fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Sem apresentar sintomas, preso é internado e morre 4 dias depois em hospital com Covid-19

Publicado

em

Elenilson Souza foi fotografado no presídio de Sena Madureira dias antes de ser internado com Covid-19 — Foto: Arquivo/Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes

Por Aline Nascimento

O detento Elenilson Rodrigues de Souza, de 44 anos, morreu na UTI do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), em Rio Branco, na sexta-feira (17) com Covid-19.

Souza cumpria pena há quase um ano por aliciamento de menores na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, interior do Acre.

A morte de Souza pela doença foi confirmada no boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) deste sábado (18). O detento deu entrada no hospital de Sena Madureira na manhã de segunda (13) e foi transferido para Rio Branco na terça (14).

Com o caso dele, o número de detentos que morreram vítimas da Covid-19 sobe para três. Até a quinta (16), dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) apontavam duas mortes entre presos. O número de infectados era de 171, segundo o último boletim.

O diretor da unidade de Sena Madureira, Denis Araújo, explicou que o preso não apresentou nenhum sintoma e trabalhou normalmente no posto de lavagem da unidade no dia anterior a internação.

__________________

“Foi um caso surpreendente, um fato que deixou todos da gestão impactados porque ele não apresentou sintomas. Trabalhava em nosso posto de lavagem de carros e motos. Trabalhou durante o dia todo, foi para cela sem sentir nenhum sintoma, mas quando foi pela madrugada se sentiu mal e levamos para o PS achando que a comida tinha feito mal ou algo assim”, relatou.

__________________

Ainda segundo o diretor, ele dividia a cela com outros quatro presos, mas também não comentou com nenhum colega se estava ruim. Por isso, o diretor falou a equipe ficou despreocupada achando que seria algo simples, mas um teste feito no hospital revelou que Souza estava com o novo coronavírus.

“No outro o dia me ligaram e me chamaram lá. Falou que a situação dele era delicada e tomei um susto, porque um dia antes o cara estava trabalhando e ele não aguentava nem ser transferido. Eu conhecia ele, trabalhava na lavagem de carro, tinha um posto fora e era um profissional dessa área. Tomei um susto quando o médico disse que ele estava mal”, lamentou.

Transferência

Araújo acrescentou que o preso não tinha nenhuma doença preexistente que podia agravar o quadro. Porém, os exames feitos no hospital de Sena Madureira revelaram que a vítima tinha sofrido um infarto.

“O médico disse que se ele melhorasse, que estava saturando 60%, iam mandar para Rio Branco. Falei com ele, entrei no hospital porque já peguei e não tive medo. Conversei com ele, orei por ele, estava consciente, pediu para ser mandado para Rio Branco e falei que a gente estava fazendo o possível para mandar”, relembrou.

Uma hora depois disso, Souza apresentou melhoras e foi encaminhado para Rio Branco. O diretor falou que ligava todos os dias para o Into para ter notícias do detento.

“A gente achava que ia se recuperar, era um cara cheio de saúde. Fui olhar no prontuário dele do presídio e não tinha nenhuma doença que se encaixava no grupo de risco. Mas, no prontuário dele que me mandara já tem que ele tinha diabetes. Não sei, é um mistério, todo mundo está em choque”, disse.

Monitoramento

O diretor da unidade prisional informou que os presos que dividiam a cela com Elenilson Souza não vão ser colocados em isolamento, mas devem ser monitorados, caso apresentem algum sintoma. Porém, nenhum deles reclamou de algum sintoma.

“Na cela que ele estava está todo mundo bem. Aqui fazemos exames quando o preso está com sintomas, mas ele não não reclamou. Não tem ninguém se sentido mal”, destacou.

A direção afirmou também que 21 presos do presídio já testaram positivo para o novo coronavírus até agora. Sobre os policiais penais, 46, entre eles do administrativo, também já se contaminaram com a doença.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Meta e Colégio Acreano são campeões na seletiva do vôlei de praia

Publicado

em

Foto PHD: 15 duplas nos dois naipes participaram da competição escolar

As equipes do Meta, no feminino, e do Colégio Acreano, no masculino serão as representantes do vôlei de praia acreano na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. A fase nacional será promovida entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

“Conseguimos realizar um grande evento no Parkipê e estamos cada vez mais mostrando a força do esporte escolar. Teremos equipes competitivas na fase nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome.

Finais bem disputadas

Na decisão do feminino, o Meta derrotou o Sesi por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×19

Na final do masculino, o Colégio Acreano bateu o Sigma por 2 sets a 1, com parciais 20×22, 21×15 e 16×14 no tie break.

Fade fez convocação

Após as finais, a Fade realizou a convocação dos atletas para a fase nacional dos Jeb´s.

Atletas do feminino

Maria Clara (Meta)

Maria Luíza (Meta)

Atletas do masculino

Gabriel(Colégio Acreano)

Carlos Eduardo(Colégio Acreano)

Matheus(Colégio Acreano)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de Davi explica por que ele ainda não se encontrou com Mani Rêggo: ‘Agenda’

Publicado

em

Por

Após vencer o Big Brother Brasil 24 e deixar o confinamento, Davi Brito chamou a atenção por não ter se encontrado com a sua namorada, Mani Rêggo.

Diversos rumores surgiram nas redes sociais, mas a equipe do ex-BBB resolveu soltar uma nota para esclarecer os fatos: “Sabemos que a agenda de um campeão de um reality é totalmente corrida e, devido aos compromissos, não conseguiu se reencontrar com Mani. Mas podem ter certeza de que, assim que tiver oportunidade, nosso menino irá encontrá-la, assim como toda a sua família”.

Inclusive, na manhã desta quinta-feira (18), diversos internautas apontaram uma suposta indireta de Ana Maria Braga com a mensagem do dia: “Presta atenção no valor que as pessoas te dão, porque ninguém é tão ocupado assim! É tudo uma questão de prioridade! Vale para todo mundo”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo