Geral
Sem planejamento, inadimplência se mantém
Desorganização é causa do endividamento do acriano
Por Itaan Arruda
O acriano admite que não realiza nenhum tipo de planejamento financeiro. Ao menos 35%, de acordo com pesquisa feita pela Fecomercio/Acre, afirmou que “não exercita qualquer planejamento para controle das despesas”.
Essa situação explica porque o Sistema de Proteção ao Crédito sempre coloca o Acre como o topo dos estados com maior percentagem de inadimplentes do país. Os dados mais recentes do SPC mostram liderança acriana com 10,58% dos consumidores endividados.
Sem planejamento financeiro, o consumidor do Acre fica sempre “no vermelho”. A Pesquisa da Federação do Comércio diz ainda que 20% dos entrevistados “demonstram preocupação apenas com grandes gastos”.
Essa é outra armadilha que o consumidor cai com as compras por impulso. Sem atentar para os apelos ao consumo, vai se endividando com pequenos gastos sem fazer consumos necessários e sem poupar.
“A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de janeiro, junto a 400 pessoas em domicílio local”, afirma a Fecomercio/AC em material de divulgação. “O objetivo é analisar como a população vem se conduzindo no mercado em um período onde o governo adota políticas de emergência, a fim de recuperar a situação deficitária atual”.
Há um dado positivo sobre as tendências de consumo: 46% dos entrevistados asseguram que preferem comprar à vista. No entanto, 49% admitem que não compram à vista com regularidade. Parece contradição, mas não é: uma coisa é o consumidor “preferir” comprar à vista. Outra coisa é como a compra efetivamente é realizada.
Apenas 7% utiliza o limite disponível do cheque especial para realizar o pagamento. Já é outro indicativo importante que demonstra alguma atenção com a complexa dança das taxas de juros no processo de compra.
Comentários
Geral
PM prende homem acusado de furtar mercadorias de caminhão arrombado em Sena Madureira
Suspeito foi encontrado em casa abandonada com alimentos, bebidas e utensílios roubados; material foi recuperado e entregue à Polícia Civil

De acordo com informações da PM, o caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu na manhã desta sexta-feira (13) um homem suspeito de furtar mercadorias de um caminhão de distribuição após arrombar a traseira do veículo no Centro de Sena Madureira. Todo o material levado foi recuperado e apresentado à Polícia Civil.
O caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Ao amanhecer, o motorista percebeu o arrombamento e acionou a PM.
Com base em denúncias de moradores, que relataram ter visto um homem carregando sacos com alimentos para uma casa abandonada nas proximidades, policiais do 8º Batalhão localizaram o suspeito no endereço indicado. Ele estava em posse de diversos produtos furtados, incluindo alimentos, bebidas e utensílios.
Ao notar a chegada da polícia, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente detido. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, junto com todo o material recuperado. A ocorrência foi registrada como furto qualificado por rompimento de obstáculo.
Comentários
Geral
Sargento do Bope morre em acidente grave na BR-317 em Senador Guiomard
Edson Barros colidiu com um caminhão estacionado à noite, sofreu múltiplos ferimentos e não resistiu; ele retornava de serviço em Capixaba quando ocorreu a batida

Sargento Edson Barros, do Bope, morreu após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), no município de Senador Guiomard. Foto: captada
O sargento Edson Barros, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, morreu na noite desta sexta-feira (12) após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), em Senador Guiomard.
De acordo com informações das autoridades, o policial retornava de um serviço em Capixabadirigindo um Fiat Strada prata quando, em um trecho com pouca iluminação, não percebeu um caminhão estacionado e colidiu violentamente na traseira do veículo pesado.
O impacto causou trauma no peito e múltiplos ferimentos no corpo do sargento. Uma guarnição do Gefron socorreu a vítima e iniciou procedimentos de reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no local.
A Polícia Militar e a PRF isolaram a área para a perícia técnica. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O acidente reforça a preocupação com a segurança viária em trechos escuros e mal sinalizados da BR-317, rodovia que conecta municípios do interior acreano.

Apesar das tentativas de socorro, o policial militar não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do acidente. Foto: captada
Comentários
Geral
Acre tem menor desigualdade do país em calçadas entre áreas com e sem favelas, aponta IBGE
Dados do Censo 2022 mostram que proximidade nos percentuais não indica boa infraestrutura, mas sim precariedade generalizada nas vias urbanas do estado.

Foto: Google Maps/ Reprodução

Você precisa fazer login para comentar.