Geral
Sem planejamento, inadimplência se mantém
Desorganização é causa do endividamento do acriano
Por Itaan Arruda
O acriano admite que não realiza nenhum tipo de planejamento financeiro. Ao menos 35%, de acordo com pesquisa feita pela Fecomercio/Acre, afirmou que “não exercita qualquer planejamento para controle das despesas”.
Essa situação explica porque o Sistema de Proteção ao Crédito sempre coloca o Acre como o topo dos estados com maior percentagem de inadimplentes do país. Os dados mais recentes do SPC mostram liderança acriana com 10,58% dos consumidores endividados.
Sem planejamento financeiro, o consumidor do Acre fica sempre “no vermelho”. A Pesquisa da Federação do Comércio diz ainda que 20% dos entrevistados “demonstram preocupação apenas com grandes gastos”.
Essa é outra armadilha que o consumidor cai com as compras por impulso. Sem atentar para os apelos ao consumo, vai se endividando com pequenos gastos sem fazer consumos necessários e sem poupar.
“A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de janeiro, junto a 400 pessoas em domicílio local”, afirma a Fecomercio/AC em material de divulgação. “O objetivo é analisar como a população vem se conduzindo no mercado em um período onde o governo adota políticas de emergência, a fim de recuperar a situação deficitária atual”.
Há um dado positivo sobre as tendências de consumo: 46% dos entrevistados asseguram que preferem comprar à vista. No entanto, 49% admitem que não compram à vista com regularidade. Parece contradição, mas não é: uma coisa é o consumidor “preferir” comprar à vista. Outra coisa é como a compra efetivamente é realizada.
Apenas 7% utiliza o limite disponível do cheque especial para realizar o pagamento. Já é outro indicativo importante que demonstra alguma atenção com a complexa dança das taxas de juros no processo de compra.
Comentários
Geral
Réu é condenado a quase 10 anos de prisão por tentativa de homicídio em Rio Branco
Conselho de Sentença do Tribunal do Júri condena Athos Nascimento de Freitas por crime ocorrido durante sessão de tortura no bairro Cidade Nova; segundo acusado foi absolvido por falta de provas

Comentários
Geral
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Polícia apreendeu cocaína, skank e materiais usados no fracionamento dos entorpecentes

Comentários
Geral
Incêndio destrói casa de madeira e atinge residência vizinha em Rio Branco
Fogo ocorreu no bairro Wanderley Dantas; não houve feridos













Você precisa fazer login para comentar.