Conecte-se conosco

Acre

Secretaria de Assistência Social e Ministério Público do Acre debatem ações para pessoas em situação de rua

Publicado

em

Os desafios na construção e implementação de políticas públicas, com foco nas pessoas em situação de rua, foram tratados pela vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, com o procurador-geral de Justiça do Estado do Acre, Danilo Lovisaro, nesta terça-feira, 9, na sede do Ministério Público (MPAC), em Rio Branco.

Mailza reforçou importância da parceria entre instituições para fortalecer ações em prol de pessoas em situação de rua. Foto: Felipe Freire/Secom

Mailza reforçou que tem trabalhado com diálogo e parceria entre as instituições, entre elas o Tribunal de Justiça, defensoria públicas do Estado e da União, e que esse alinhamento se amplia na construção dessas políticas, trazendo benefícios concretos à população, principalmente os mais vulneráveis. A gestora afirmou ainda que a sua gestão à frente da pasta está à disposição do Ministério Público, para a implantação de pautas sociais.

No encontro, Lovisaro apresentou a proposta de adesão do governo do Estado e Ministério Público ao Plano Nacional Ruas Visíveis – pelo Direito ao Futuro da População em Situação de Rua, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de implementar a Política Nacional para a População em Situação de Rua, combatendo a fome e a miséria no país.

O plano contempla medidas que serão desenvolvidas a partir de sete eixos: assistência social e segurança alimentar; saúde; violência institucional; cidadania, educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção e gestão de dados.

Adesão do governo do Acre ao Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua foi tratada com o Ministério Público do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

“Agradeço ao doutor Danilo, que se colocou à disposição. Vamos aderir e assinar esse programa do governo federal que vem nos apoiar, ajudar a tomar providências quanto a essa situação, que é responsabilidade nossa. Assumimos aqui um compromisso conjunto de trabalhar essa política pública e dar um resultado o mais rápido possível à nossa população em situação de rua. Dar acolhimento e cuidar é trazer dignidade para essas pessoas e suas famílias, e o MP também dialoga com esse objetivo”, destacou Mailza.

O promotor de Justiça e Direitos Humanos do MPAC, Thalles Ferreira, informou que nos dias 17, 18 e 19 de julho, membros do Ministério de Defesa dos Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Política Nacional Para População em Situação de Rua, em consonância com a Política Nacional para População em Situação de Rua, estarão no Acre para uma série de atividades.

Promotor de Direitos Humanos salienta importância da adesão do governo do Estado à Política Nacional para a População em Situação de Rua, do governo federal. Foto: Felipe Freire/Secom

A equipe irá visitar o Centro Pop (Unidade de Acolhimento Dona Elza), em Rio Branco, participar do diálogo de demandas da população em situação de rua e promover capacitação das equipes do Estado e Município para execução do Plano Ruas Visíveis e adesão do governo do Acre à iniciativa.

“Cuidar da população de rua também é um compromisso do governo do Acre, e a colaboração, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, é mais um passo importante para acolher essas metas que estão no plano nacional. Os municípios também devem aderir, para que possam obter recursos e executar ações necessárias à implementação dessa política pública para a população em situação de rua. Estamos trabalhando em parceria pela dignidade das pessoas”, observou Lovisaro.

Também estavam presentes na reunião a promotora de Justiça Marcela Osório e o coordenador da População em Situação de Rua da SEASDH,  Álvaro Mendes.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois assaltos à mão armada em sequência deixam moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Crimes ocorreram em curto intervalo de tempo e levantam suspeita de ligação; motocicletas roubadas foram recuperadas

Uma sequência de assaltos à mão armada registrada na noite deste domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro em estado de alerta, especialmente nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo. As ações criminosas ocorreram em um curto intervalo de tempo e levantaram suspeitas de possível ligação entre os casos. Apesar da tensão, as motocicletas roubadas foram posteriormente recuperadas.

O primeiro caso aconteceu por volta das 20h, na rua do extinto Parque Ecológico, no bairro Thaumaturgo. De acordo com informações, a vítima havia ido até a casa do sogro, que se recupera de um procedimento cirúrgico, para que sua esposa realizasse um curativo. Durante esse período, a motocicleta foi deixada estacionada na beira da rua.

Em poucos minutos, criminosos invadiram o quintal da residência, surpreenderam a vítima e a renderam sob ameaça de arma de fogo, apontada diretamente para a cabeça. Os assaltantes exigiram a chave do veículo e também levaram a carteira com uma quantia em dinheiro. A motocicleta roubada é uma Honda Bros 160, de cor branca com detalhes em vermelho, placa QLZ7G22. Após a ação, os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado.

Pouco tempo depois, por volta das 20h30, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão. Desta vez, os criminosos invadiram a residência de uma professora, onde renderam as vítimas e subtraíram diversos bens. Entre os itens levados estão uma motocicleta Honda Biz de cor branca, um aparelho celular do tipo iPhone, além de outros objetos pessoais.

A proximidade de horário e o modo de atuação dos criminosos aumentaram a preocupação dos moradores e levantaram a hipótese de que os crimes possam ter sido praticados pelo mesmo grupo. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial sobre a ligação entre os casos, nem sobre a identidade dos suspeitos.

Apesar disso, as duas motocicletas roubadas nas ocorrências foram recuperadas, o que traz um alívio parcial às vítimas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias das recuperações.

As autoridades policiais seguem investigando os casos, com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas aos crimes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criminosos arrombam supermercado e furtam mercadorias em Tarauacá

Publicado

em

Estabelecimento foi invadido durante a madrugada; prejuízo ainda está sendo calculado pelo proprietário

Criminosos invadiram e furtaram mercadorias do Supermercado Maria Clara, localizado nas proximidades do Mercado Público de Tarauacá, na madrugada desta segunda-feira (23).

De acordo com as informações, indivíduos encapuzados arrombaram o estabelecimento e levaram bebidas e outros produtos. O crime ocorreu com o local fechado, o que facilitou a ação dos suspeitos.

O proprietário do supermercado, identificado como Cleumar, ainda realiza o levantamento dos prejuízos. Até o momento, não há estimativa do valor das perdas.

A Polícia foi acionada e iniciou as investigações para identificar os autores. Imagens de câmeras de segurança da região devem auxiliar no trabalho das autoridades.

O Supermercado Maria Clara já havia sido alvo de arrombamento anteriormente, o que aumenta a preocupação de comerciantes da área central com a recorrência desse tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo