fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Desfile cívico marca comemoração do 32º aniversário de Epitaciolândia

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, dia 26 de abril, a prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o desfile cívico em comemoração aos 32 de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia.

Este ano, desfilaram as escolas municipais da zona urbana e as escolas estaduais Brasil Bolívia, Luiz Gonzaga da rocha e a Escola Cívico Militar Joana Ribeiro Amed. Além disso o evento contou na abertura do desfile com a presença do Exército Brasileiro da 5ª Cia de Selva Destacada, do corpo de bombeiros, Moto taxistas e após as escolas teve ainda a participação do Grupo de Seguranças e das Fanfarras da Escola Kairala José Kairala (BAMPEC) e da Banda de Percussão de Assis Brasil.

No desfile desse ano cada escola municipal homenageou uma secretária, uma forma de mostrar os avanços que Epitaciolândia teve em cada pasta, alunos, professores e servidores passaram em frente ao palco oficial com faixas, temas e simbologias em alusão aos 32 anos do município.

O dispositivo oficial foi composto pelo anfitrião da festa Dr. Sérgio Lopes de Souza prefeito de Epitaciolândia acompanhado da Primeira Dama Alliny Saldanha, comandantes da Policia Militar, Exército Brasileiro, corpo de Bombeiros, Delegados, Secretários, vereadores e o Ex-prefeito Luiz Brandão Hassem como convidado especial.

Após o hasteamento dos pavilhões feito pelo prefeito e os comandantes da Policia Militar e Exército ao faze uso da palavra Sérgio Lopes destacou os avanços que o município teve nos últimos anos.

“Hoje é um dia de festa, dia de muita alegria, estamos aqui comemorando o 32º aniversário de Epitaciolândia, uma cidade pulsante que tem pressa em crescer, podemos destacar que nos últimos anos tivemos avanços muito importante em todas as áreas em especial na Educação e saúde, é um momento de gratidão a todos que com sua aguerrida força de vontade ajudam todos os dias na construção de lugar melhor para viver, parabéns minha amada Epitaciolândia, parabéns povo epitaciolandense. ” Pontou Sérgio Lopes.

Breve histórico da emancipação político-administrativa de Epitaciolândia

Exatamente em 28 de abril de 1992, depois de três tentativas através de plebiscito, Epitaciolândia foi proclamada cidade, deixando de ser a Vila Epitácio Pessoa que pertencia ao município de Brasiléia.

O nome Epitaciolândia é uma homenagem ao Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa.

Aos poucos a comunidade foi se desenvolvendo formando um pequeno vilarejo, onde foram instalados comércios, igrejas, escolas, etc. O que lhe deu estrutura para passar a categoria de vila, recebendo o nome de vila Epitácio Pessoa, isto por volta de 1958.

Seu desenvolvimento sócio-político-econômico se deu ao longo de vários anos, com a criação de escolas e instituições como: Sub-Delegacia, Sub-Prefeitura, instalação da 4ª Companhia Especial de Fronteira, fundação do Campo de Aviação, Posto de Fiscalização na Fronteira, expansão do comércio e organização política, etc.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Epitaciolândia, pela Lei Estadual n.º 1.026, de 28-04-1992. Alterado em seus limites, pela Lei Estadual n.º 1.061, de 09-12-1992, desmembrado de Brasiléia e Xapuri. Sede no atual distrito de Epitaciolândia (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

PREFEITOS

Teve seu primeiro prefeito eleito pelo voto popular. O Senhor José Ronaldo Pessoa Pereira, que governou o município pelos quadriênios de 1993 à 1996, e de 1997 à 1999. Foi comandado pelo Senhor Luiz Brandão Hassem, de 2000 à 2004. Teve como prefeito João Sebastião Flores, em 2005 José Ronaldo Pessoa Pereira foi reeleito e administrou o município por mais dois mandatos até o ano de 2012. De 2013 à 2016, André Luiz Pereira Hassem foi o prefeito, João Sebastião Flores foi novamente reconduzido ao cargo de prefeito e administrou Epitaciolândia de 2017 à 2020. Em 2021, Sérgio de Souza Lopes assumiu e é o prefeito atual de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Extra

Agricultura Familiar: Prefeitura de Brasileia apoia o produtor rural, entrega beneficiadora de arroz e inicia colheita de 500 hectares de milho

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia vem cada vez mais incentivando, valorizando e apoiando agricultura familiar ao longo da gestão da Prefeita Fernanda Hasse, são investimentos em várias áreas com apoio, mecanização, plantio, colheita, transporte (escoação da produção), implementos agrícolas e sessão de uso dos tratores para associações rurais.

Mais de 60 famílias só este ano foram beneficiadas com entrega de beneficiadora de arroz nas comunidades rurais do KM 52 ( Campo Verde), e KM 59 ( Reserva Extrativista Chico Mendes – Seringal Pinda).

