Conecte-se conosco

Extra

Sem apoio público ou privado, o escotismo no Alto Acre poderá acabar

Publicado

em

Um grupo de escoteiros fundado no município de Xapuri, localizado no interior do Acre, a 188km da Capital, fundado em 2017 sem fins lucrativo, poderá acabar. Segundo os fundadores do grupo, Thiago Fabrício Pereira da Silva e Janisclei de Morais Tavares, o Escotismo já era predominante na região desde 1999, mais por motivos de estruturas o mesmo veio a fechar em 2016, sendo reativado em 2017, denominado de 009/Ac Grupo de Escoteiros CAIO VIANNA MARTINS.

Contam ainda que, de 2017 até o presente ano de 2019, a instituição recebeu público de mais de 298 jovens e 26 adultos voluntários que se dedicam a contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.

A atual instituição agrega ainda uma equipe de pais e amigos escoteiros, que contribuem com a alimentação para as atividades do Grupo, sendo os “acampamentos”, uma das principais e mais desejadas por todos os jovens realizados aos finais de semanas, onde acontece realização de diversas atividades realizadas no município como; desfiles, campanhas institucionais, festa locais, etc.

Atualmente a instituição que é sem fins lucrativos e sem vínculos a partidos políticos partidários, o escotismo xapuriense atende um publico de 42 associados com idades de 11 a 17 anos, que se reúnem todos os sábados das 08:30 às 11 horas por diversos locais da cidade, preferencialmente ao ar livre para realização de suas atividades educativas de acordo com o programa nacional dos Escoteiros do Brasil.

Sem uma rendar própria, a instituição realiza atividades diversas com intuito de arrecadar fundos para se manter como por exemplo; bingos, rifas e campanhas financeiras.

Como forma de arrecadar fundo para continuar com os trabalhos, foi criada a campanha denominada de “Vaquinha”, que tem por objetivo principal, a compra de materiais escoteiros como; cintos, camisas, distintivos, sapatos e ajudar na confecção dos uniformes dos novos membros para o ano de 2020.

De nove grupos que haviam no Estado do Acre, existem apenas cinco ainda estão tentando atuando: 004/ Grupo de Escoteiros Leôncio de Carvalho; 005/Ac Maria do Carmo Paz; 007/Ac Canaã; 008/Ac Sementes do Amanhã, juntamente com o 009/Ac Caio Vianna Martins de Xapuri-Ac.

Para ajudar e obter mais informações, veja abaixo.

Contato: (68) 99961-4695 (Thiago)
Saibam mais em www.escoteiros.org.br

CONHEÇA MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA SOBRE O ESCOTISMO ABAIXO.

“ESCOTEIROS DE XAPURI-ACRE”

APRESENTAÇÃO:

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo à partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e crenças, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebido pelo fundador Baden-Powell e adotados pelos Escoteiros do Brasil.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Os Princípios do Escotismo estão definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

  1. Dever para com Deus – adesão à princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
  2. Dever para com o Próximo – lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercidas pela Fraternidade Escoteira Mundial. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
  3. Dever para consigo mesmo – responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

HISTÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

O Movimento Escoteiro foi criado na Inglaterra, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, carinhosamente conhecido como B-P. Embora fosse um general laureado, B-P era um pacifista e planejou um método para que os jovens pudessem viver ao ar livre, trabalhar em equipe, vivenciar um ambiente de camaradagem e de valores morais. Após estudar outros grupos que trabalhavam com jovens daquela época e de um acampamento experimental em 1907, foi criado o Escotismo.

O livro “Escotismo para Rapazes”, que publicou em 1908 apresentando sua proposta educacional, se tornou um best-seller internacional e logo haviam escoteiros ao redor do mundo. Se pensarmos em um mundo sem internet e sem telefone, é incrível imaginar que em 1909 já havia escoteiros no Chile, Austrália e África do Sul, e que em 1910, Brasil, Estados Unidos, Índia e Japão já tinham escoteiros.

Atualmente o Escotismo conta com mais de 40 milhões de participantes ativos, em 216 países e territórios. No Brasil, somos mais de 80 mil associados, entre jovens e líderes adultos, que fazem parte da União dos Escoteiros do Brasil, a associação nacional que organiza a prática do Escotismo, sendo a única organização autorizada pela Organização Mundial do movimento Escoteiro a promover Escotismo no Brasil.

