Cotidiano
Seleção argentina leva erva-mate favorita de Messi para a Copa e gera polêmica
Marca do produto é brasileira e produzida no Rio Grande do Sul

Lance
Por Lance
A seleção argentina vive polêmica nas vésperas da Copa do Mundo do Qatar. Isso porque, a delegação do país foi flagrada levando erva-mate produzida em território brasileiro para o mundial. Desse modo, muitos torcedores criticaram o fato do produto não ser nacional.
O registro polêmico caiu nas redes através de uma foto publicada pelo atacante Nicolás Gonzáles. Na imagem, é possível ver uma grande quantidade da erva-mate da marca uruguaia Canarias, que é produzida pela empresa Baldo, localizada em Encantado, a 144km de Porto Alegre, no Brasil.
De acordo com a representante da marca, Larrisa Bagatini, o produto é o preferido do craque argentino Lionel Messi. Além disso, a auxiliar de marketing ainda destaca que esta não foi a primeira vez que jogadores argentinos tiveram contato com o produto brasileiro.
+ Com Mané na lista, Senegal divulga lista convocados para a Copa do Mundo
– Sabemos que o Messi sempre tomou Canarias, não é de agora. Não só ele, como a maioria dos jogadores uruguaios e argentinos consomem esse produto, porque é do padrão uruguaio. Na Copa de 2018, a assessoria do Messi já havia entrado em contato conosco para pedir a erva – comentou.
A polêmica explodiu após a publicação do ex-deputado argentino Luis Mario Pastori, contrário à importação do mate. Além disso, o político ainda cita o produto brasileiro na postagem.
+ Com 26 nomes, Holanda é convocada para Copa do Mundo do Qatar
– Insólito e inexplicável. Existem dezenas de marcas de erva-mate muito boas na Argentina, produzidas em Misiones e em Corrientes. Mas a Seleção leva ao Catar uma marca uruguaia. Há alguma explicação oficial? É quase uma provocação – protestou.
Luis Mario Pastori protesto
A repercussão do caso tomou duas vertentes. Ou seja, houve quem se posicionou contra ou a favor do posicionamento do ex-deputado. Após a polêmica, a Argentina estreia no mundial no dia 22 de dezembro, contra a Arábia Saudita, às 7h, horário de Brasília.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre intensifica campanha contra violência à mulher durante Expoacre

Em 2024, os índices de feminicídio reduziram 20%. Foto: Neto Lucena/Secom
O governo do Acre desenvolve, ao longo dos últimos anos, uma política contínua de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, com foco nos casos de violência doméstica e feminicídio. Em eventos de grande porte realizados no estado, campanhas educativas e intervenções artísticas vêm sendo utilizadas para sensibilizar a população e reforçar a importância da denúncia.
Como reflexo desse trabalho, os dados apontam avanços significativos. Em Rio Branco, os casos registrados de violência contra a mulher reduziram em 50%, enquanto, em todo o estado, a queda foi de 37,5%. Já os casos de feminicídio diminuíram em 20% entre 2023 e 2024. Esses resultados são fruto da atuação integrada da Patrulha Maria da Penha, que acompanha mulheres em situação de risco, e das ações educativas coordenadas pela Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria da Mulher (Semulher).
Na 50ª edição da Expoacre, que ocorre entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, o governo intensifica sua campanha com uma programação especial voltada à prevenção da violência de gênero. Intervenções visuais, informativas e ações presenciais serão realizadas durante as nove noites do evento, em locais estratégicos do parque de exposições, com o objetivo de reforçar as consequências legais para os agressores e incentivar as denúncias.
Na quinta-feira, 24 de julho, durante reunião com assessores de comunicação e jornalistas do governo, realizada na Biblioteca Pública, a Secom apresentou os materiais que serão utilizados ao longo da feira. Entre eles estão banners, outdoors, avatares digitais, vídeos e peças para redes sociais, que poderão ser adaptados por cada secretaria estadual de acordo com seus públicos e canais de atuação.

Ação de abordagem educativa e entrega de material informativo sobre a violência contra a mulher. Foto: Kauã Oliveira/Semulher
No dia 1º de agosto, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, fará a abertura oficial da campanha Agosto Lilás, no estande da secretaria, marcando simbolicamente o mês em que foi criada e sancionada a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semulher, Laura Sousa, a presença das campanhas na Expoacre é estratégica para alcançar o maior número de pessoas. “Queremos zerar o feminicídio no Acre, e para isso estaremos em todos os espaços da feira: na cavalgada, no rodeio, no estande, nas áreas de circulação e com vídeos institucionais sendo exibidos ao público”, afirmou.

Diretora de Políticas para Mulheres, Laura Sousa, ressalta compromisso da Semulher em promover atendimento às vítimas de violência. Foto: Rebeca Martins/Semulher
Ao longo do evento, o público será impactado por conteúdos que abordam, de forma clara e direta, os perigos da violência doméstica, os canais de denúncia e a importância da proteção às vítimas. A iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre com a promoção da igualdade de gênero, o combate à impunidade e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Comentários
Cotidiano
Campo Grande e PSC vencem no Campeonato Estadual Sub-17

Foto Matheus Gadelha: Torneios estão na reta final da primeira fase
Duas partidas movimentaram nessa quarta, 23, no ginásio do Sesc, a primeira fase do Campeonato Estadual de Futsal Masculino Sub- 17. O Campo Grande derrotou o Castello por 5 a 1 e confirmou a classificação para as quartas de final. O PSC, classificado, venceu o João Eduardo por 5 a 3 e manteve a liderança do grupo A com 15 pontos.
Jogo paralisado
O Rio Branco vencia o Villa por 4 a 3 aos 10 minutos do segundo tempo quando a partida do Campeonato Estadual Sub-20, no masculino, foi paralisada. Um atleta do Villa passou mal e uma ambulância do SAMU foi chamada para realizar o atendimento. Os dirigentes e técnicos decidiram não terminar o jogo.
Sub-20 feminino
No confronto isolado do Campeonato Estadual Sub-20, no feminino, o Café com Leite/Porto Acre derrotou o Villa por 3 a 1.
Comentários
Cotidiano
Saerb informa intervenção na parte elétrica da ETA 2 na capital

Screenshot
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou que será necessária uma paralisação temporária na Captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 nesta quinta-feira (24). A medida é motivada por obras de reforma na unidade e tem como objetivo garantir a segurança da equipe técnica durante os trabalhos.
Segundo o comunicado oficial, a intervenção ocorrerá na parte elétrica do sistema, com a interligação dos cabos das novas bombas de captação e a substituição de um tubo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Durante o período de manutenção, o abastecimento de água poderá ser interrompido em algumas regiões da capital acreana.
A expectativa do Saerb é concluir os serviços até o final do dia, com o restabelecimento do fornecimento de água de forma gradual. A autarquia reforçou que a obra segue em ritmo acelerado, com foco na melhoria da estrutura do sistema de abastecimento da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.