Duas comunidades rurais já sofrem com os efeitos da alagação do Rio Acre: as comunidades do Panorama e do Catuaba, na região do Belo Jardim. Essas comunidades também estão recebendo auxílio da Prefeitura de Rio Branco.
Acre
Socorro Neri diz que não fará reformas no status quo da gestão petista ao assumir prefeitura
Mudanças ocorrerão apenas por conta de secretários que disputarão eleição
A professora universitária Socorro Neri, que assume a Prefeitura de Rio Branco a partir da próxima sexta-feira (6) com a renúncia de Marcus Alexandre (PT) para concorrer ao governo, não fará “reformas profundas” no “estado das coisas” na administração municipal. Apesar de ser filiada ao PSB, é pouco provável que o seu partido de fato assuma o controle absoluto da máquina, com petistas sendo mantidos em cargos estratégicos.
Conforme Contilnet apurou, as únicas alterações que vão ocorrer neste momento serão de secretários que também serão exonerados para disputar o pleito de outubro. Além de André Kamai, que sai para assumir a campanha de Marcus, vai deixar o primeiro escalão Manoel Lima, secretário de Articulação Comunitária e Social. Este último ainda não está definido se será candidato a deputado estadual pelo PT ou se também estará no pelotão de frente do candidato Marcus Alexandre.
As definições de candidatura à Assembleia Legislativa são de Tamillys Silva (PT), da Secretaria da Juventude, e de Cláudio Ezequiel, que larga a Secretaria de Administração para concorrer pelo PSOL.
Também pelo PSOL sairá o jornalista Antônio Klemer, chefe de Cerimonial da prefeitura. A Comunicação na gestão Socorro Neri também passará por mudanças, porém não nestas primeiras semanas. A jornalista Andreia Oliveira cuidará da política de comunicação de Neri pelo menos por mais um mês e logo em seguida, pedirá demissão para coordenar a equipe de imprensa de Marcus. Ela trabalha neste setor desde a primeira campanha do petista em 2012.
Fora essas alterações por conta do cenário eleitoral, Socorro Neri terá pouca capacidade de manobra diante dos compromissos e pactos fechados com o PT ao ser convidada para ser vice de Marcus em 2016. A professora foi “resgatada” do ninho tucano por ser vista como uma liderança política mulher com grande potencial.
Vista como técnica, seu perfil político agradou a cúpula petista. Por sua lealdade ao que é chamado de projeto da Frente Popular – a aliança partidária que há duas décadas domina a política acreana -, sua gestão terá como característica a continuidade da herança deixada por Marcus Alexandre.
“Ela é uma companheira de todas as horas, vai dar sequência a esse trabalho. Os meus compromissos são os mesmos compromissos dela que nós assumimos juntos durante o período de 2017 e 2018”, disse o prefeito à Contilnet.
Por Fábio Pontes
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de emergência para famílias afetadas por fortes chuvas
Diante da situação crítica, a administração municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, está concentrando esforços nos 19 bairros mais atingidos pelos alagamentos

O volume acumulado de água em razão das fortes chuvas, fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas. Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências. Foto: capadas
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Com 40 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurradas, Prefeitura de Rio Branco já abrigou mais de 70 famílias
Acre
Vídeo: Cheia do Rio Acre vira cenário de lazer para donos de jet-skis e lanchas em Rio Branco
Calçadão da Gameleira e bairro da Base reuniram banhistas, famílias e embarcações recreativas durante a tarde de domingo
A cheia do Rio Acre em Rio Branco, que tem causado transtornos a dezenas de famílias ribeirinhas, também acabou se transformando em cenário de lazer para proprietários de veículos aquáticos, como jet-skis e lanchas, que aproveitaram o nível elevado do rio para se divertir neste domingo.
As regiões da Gameleira e do bairro da Base concentraram a maior movimentação. Em meio à descida de balseiros e à água barrenta, diversos condutores colocaram suas embarcações na água para realizar passeios e manobras, atraindo a atenção de quem acompanhava tudo do calçadão.
No calçadão da Gameleira, centenas de pessoas — entre adultos, crianças e até animais de estimação — aproveitaram a tarde ensolarada para caminhar, socializar e observar a movimentação no rio, transformando o local em um ponto de encontro informal.
Apesar de algumas manobras consideradas arriscadas, não houve registro de acidentes envolvendo jet-skis ou lanchas ao longo do dia, segundo informações apuradas.
As autoridades, no entanto, reforçam o alerta para que os condutores mantenham cautela, especialmente durante o período de cheia, quando há aumento do fluxo de balseiros, troncos e outros obstáculos que podem representar riscos à navegação recreativa.
























Você precisa fazer login para comentar.