fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Sem chuvas há 26 dias, nível do Rio Acre está a pouco mais de meio metro de atingir cota histórica de seca

Manancial amanheceu neste domingo (25) com 1,83 metros, segundo dados da Defesa Civil. Não há previsão de chuvas para o mês de julho e situação é de alerta máximo.

Publicado

em

Rio Acre marcou 1,83 metro neste domingo (25) e está em alerta máximo – Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues

O período de estiagem no Acre começou um tanto antecipado e a situação do Rio Acre é de alerta máximo. Neste domingo (25), o manancial amanheceu com 1,83 metro, em Rio Branco, e está a pouco mais de meio metro de atingir o menor nível histórico já registrado.

No ano passado, nesse mesmo dia, o rio estava com 2,13 metros. O coordenador da Defesa Civil do município, major Claudio Falcão, informou que, sem previsão de chuvas para os próximos dias, a preocupação é que o manancial chegue à cota histórica de seca ou fique em uma situação ainda mais crítica.

Em setembro de 2016, o Rio Acre atingiu o menor nível já registrado na história desde 1971, ano em que o manancial começou a ser monitorado. No dia 17 de setembro daquele ano, o rio marcou 1,30 metro.

Já são 26 dias sem chuvas na capital acreana e, a previsão é que o mês de julho feche sem nenhum registro de precipitação. A última chuva registrada foi no dia 29 de junho. No ano passado, no dia 25 de julho, foi registrada a segunda chuva do mês, com um volume de 20 milímetros.

Sem chuvas há 26 dias, nível do Rio Acre está a pouco mais de meio metro de atingir cota histórica de seca – Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

A situação do Rio Acre está em alerta máximo desde o dia 20 de junho, quando o manancial passou a ficar abaixo de 2,69 metros. Desde então, o nível do rio vem apresentando baixa.

“Se formos olhar os anos de 2020, 2019 e 2018, nesta data o rio estava acima dos dois metros, só em 2017 e 2016 que ele estava abaixo de dois metros. O ano de 2021 está se apresentado como uma possível repetição, ou ainda mais grave do que foi em 2016, quando tivemos a seca histórica no Acre. Outro ponto que observamos é que nessa época do ano, o rio sempre tinha um ganho de centímetros, de 1 até 6 centímetros, e agora estamos só decrescendo. Estamos com 26 dias sem chuvas e o indicativo que temos é que feche julho sem nenhuma chuva”, afirmou.

O major informou ainda que para a próxima quarta-feira (28) é esperada uma queda de temperatura. “Isso mexe na umidade do ar e não tem dissipação de nuvens, por isso, o indicativo de nenhuma chuva. Então, são vários fatores agregados que nos levam a uma grande preocupação e ao alerta máximo.”

Abastecimento de água

Com a capital acreana enfrentando uma seca severa, o Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa) já utiliza bombas flutuantes para evitar o desabastecimento de água.

Sem chuvas, a Defesa Civil Municipal também se prepara para abastecer comunidades que dependem de poço artesiano com carros-pipa. Vão ser disponibilizados 200 mil litros de água por dia, com auxílio de cinco caminhões.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o diretor de operacional do Depasa, Alan Ferraz, explicou que as bombas foram instaladas ao longo do ano para a utilização no período de seca. As equipes instalaram três conjuntos de motobomba, que jogam 990 litros para serem tratados.

Ferraz falou também que mesmo com todos os cuidados, há o risco de a capital acreana ficar sem água.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo