela Secretaria de Educação.

O documento confirma os candidatos considerados aptos após avaliação médica, etapa obrigatória do certame regido pelo Edital nº 001/2025, publicado em outubro do ano passado. A perícia é destinada aos participantes que concorrem às vagas reservadas para pessoas com deficiência.

De acordo com o edital, os candidatos habilitados estão distribuídos em diferentes áreas e programas educacionais da rede pública estadual, incluindo o programa “Aprender é o Caminho”, o projeto “Caminhos da Educação no Campo” e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As funções contemplam diversas áreas do conhecimento, como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática, educação física, pedagogia e língua inglesa.

A lista também inclui profissionais destinados à atuação em programas voltados à educação no campo e à alfabetização e formação de jovens e adultos, iniciativas que integram as políticas educacionais do governo estadual para ampliar o acesso ao ensino em diferentes regiões do estado.

O resultado definitivo da perícia médica representa mais uma etapa do processo seletivo, que busca contratar profissionais temporários para reforçar o quadro de educadores da rede estadual em programas específicos da Secretaria de Educação.

Comentários

Continue lendo