Conecte-se conosco

Acre

Terror volta a circula na cidade de Cobija; empresários e políticos estão amedrontados

Publicado

em

sequestro1-ago2006Alexandre Lima

Os últimos dias no Município de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia), está sendo de terror e medo para empresários e profissionais liberais que, por ventura tenham algum patrimônio, está sendo alvo que uma quadrilha de sequestradores que vem agindo desde o ano passado.

As ações antes vinham acontecendo nos municípios do estado, onde políticos e fazendeiros e seus parentes, foram alvos dos bandidos. O sequestro de algum era o alvo para levar terror enquanto uma quantia era negociada.

Depois de algumas ações, resultou na prisão de uma quadrilha que estava envolvida diretamente no sequestro de um prefeito do interior de Cobija, o clima havia se acalmado. Nessa operação, brasileiros foram identificados, detidos e presos após uma grande operação envolvendo policiais dos dois países.

Passado cerca de três meses, os sequestros voltaram a acontecer. Um médico bastante conhecido na cidade de Cobija, foi alvo dos bandidos e passou cerca de três dias em cativeiro e exigiram cerca de $100 mil dólares para que fosse solto.

Após os dias em cativeiro, conseguiram apenas parte do exigido. O médico foi solto dentro da mata juntamente com uma funcionária que o ajudou até conseguir ajuda. Este seria um dos sequestrados, aja visto que outros foram vítimas e não prestaram queixa, por medo de represália dos bandidos que fazem ameaças aos familiares.

Muitos dos empresários de Cobija estão tomando precauções, juntamente com suas famílias e estão pedindo mais atuação por parte da Polícia Nacional e o apoio das autoridades do lado brasileiro.

Matérias relacionadas:

Polícia Civil fecha cerco e prende acusados de sequestro de boliviano

Brasileiros e bolivianos: Quadrilha que vinha sequestrando e extorquindo em Pando é desarticulada

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo