Geral
Secretário vê pico da pandemia, faz apelo de isolamento e lista recomendações para enfrentar COVID
O secretário de Saúde, Alysson Bestene, afirmou em suas redes sociais que a partir de hoje o Acre entra no chamado pico da infecção por covid.

O secretário espera que, depois que tudo passar, é possível voltar melhor. “Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!”
A Tribuna
O secretário estimou que, os próximos 30 dias, no mínimo, segundo os especialistas, serão de muita dor, de muitas perdas.
Para Bestene, só há um remédio para tentar diminuir tudo isso: realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Ele apela para que converse com os amigos e familiares, para que se evitem visitas, não colocando a vida de parentes e amigos em risco.
Para o responsável pela saúde no Acre, o contágio é gigantesco e pode vir no ar, por meio de tosse, espirros de pessoas sem proteção, solas de sapatos, sacolas de supermercados, embalagens e outros focos.
“Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares”, pede o secretário. Ele pretende que o Acre tenha, nos próximos dias, a maior taxa de isolamento social do Brasil. Pede o compartilhamento da mensagem em redes sociais, que cada um cuide da higiene pessoal, lavando as mãos sempre e se evite tocar no rosto.
Com fé em Deus, o secretário espera que, depois que tudo passar, é possível voltar melhor. “Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!”, afirma
Eis as recomendações do secretário de Saúde e dos profissionais da área à população
Devido ao colapso no Sistema de Saúde do Brasil, nós – profissionais da saúde – preparamos esta mensagem para a população, caso você não queira logo arriscar ir a um hospital.
Os sintomas aparecem á partir do 3º dia depois do contágio(sintomas de virose).
1ª fase;
- Dor no corpo
- Dor nos Olhos
- Dor de cabeça
- Vômito
- Diarreia
- Coriza ou congestão nasal
- Moleza
- Ardor nos Olhos
- Ardor ao urinar
- Sensação febril
- Garganta arranhada
Importantíssimo contar os dias de sintomas: 1º, 2º, 3º.
- agir antes da febre aparecer.
- Não esperar a febre chegar para tomar o antibiótico indicado pelo médico .
- Atenção, é muito importante a ingestão de bastante líquido, em especial a água purificada. Beba bastante água para não deixar a garganta seca e para ajudar a limpar os Pulmões.
2ª fase; (do 4º ao 8º dia) inflamatória.
- Perda do paladar e/ou olfato
- Cansaço aos mínimos esforços
- Dor no tórax(caixa torácica)
- Aperto no peito
- Dor na região lombar(na região dos Rins)
- O vírus ataca as terminações nervosas;
- A diferença entre cansaço e falta de ar:
- Falta de ar, é quando a pessoa está sentada – sem fazer nenhum esforço – e lhe falta ar;
- Cansaço, é quando a pessoa se movimenta pra fazer algo simples e se sente cansada.
Precisa-se de muita hidratação e vitamina C.
O Covid-19 se liga ao Oxigênio – portanto – a qualidade do sangue fica ruim, com menos oxigênio.
Se você tiver com tosse, tome algum Xarope para tosse (recomendo o Acetilcisteína Xarope e envelope).
3ª fase – cura
- No 9º dia entra a fase de cura, que pode ir até o 14º dia(convalescência).
- Não atrasar o tratamento, quanto mais cedo, melhor!
Boa sorte á todos!
Melhor guardarmos estas recomendações, prevenir nunca é demais!
Conselho de hospitais de isolamento, podemos fazer em casa.
- Medicamentos que são tomados em hospitais de isolamento;
- Vitamina C-1000
- Vitamina E (E)
- De 10:00am à 11:00am, sente-se ao Sol por 15 a 20 minutos
- Refeição de Ovo uma vez
- Descansar e dormir – no mínimo – de 7 a 8 horas
- Beber 1 litro e meio de água, diariamente
- Todas as refeições devem ser quentes (não frias). Isto é tudo o que fazemos nos hospitais para fortalecer o sistema imunológico.
Observe que o pH do Coronavírus varia de 5,5 a 8,5.
Portanto – tudo o que precisamos fazer – para eliminar o vírus é consumirmos mais alimentos alcalinos, acima do nível de acidez do vírus.
Tais como;
- Bananas, Limão verde → 9,9 pH
- Limão Amarelo → 8,2 pH
- Abacate – 15,6 pH
- Alho – 13,2 pH
- Manga – 8,7 pH
- Tangerina – 8,5 pH
- Abacaxi – 12,7 pH
- Agrião – 22,7 pH
- Laranjas – 9,2 pH
Como saber que você está com o Covid-19?!
- Comichão na garganta
- Garganta seca.
- Tosse seca
- Alta temperatura
- Falta de ar
- Perda do olfato e paladar
NÃO guarde essas informações apenas para si mesmo, forneça à toda sua família e amigos.
Comentários
Geral
Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Reprodução/NSC Total
Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.
Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.


Você precisa fazer login para comentar.