Acre
Servidores da saúde fazem manifestação na Aleac por revisão do PCCR

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Servidores da saúde estadual fazem uma manifestação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (18), em Rio Branco. A categoria pede a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e denuncia que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) quebrou acordos de datas para reuniões.
De acordo com a técnica de enfermagem Alesta Costa, presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre, apesar da Sesacre ter entrado com pedido judicial para embargar uma greve, os servidores optaram pela manifestação diante da falta de avanço nas exigências
“A Sesacre entrou com o pedido na justiça para embargar a greve do servidor da saúde, que é um direito que o servidor tem. Mas o servidor entendeu que é esse movimento que precisamos fazer, viemos e vamos ficar aqui na Assembleia Legislativa. Vamos conversar ali na plenária, vamos decidir com a categoria o que é que nós vamos fazer a partir de hoje, mas temos proposta pra acamparmos na Sesacre até que o PCCR chegue lá”, disse.
Costa afirmou ainda que a situação dos servidores ficam mais delicadas com a quebra de expectativa de diálogo, já que, segundo ela, encontros com os gestores são adiados e a revisão do PCCR havia sido negociado, mas não foi cumprido. “Como a gente negociou, a gente quer. Ou seja, já deram, acho que dois ou três prazos e não cumpriram. O sindicato foi tolerante, negociou na mesa por dois anos, sentando, negociando, abrindo espaço, aceitando, não aceitando, mas nós chegamos até aqui e, para nossa surpresa, a Sesacre cria uma proposta que não foi negociada”, contou.
Comentários
Acre
Governo Federal reconhece situação de emergência em Sena Madureira por causa de enchentes
Decreto publicado no Diário Oficial da União permite acesso a recursos federais e agiliza ações de assistência e recuperação no município

O reconhecimento federal foi concedido após a prefeitura encaminhar decreto municipal acompanhado de relatórios técnicos que apontam danos significativos em diversos setores da cidade. Foto: captada
O Governo Federal reconheceu oficialmente a situação de emergência em Sena Madureira devido às enchentes que atingiram o município nas últimas semanas. A portaria foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União, confirmando a gravidade dos impactos causados pela elevação dos rios na região.
O reconhecimento ocorreu após a prefeitura encaminhar um decreto municipal acompanhado de relatórios técnicos que apontam danos como alagamentos de áreas residenciais, comprometimento da infraestrutura urbana, dificuldades de acesso e prejuízos a serviços essenciais.
Com a medida, o município tem agora respaldo legal para acelerar ações emergenciais, como assistência às famílias atingidas, distribuição de itens de primeira necessidade, recuperação de áreas danificadas e limpeza de locais afetados. O reconhecimento também facilita o acesso a recursos federais e apoio logístico.
A classificação do evento como inundação reforça o cenário crítico vivido durante as chuvas intensas, quando os rios ultrapassaram níveis de segurança. Mesmo com a redução gradual das águas, os efeitos da cheia ainda são percebidos em vários bairros, especialmente nas áreas ribeirinhas.
A decisão fortalece a articulação entre os governos municipal, estadual e federal para ações de recuperação e prevenção. As equipes de defesa civil seguem monitorando áreas sensíveis e orientando a população sobre medidas de segurança no período pós-enchente.

A análise técnica levou em conta dados coletados durante o auge da enchente, que evidenciaram a dimensão dos danos provocados. Foto: arquivo
Comentários
Acre
Luto! Morre seu Osmar Girardi, proprietário de farmácia no Universitário, em Rio Branco
Comentários
Acre
Inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora encerram em 9 de fevereiro
Iniciativa reconhece o trabalho realizado nos municípios para estimular o empreendedorismo
Os gestores públicos municipais do Acre podem se inscrever para participar da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) até o dia 9 de fevereiro. As prefeituras podem ter o reconhecimento por iniciativas promovidas em prol dos pequenos negócios em suas localidades.
A premiação é uma vitrine das melhores práticas de gestão pública municipal, estimuladas por meio dos programas Cidade Empreendedora e Territórios Empreendedores, que oferecem suporte e ferramentas para transformar os ambientes mais favoráveis para quem empreende.
O Prêmio possui nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora.
Além disso, o PSPE estimula a inovação no setor público, contribui para a ampliação das capacidades municipais, promove a aprendizagem e inspira novos projetos e ideias, que beneficiarão a comunidade como um todo.
O PSPE 2025/2026 acontece em duas etapas: Estadual – de agosto/2025 a abril/2026 – e Nacional – maio de 2026. Os detalhes do Prêmio, bem como das categorias e demais critérios para participação, estão no regulamento que pode ser encontrado no site da premiação: prefeituraempreendedora.




Você precisa fazer login para comentar.