Cotidiano
Setor de beneficiamento da castanha chama a atenção do público na Expoacre
Responsável por 17,4% das exportações acreanas em 2020, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e um volume de US$ 9,5 milhões, o setor de beneficiamento da castanha teve destaque no Espaço Indústria da Expoacre. Com quebradores para retirar o alimento da casca e degustações que deram água na boca, os estandes institucional e da Cooperacre chamaram a atenção do público e atraíram milhares de pessoas.
Crianças, jovens e adultos lotaram os espaços pela curiosidade de saber mais como a área tem gerado boas oportunidades como bons volumes de negócios, crescimento da produção nos últimos anos, expansão de novos postos de trabalho nos municípios e estímulo à distribuição de renda.
O empresário Rivaldo Silva, um dos líderes do movimento que agrega os empreendimentos para a constituição de um sindicato no setor, explica que o objetivo é expandir toda a industrialização.
“Atualmente, a castanha ocupa o terceiro maior volume de exportação para todo o Brasil e o mercado internacional. Com a política de preservação da Amazônia pelos governos federal e do Estado, acredito que saltaremos para segundo lugar neste quesito. A parceria do setor com o governo, a Fieac [Federação das Indústrias] e outras entidades é feita para que consigamos aumentar os bons resultados e solidificar a industrialização para agregar mais valor”, disse Silva.
O pequeno Lucas Mendes foi uma das pessoas que gostaram da disposição dos espaços e aprenderam sobre como se dá todo o processo de produção da castanha. Acompanhado dos avós, ele diz que gostou de conhecer mais sobre como a castanha contribui para o desenvolvimento socioeconômico: “O quebrador me chamou a atenção e vim usar. Daí aprendi muito sobre como eles fazem para que a gente tenha ela em supermercados e lojas. Gostei muito”.
A estudante Maria Luiza também usou o aparelho, degustou as amostras e se inteirou sobre os dados do setor. Para ela, as visitas aos estandes vão servir muito para os trabalhos escolares relacionados ao meio ambiente, economia e inclusão social por meio de emprego e renda. “Eu achei muito legal esses ambientes. Fui muito bem recebida e tudo o que aprendi aqui vai ser ótimo para caso eu precise nas aulas. É a primeira vez que vi como se faz a industrialização no estado”.
Jorge Gonçalves, vendedor da Cooperacre que esteve nos nove dias de Expoacre, destacou que a parceria entre a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Federação das Indústrias e a empresa é essencial para se alcançar as metas pretendidas para a área. “É uma união ótima, que vai trazer novas boas conquistas e benefícios para a população. Economia forte é sinônimo de bem-estar social para todos nós. Foi uma experiência maravilhosa estar aqui esses dias”, encerrou ele.
Comentários
Cotidiano
Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá
A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.
A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Você precisa fazer login para comentar.