Desde a sua fundação estima-se que mais de 500 milhões de homens e mulheres já prometeram viver em conformidade com a Lei e a Promessa Escoteira, fazendo parte da Grande Fraternidade Escoteira Mundial.

 

Comentários


Extra

Caseiro choca moto contra traseira de caminhonete e morre no local em Epitaciolândia

Publicado

em

Jesus da Conceição Silva (61) não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Um acidente fatal envolvendo uma moto e uma caminhonete foi registrado na tarde deste sábado, dia 3, na Rua Raimundo Ribeiro, no Bairro Vila Vitória, onde tem uma ladeira bastante íngreme que dá acesso ao Bairro vizinho José Hassem.

Jesus da Conceição Silva (61), era conhecido como “Jesus do Batista Cocada”, teria perdido o controle da moto.

Segundo foi apurado até o momento, o homem identificado como Jesus da Conceição Silva (61), conhecido por “Jesus do Batista Cocada”, descia a ladeira em uma moto de placa boliviana teria perdido o controle do veículo que desceu com muita velocidade.

Já próximo da curva, havia uma caminhonete modelo Mitsubishi que estaria indo no mesmo sentido em baixa velocidade e que teria parado na curva. Infelizmente, Jesus não conseguiu frear a moto que bateu violentamente contra a parte traseira da carroceria.

Com o forte impacto, Jesus morreu no local. Mesmo com o acionamento da equipe de socorro do SAMU, apenas puderam constatar o óbito. Segundo foi apurado na delegacia de Epitaciolândia, a vítima não era habilitada e a causa do acidente pode ter sido uma pane os freios da moto.

Equipe do SAMU esteve no local e apenas pode atestar o óbito.

O local foi isolado pela guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, até a chegada da equipe do Instituto Médico Legal – IML, para realizar registros e depois retirar o corpo. Não foi informado se seria transferido para a Capital para realizar os procedimentos forenses.

Comentários


Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 020/2022

OBJETO: Aquisição de equipamento agrícola (microtrator) para atender as necessidades da Prefeitura de Brasiléia através de Convênio nº 928004/DPCN.

Data da Abertura: 15 de dezembro de 2022, às 10h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 05/12/2022, através dos endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e www.comprasnet.gov.br.

Brasileia/AC, 01 de dezembro de 2022.

 

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira da Comissão Permanente de Licitação

Prefeitura de Brasiléia

Comentários


Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende mulher acusada de mandar matar o marido em Seringal de Xapuri

Publicado

em

Companheira da vítima é suspeita de envolvimento no crime foi presa na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro.

Mulher acusada de mandar matar o marido no Seringal Cachoeira estava casada a 12 anos

Hoje, quinta-feira 1º de dezembro de 2022, a Delegacia de Polícia Civil de Xapuri, em que é Titular o Delegado Gustavo Neves, por meio da equipe de investigação chefiada pelo Inspetor Investigador Eurico Feitosa, prendeu R.B.M., de  52 anos, ex-companheira de F.C.B, de 57 anos de idade, um colono que foi encontrado morto na zona rural de Xapuri com um tiro nas costas e marcas de espancamento e esganadura.

R.B.M. é acusada de ter tramado a morte do ex-companheiro em conluio com B.Q.S., de 36 anos que trabalhava como diarista para a vítima.

Vítima foi localizada por terceiros e parentes que acionaram autoridades de Epitaciolândia, que depois descobriram que a localidade era dentro dos limites de Xapuri.

As prisões foram solicitadas pelo Delegado de Xapuri no Inquérito que investiga a prática do crime de homicídio qualificado mediante paga ou promessa de recompensa.

O crime ocorreu no dia 25 de novembro de 2022, mas o corpo só foi encontrado no dia 27 de novembro. Segundo as investigações, R.B.M. planejou a morte e mandou B.Q.S. matar a vítima F.C.B, que teria vultuosa quantidade de dinheiro em casa e após sua morte o valor seria dividido igualmente entre a mandante e o executor.

No dia 28, segunda-feira, B.Q.S. foi preso por uma guarnição da Polícia Militar em Epitaciolândia quando chegava do local onde cometeu o crime.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil daquele município e em seguida conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Xapuri, Unidade Policial que responsável pela investigação do caso, onde foi ouvido.

Após a prisão, a dupla foi transferida para o Complexo Penitenciário Francisco Oliveira em Rio Branco.

Francisco Campos Barbosa, conhecido popularmente por ‘Chico Abreu, de 57 anos, foi morto com um tiro nas costas com sua própria arma.

 

Comentários


Continue lendo

Em alta