E a Secretaria de Agricultura já celebra o início da colheita de 500 hectares de milho nessa primeira safra de 2024, fomentando o desenvolvimento rural e a geração de renda para os agricultores locais.

Para a Prefeita Fernanda Hassem essas ações demonstram o compromisso da gestão municipal em apoiar e valorizar a produção agrícola do município, promovendo a sustentabilidade e o crescimento econômico. Com iniciativas como essa, a comunidade rural de Brasileia só cresce, se fortalece e prospera a cada ano.

“Eu agradeço à prefeita Fernanda Hassem por ter contemplado a nossa comunidade com uma peladeira de arroz. Era um sonho da comunidade, estamos muito felizes”
Manoel Martins, presidente da Associação Pinda

Manoel Martins, presidente da Associação Pinda, agradeceu o benefício em nome da comunidade. “Eu agradeço à prefeita Fernanda Hassem por ter contemplado a nossa comunidade com uma peladeira de arroz. Era um sonho da comunidade, estamos muito felizes”, ressaltou.

A secretária municipal de Agricultura, Ana Kelly, destaca o compromisso da gestão com a comunidade. “Estamos aqui no km 59, ramal Pinda, fazendo a entrega de uma beneficiadeira de arroz. A prefeita Fernanda Hassem assumiu esse compromisso e hoje estamos fazendo essa entrega que é de grande importância para a comunidade”, destacou a secretária.

Comentários

Continue lendo

Extra

Justiça mantém condenado de envolvido em assassinato de ex-presidente do BANACRE

Publicado

em

A Justiça do Acre manteve em segunda instância a condenação de Vilmar Vieira de Souza, envolvido no assassinato do pecuarista e ex-presidente do BANACRE Mauro Braga.

Em novembro do ano passado o réu foi condenado a 19 aos e 3 meses pelo crime.

Consta na denúncia, que Vilmar Vieira, foi a responsável por contratar o pistoleiro Sardinha, o autor direto do crime.

Vilmar é acusado de ser o mandante do assassinato de Mauro.

A defesa do réu, recorreu da sentença a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

O advogado alegou que a decisão dos jurados foi contrária as provas do processo é pediu um novo júri ou a redução da pena.

A relatora do caso Denise Castelo Bonfim, negou os pedidos.

O voto da desembargadora foi acompanhado pelos demais membros da Câmara Criminal.

Pistoleiro Sardinha foi sentenciado em 2004, a 16 anos de prisão.

Com a decisão, em segundo instância, Vilmar Vieira, que mora no interior do estado de Goiás, pode ter a prisão preventiva decretada.

O pecuarista Mauro Braga foi assassinato com um tiro em 19 de dezembro de 2002.

O crime de pistolagem, aconteceu na porteira de uma das fazendas do ex-presidente do BANACRE.

Vilmar Vieira, só foi julgado, em novembro do ano passado, 21 anos após o homicídio e a exemplo dos outros réus também foi condenado.

Além de Vilmar Vieira também foram condenados Bodão a 16 anos de prisão, Sebastião Bento a 18 anos e Dinara Lobo a 12 anos. Já o pistoleiro Sardinha foi sentenciado em 2004, a 16 anos de prisão.

Comentários

Continue lendo

Extra

Reconhecimento: Ministério da Educação destaca formação de professores em Brasiléia através do programa Criança Alfabetizada

Publicado

em

Brasiléia, município localizado no Acre, tem se destacado pela sua adesão ao programa “Criança Alfabetizada”, uma iniciativa do governo federal que visa promover a alfabetização de crianças em todo o país. Mais de 100 alfabetizadores, professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram de uma formação intensiva, mostrando o comprometimento da gestão com a educação das crianças.

O programa tem como articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, e o coordenador municipal de ensino, Jesus Bispo, que também é coordenador regional do programa.

A secretária de Educação de Brasiléia, Francisca Oliveira, comentou sobre a importância da participação do município no programa. “A adesão da prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ao programa do governo federal é um compromisso da gestão em oferecer uma educação de qualidade para todas as nossas crianças. Esse é um passo essencial para garantir que nossos alunos tenham um futuro brilhante e promissor”, afirmou.

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu o avanço do programa em Brasiléia com a formação proporcionada aos educadores, que é parte de uma estratégia maior para melhorar a qualidade do ensino e assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

A iniciativa “Criança Alfabetizada” tem como objetivo principal reduzir o índice de analfabetismo infantil no Brasil, garantindo que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares.

A prefeita Fernanda Hassem enfatizou que este é apenas o começo de uma jornada de melhorias contínuas na educação de Brasiléia. “Estamos comprometidos em continuar investindo na formação de nossos educadores e na qualidade do ensino oferecido. Queremos que nossas crianças não apenas aprendam a ler e escrever, mas que se apaixonem pelo conhecimento e se tornem cidadãos preparados para o futuro”, pontuou.

Comentários

Continue lendo