Conecte-se conosco

Cotidiano

Setor de beneficiamento da castanha chama a atenção do público na Expoacre

Publicado

em

Responsável por 17,4% das exportações acreanas em 2020, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e um volume de US$ 9,5 milhões, o setor de beneficiamento da castanha teve destaque no Espaço Indústria da Expoacre. Com quebradores para retirar o alimento da casca e degustações que deram água na boca, os estandes institucional e da Cooperacre chamaram a atenção do público e atraíram milhares de pessoas.

Crianças, jovens e adultos lotaram os espaços pela curiosidade de saber mais como a área tem gerado boas oportunidades como bons volumes de negócios, crescimento da produção nos últimos anos, expansão de novos postos de trabalho nos municípios e estímulo à distribuição de renda.

O empresário Rivaldo Silva, um dos líderes do movimento que agrega os empreendimentos para a constituição de um sindicato no setor, explica que o objetivo é expandir toda a industrialização.

Crianças se divertiram nos locais do setor. Foto: Lucas Tavares/Seict

“Atualmente, a castanha ocupa o terceiro maior volume de exportação para todo o Brasil e o mercado internacional. Com a política de preservação da Amazônia pelos governos federal e do Estado, acredito que saltaremos para segundo lugar neste quesito. A parceria do setor com o governo, a Fieac [Federação das Indústrias] e outras entidades é feita para que consigamos aumentar os bons resultados e solidificar a industrialização para agregar mais valor”, disse Silva.

Lucas Mendes teve a curiosidade de manusear o quebrador. Foto: Nilmara Almeida/Seict

O pequeno Lucas Mendes foi uma das pessoas que gostaram da disposição dos espaços e aprenderam sobre como se dá todo o processo de produção da castanha. Acompanhado dos avós, ele diz que gostou de conhecer mais sobre como a castanha contribui para o desenvolvimento socioeconômico: “O quebrador me chamou a atenção e vim usar. Daí aprendi muito sobre como eles fazem para que a gente tenha ela em supermercados e lojas. Gostei muito”.

A estudante Maria Luiza também usou o aparelho, degustou as amostras e se inteirou sobre os dados do setor. Para ela, as visitas aos estandes vão servir muito para os trabalhos escolares relacionados ao meio ambiente, economia e inclusão social por meio de emprego e renda. “Eu achei muito legal esses ambientes. Fui muito bem recebida e tudo o que aprendi aqui vai ser ótimo para caso eu precise nas aulas. É a primeira vez que vi como se faz a industrialização no estado”.

Jorge Gonçalves, vendedor da Cooperacre que esteve nos nove dias de Expoacre, destacou que a parceria entre a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Federação das Indústrias e  a empresa é essencial para se alcançar as metas pretendidas para a área. “É uma união ótima, que vai trazer novas boas conquistas e benefícios para a população. Economia forte é sinônimo de bem-estar social para todos nós. Foi uma experiência maravilhosa estar aqui esses dias”, encerrou ele.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo