fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rotatória é inaugurada em Cruzeiro do Sul após articulação do MPAC

Publicado

em

Foi inaugurada na última sexta-feira (05), em Cruzeiro do Sul, uma rotatória em frente à sede do 61º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), no entroncamento das Avenidas Copacabana e 25 de Agosto. A obra foi entregue após a instauração de um procedimento e articulação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá, que buscou resolver os problemas de acidentes de trânsito e alagamentos devido à ausência de escoamento das águas pluviais no local.

No procedimento, foi destacada a quantidade de acidentes na região, que registrou 45 sinistros de trânsito entre 2019 e 2023, segundo dados do Detran. O promotor de Justiça responsável à época, Iverson Bueno, que assinou o documento e acompanhou as diligências e reuniões, apontou como maiores desafios da obra o deslocamento da rede elétrica com postes e novos transformadores, tarefa realizada pela Energisa, e o escoamento das águas pluviais.

Para a solução do problema, foram requisitadas informações e realizadas reuniões com o setor de obras da Prefeitura Municipal, Detran, Energisa e comando do 61º BIS do Exército Brasileiro. Todos demonstraram interesse na construção da rotatória para melhorar o fluxo do trânsito na região e na canalização das águas pluviais, um problema crônico do entroncamento.

Com o projeto elaborado pela equipe de engenharia do Detran e após reuniões e articulações, a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul firmou convênio com o Estado do Acre para a execução da obra. O promotor de Justiça Iverson Bueno exaltou a melhoria no urbanismo e trânsito do município com o esforço conjunto das instituições para a entrega da rotatória.

“Essa obra representa não apenas uma melhoria no urbanismo no seu aspecto estético da cidade de Cruzeiro do Sul, mas principalmente a segurança viária dos pedestres e condutores de veículos automotores, pois além do fluxo intenso, era um dos entroncamentos mais perigosos, com elevado número de sinistros”, afirmou o promotor.

Foto: Secom/Governo do Acre

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Ação conjunta entre as polícias de Xapuri prende idoso por favorecimento da prostituição de adolescente

Publicado

em

Os policiais ao chegarem ao local informado pela denunciante, bateram na porta, ocasião em que a adolescente, ainda seminua, a abriu. O idoso foi flagrado em cima da cama completamente despido.

A Polícia Civil e Polícia Militar de Xapuri prenderam um idoso de 79 anos em flagrante, no dia de ontem, segunda-feira (22), por exploração sexual contra uma adolescente. A ação se deu após uma denúncia anônima recebida pela PC do município 

Com assessoria

Na noite de segunda-feira, 22, após denúncia anônima recebida pela Polícia Civil do Acre (PCAC) em Xapuri, os agentes prenderam em flagrante um idoso de 79 anos praticando exploração sexual de uma adolescente. A ocorrência contou com o apoio da Polícia Militar do município.

Ao chegarem ao local informado pela denunciante, os policiais bateram na porta, ocasião em que a adolescente, ainda seminua, a abriu. O idoso foi flagrado em cima da cama completamente despido.

De imediato foi dada voz de prisão ao idoso, o qual, juntamente com a adolescente, foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.

A Delegada de Polícia Civil em Xapuri, Dra. Michelle Boscaro, ouviu a adolescente na presença do Conselho Tutelar, bem como o idoso, ratificando a voz de prisão em flagrante pelo crime previsto no artigo 218-B, § 2º, inciso I, do Código Penal.

“Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone:
(…)
§ 2o Incorre nas mesmas penas:
(…)
I – quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo”.

O processo de investigação criminal iniciado pelo Auto de Prisão em Flagrante será concluído no prazo de 10 (dez) dias para o Poder Judiciário, nos termos do artigo 10, caput e § 1º, do Código de Processo Penal.

A delegada Boscaro enfatizou as ações conjuntas das duas instituições acerca da proteção à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“As Polícias Civil e Militar no município, vem combatendo de maneira enérgica qualquer tipo de violência contra mulheres e adolescentes. Ressalto que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e vem sendo apuradas nos rigores da lei”, disse a delegada. Michelle Boscaro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sebrae no Acre apoia realização do Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas

Publicado

em

Evento irá reunir mais de 150 artistas de diferentes nichos

De 25 a 28 de julho, no Ginásio Poliesportivo do bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, acontece o Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas. Com participação de aproximadamente 150 artistas, o evento irá reunir grafiteiros, poetas, dançarinos, artistas, músicos e o público geral de todo o país.

Parceiro do evento, o Sebrae atuará no desenvolvimento dos pequenos negócios e na estruturação do festival, além de promover as atividades de Economia Criativa e a Economia Solidária na capital acreana.

Nos quatro dias de festival, será promovido para a comunidade: shows, apresentações culturais, atividades de assistência social e espaço interativo para crianças.

De acordo com o gestor de Artesanato, Turismo e Cultura do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o papel da instituição no evento é promover acesso à cultura. “A ideia é que o Sebrae possa levar atividades para bairros distantes e bairros onde é mais difícil ter acesso a cultura e lazer, e com isso fazer com que as pessoas entendam que essas atividades caminham junto ao empreendedorismo”.

O mutirão de graffiti, com diversos coletivos artísticos, irá promover a revitalização do espaço poliesportivo através da arte. Além disso, a programação conta com o Campeonato Nacional de Poesia Falada – Central de Slam -, com 20 poetas de todas as regiões do Brasil, inédito no estado do Acre.

José Alberto, conhecido como Junior TRZ, é produtor e idealizador do Acre Graffiti. Para ele, é de extrema importância que instituições como o Sebrae apoiem e desenvolvam eventos junto à comunidade. “Esse apoio é muito importante porque dá mais visibilidade em relação ao setor privado, dá uma expertise de como nos portar nesse mundo das produções e garante que a gente consiga realizar mais edições.”

O evento é aberto ao público, para participar, é necessário realizar inscrição via formulário até a quinta-feira (25).

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher com câncer pede ajuda a Gladson durante convenção

Publicado

em

Durante a convenção partidária realizada na noite de segunda-feira, 22, Vânia Maria de Azevedo procurou o governador Gladson Cameli (PP) para pedir ajuda no seu tratamento contra um câncer recém-descoberto.

Segundo a equipe do governo, a mulher conversou com Gladson por alguns minutos e, bastante emocionada, solicitou auxílio. “A senhora procurou o governador buscando auxílio para um tratamento de saúde. O gabinete do governador já está cuidando disso”, informou a assessoria do governo.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador é visto dando toda a atenção necessária à mulher e, segundo relatos, teria garantido ajuda para que ela possa realizar seu tratamento.

A gestão adiantou que está tomando todas as providências necessárias para atender a demanda.

VEJA O VÍDEO:


Comentários

Continue lendo