Conecte-se conosco

Extra

Sem apoio público ou privado, o escotismo no Alto Acre poderá acabar

Publicado

em

Um grupo de escoteiros fundado no município de Xapuri, localizado no interior do Acre, a 188km da Capital, fundado em 2017 sem fins lucrativo, poderá acabar. Segundo os fundadores do grupo, Thiago Fabrício Pereira da Silva e Janisclei de Morais Tavares, o Escotismo já era predominante na região desde 1999, mais por motivos de estruturas o mesmo veio a fechar em 2016, sendo reativado em 2017, denominado de 009/Ac Grupo de Escoteiros CAIO VIANNA MARTINS.

Contam ainda que, de 2017 até o presente ano de 2019, a instituição recebeu público de mais de 298 jovens e 26 adultos voluntários que se dedicam a contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.

A atual instituição agrega ainda uma equipe de pais e amigos escoteiros, que contribuem com a alimentação para as atividades do Grupo, sendo os “acampamentos”, uma das principais e mais desejadas por todos os jovens realizados aos finais de semanas, onde acontece realização de diversas atividades realizadas no município como; desfiles, campanhas institucionais, festa locais, etc.

Atualmente a instituição que é sem fins lucrativos e sem vínculos a partidos políticos partidários, o escotismo xapuriense atende um publico de 42 associados com idades de 11 a 17 anos, que se reúnem todos os sábados das 08:30 às 11 horas por diversos locais da cidade, preferencialmente ao ar livre para realização de suas atividades educativas de acordo com o programa nacional dos Escoteiros do Brasil.

Sem uma rendar própria, a instituição realiza atividades diversas com intuito de arrecadar fundos para se manter como por exemplo; bingos, rifas e campanhas financeiras.

Como forma de arrecadar fundo para continuar com os trabalhos, foi criada a campanha denominada de “Vaquinha”, que tem por objetivo principal, a compra de materiais escoteiros como; cintos, camisas, distintivos, sapatos e ajudar na confecção dos uniformes dos novos membros para o ano de 2020.

De nove grupos que haviam no Estado do Acre, existem apenas cinco ainda estão tentando atuando: 004/ Grupo de Escoteiros Leôncio de Carvalho; 005/Ac Maria do Carmo Paz; 007/Ac Canaã; 008/Ac Sementes do Amanhã, juntamente com o 009/Ac Caio Vianna Martins de Xapuri-Ac.

Para ajudar e obter mais informações, veja abaixo.

Contato: (68) 99961-4695 (Thiago)
Saibam mais em www.escoteiros.org.br

CONHEÇA MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA SOBRE O ESCOTISMO ABAIXO.

“ESCOTEIROS DE XAPURI-ACRE”

APRESENTAÇÃO:

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo à partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e crenças, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebido pelo fundador Baden-Powell e adotados pelos Escoteiros do Brasil.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Os Princípios do Escotismo estão definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

  1. Dever para com Deus – adesão à princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
  2. Dever para com o Próximo – lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercidas pela Fraternidade Escoteira Mundial. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
  3. Dever para consigo mesmo – responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

HISTÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

O Movimento Escoteiro foi criado na Inglaterra, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, carinhosamente conhecido como B-P. Embora fosse um general laureado, B-P era um pacifista e planejou um método para que os jovens pudessem viver ao ar livre, trabalhar em equipe, vivenciar um ambiente de camaradagem e de valores morais. Após estudar outros grupos que trabalhavam com jovens daquela época e de um acampamento experimental em 1907, foi criado o Escotismo.

O livro “Escotismo para Rapazes”, que publicou em 1908 apresentando sua proposta educacional, se tornou um best-seller internacional e logo haviam escoteiros ao redor do mundo. Se pensarmos em um mundo sem internet e sem telefone, é incrível imaginar que em 1909 já havia escoteiros no Chile, Austrália e África do Sul, e que em 1910, Brasil, Estados Unidos, Índia e Japão já tinham escoteiros.

Atualmente o Escotismo conta com mais de 40 milhões de participantes ativos, em 216 países e territórios. No Brasil, somos mais de 80 mil associados, entre jovens e líderes adultos, que fazem parte da União dos Escoteiros do Brasil, a associação nacional que organiza a prática do Escotismo, sendo a única organização autorizada pela Organização Mundial do movimento Escoteiro a promover Escotismo no Brasil.

Desde a sua fundação estima-se que mais de 500 milhões de homens e mulheres já prometeram viver em conformidade com a Lei e a Promessa Escoteira, fazendo parte da Grande Fraternidade Escoteira Mundial.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Homens são flagrados furtando fios elétricos durante dois dias em Brasiléia

Publicado

em

Primeiro dia do furto foi registrado no dia 19, por volta das 01h32.

Ações foram registradas por câmeras de segurança no Centro Antigo; moradores e empresários reclamam da recorrência do crime

Câmeras de segurança flagraram dois homens furtando fios elétricos durante a noite e madrugada em Brasiléia, em mais um caso que evidencia a recorrência desse tipo de crime nas cidades da fronteira entre Brasiléia e Epitaciolândia. As imagens foram registradas na noite da última segunda-feira (19), na Avenida Rolando Moreira, no Centro Antigo da cidade.

O primeiro flagrante ocorreu por volta de 1h40 da madrugada, em frente ao prédio abandonado do antigo Banco da Amazônia. Aproveitando-se da baixa iluminação no local, a dupla agiu com tranquilidade para cometer o furto, mesmo com a circulação de veículos pela via. Os ladrões estavam precavidos e utilizaram de uma chave para retirar os parafusos da placa.

Segunda ação dos ladrões de fios aconteceu no dia seguinte, dia 20, mas foi interrompida e a dupla foi embora.

Na noite seguinte, por volta das 23h30 do dia 20, uma nova tentativa foi registrada no mesmo local. As imagens mostram os indivíduos iniciando o furto, mas a ação foi interrompida após a chegada de um homem em uma motocicleta. Após uma breve conversa, os suspeitos fugiram correndo.

Segundo relatos de moradores, comerciantes e representantes do poder público municipal, a maioria dos envolvidos nesse tipo de crime seriam dependentes químicos, que se aproveitam de falhas no sistema judicial para permanecer em liberdade. A situação tem gerado sensação de impotência e insegurança na população, diante da repetição dos furtos e dos prejuízos causados.

Ainda de acordo com as reclamações, as autoridades policiais enfrentam dificuldades para conter os crimes, já que, mesmo identificados, os suspeitos acabam retornando às ruas, agravando os transtornos à comunidade local.

Veja a ação dos ladrões:


Primeiro dia


Segundo dia

Comentários

Continue lendo

Extra

Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre

Publicado

em

Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional

A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.

A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.

As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.

Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.

Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.

Comentários

Continue lendo

Extra

No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Publicado

em

Feminicídios bateram recorde em 2024

Arte/Metrópoles

O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.

A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.

Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.

Veja número de casos por estado:

Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.

O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.

A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.


Lei do Feminicídio

  • Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
  • Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
  • Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
  • A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.

Como denunciar violência contra as mulheres

A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Ele oferece os seguintes serviços:

  • Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
  • Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
  • Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.

As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.

Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo