Esses resultados refletem um compromisso coletivo em proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população. A integração entre instituições, tecnologia, reforço operacional e ações preventivas demonstra que o enfrentamento ao fogo exige estratégia, união e responsabilidade. Seguimos firmes nesse propósito, reduzindo os impactos das queimadas e construindo um futuro mais sustentável para todos.
Flash
Sucesso de público, promoção de hábitos saudáveis e presenças especiais marcam 1ª Corrida pela Saúde

Evento foi realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com grande sucesso na manhã deste sábado (12) a 1ª Corrida pela Saúde, um evento que reuniu mais de 800 participantes em uma manhã de muito esporte, bem-estar e inclusão.
Toda a estrutura do evento foi pensada pelas equipes de saúde, garantindo segurança e conforto aos corredores. O Corpo de Bombeiros esteve presente, oferecendo apoio com ambulância e também animando o público com o tradicional banho de mangueira após a corrida, que refrescou e divertiu os participantes. Ao final do trajeto, todos foram recepcionados com lanches distribuídos gratuitamente.
A corrida contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito Tião Bocalom; o vice-prefeito Alysson Bestene; o secretário de Saúde Rennan Biths; o presidente da Câmara Municipal Joabe Lira; os vereadores Bruno Moraes, Samir Bestene; além de outras lideranças políticas e comunitárias que marcaram presença, demonstrando apoio à causa da saúde e da inclusão social.

A participante Maria do Socorro Queiroz destacou o caráter inclusivo e saudável do evento. “O nosso objetivo não é ganhar, é a saúde, né? Como o nosso professor sempre fala: se a gente fizer uma caminhadinha, já tá de bom tamanho. A nossa academia tem muitos idosos. Eu não sou tão idosa, mas sou meio sedentária, então participar foi ótimo. A corrida foi maravilhosa!”.
O corredor Moisés Lira também comentou sobre a experiência no evento: “A ação foi excelente, padrão mesmo! Muita gente participando, o lanche estava ótimo. Apesar do sol estar bem quente, a gente sempre faz essas corridas. Eu e minha esposa praticamos com frequência. Excelente, excelente”.

O evento contou com grande participação popular, incluindo famílias e grupos de diversas faixas etárias, e integrou as ações da gestão municipal voltadas à promoção da saúde e da atividade física.
Saúde presente
O prefeito Tião Bocalom participou do evento ao lado da primeira-dama e chefe de gabinete, Kelen Nunes, e celebrou a atuação da Secretaria de Saúde. Para ele, atividades como essa fortalecem a cultura do autocuidado entre os moradores da capital acreana.
“Eu fico feliz que a nossa Secretaria Municipal de Saúde está sempre preocupada em melhorar a saúde da nossa população. Fazer exercício físico é fundamental, e uma corrida dessa aqui é para testar. Vamos lá, vamos ver quem é que aguenta correr, quem aguenta andar, mas é fundamental, você não pode parar. A primeira Corrida pela Saúde mostra que o nosso secretário e sua equipe estão no caminho certo: criar oportunidades para que as pessoas cuidem da própria saúde”, destacou o prefeito.

Já o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, reforçou que o evento simboliza o compromisso da gestão com a saúde preventiva e com o bem-estar da população.
“Estamos aqui hoje, nesse sábado com esse clima maravilhoso, para chamar a atenção da população em alusão ao Dia Internacional da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde. É um momento para reunir as pessoas e lembrar que reservar um tempo na semana para cuidar da saúde é fundamental”, afirmou o secretário.
Comentários
Continue lendo
Flash
Acre avança no enfrentamento ao fogo com redução de 77,75% dos focos de calor
Flash
Rio Branco concentra quase 90% dos casos de aids do Acre e lidera taxa de detecção entre capitais
Dados do Ministério da Saúde apontam avanço da doença e aumento da mortalidade no estado na última década
Rio Branco concentrou a maior parte dos casos de aids registrados no Acre em 2024 e aparece entre as capitais brasileiras com as maiores taxas de detecção da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em dezembro de 2025, a capital acreana contabilizou 114 casos no período, com taxa de detecção de 29,4 casos por 100 mil habitantes, índice bem acima da média estadual.
No mesmo ano, o Acre registrou 129 notificações de aids, o que significa que quase 90% dos casos ocorreram em Rio Branco, evidenciando a centralização da epidemia na capital. Em 2025, o número total de registros no estado caiu para 83 casos, indicando uma redução no volume absoluto, embora os desafios no controle da doença permaneçam.
Os dados também revelam um cenário preocupante em relação à mortalidade. Entre 2014 e 2024, enquanto o Brasil apresentou uma queda de 37% na taxa padronizada de mortalidade por aids, o Acre registrou aumento de 34,8%, figurando entre as quatro unidades da federação com crescimento desse indicador.
Outro ponto de alerta é o avanço da taxa de detecção no estado. Em uma década, o Acre teve aumento de 65,9%, um dos maiores do país. Em 2024, a taxa estadual foi de 14,6 casos por 100 mil habitantes, enquanto Rio Branco apresentou índice praticamente duas vezes maior, reforçando o papel da capital como principal foco da doença no estado.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia analisa projeto de regularização fundiária do Bairro Nazaré
Reunião tratou do avanço do REURB, que garante segurança jurídica a centenas de moradores do núcleo urbano informal
A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quarta-feira (21), um encontro técnico na sede do setor de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município para análise do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano informal do Bairro Nazaré.
Durante a reunião, foi destacada a importância do avanço no processo de regularização fundiária da área, considerada essencial para garantir segurança jurídica aos moradores e demais envolvidos, além de promover a organização urbana e o acesso a direitos básicos.
Participaram do encontro o gerente de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município, Luciano Augusto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves; o economista da Secretaria de Planejamento, Nevisson Tavares; a secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães; o consultor em Engenharia Civil, Anselmo Ricardo; o representante da Secretaria Municipal de Obras, Jefferson Luis Araújo; a consultora em Arquitetura, Leovânia Moraes; e Felipe Braga, da empresa Braga Consultoria e Serviços LTDA.
Apesar da relevância da iniciativa, a ação teve pouca divulgação institucional, mesmo beneficiando centenas de moradores com a regularização definitiva do bairro, que teve origem a partir de uma ocupação irregular e agora caminha para a legalização fundiária.












Você precisa fazer login para comentar.