Geral
Sebastião Viana jurou cuidar bem do Acre nos próximos quatro anos
Com informações do ac24horas
“Prometo cumprir as constituições, preservar as leis e promover o bem geral do povo acreano”. Com esse juramento constitucional o governador Sebastião Viana e sua vice Nazaré Araújo foram empossados nos primeiros minutos desta quinta-feira, dia 01 de janeiro de 2015, no momento da queima dos fogos da virada de ano.
Momentos antes da posse, Sebastião falou com a imprensa e disse que vai conduzir o Acre com metas principalmente na economia e no desenvolvimento social.
O petista lembrou que 2015 é um ano de aperto e ajustes fiscais, porém lembrou que o papel dele “é o controle fiscal adequado e firme”.
“Quero conduzir o Acre cada vez mais com um esforço de simplicidade, trabalhando cada vez mais próximo das pessoas. O ano que vem é um ano de austeridade, um ano de ajustes. Nós temos uma Europa saindo de um coma econômico vamos dizer, a América Latina também, e o Brasil com suas dificuldades. E o meu papel é o controle fiscal adequado e firme”, disse.
Sebastião Viana também comentou a relação com a Aleac, onde ele terá o apoio certo de 15 deputados, contra 9 da oposição. O governador destacou ainda que todo governo vive de alianças e não descarta alianças com oposicionistas para governar o Acre.
“Nós já estamos com 15 e com diálogos podemos chegar a 17 e quem sabe 18 apoiadores demais. Isso é apoio demais. A boa conversa, o café. Governar hoje é democracia e política de aliança”.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Elson Santiago, que se despede do parlamento, se disse feliz por estar empossando o “amigo Tião Viana”. Foi o último importante ato no comando dele na Casa.
“É com muito carinho e muito orgulho que estamos aqui para dar posse ao nosso amigo Tião Viana como governador do Acre e a nossa amiga Nazaré Araújo”, destacou.
Após um rápido discurso, de pouco mais de três minutos, do governador Sebastião Viana, Elson Santiago encerrou a sessão. Apressado, Sebastião Viana seguiu direto para o aeroporto de Rio Branco, de onde embarcou em voo comercial para Brasília para acompanhar ainda hoje a posse da presidente reeleita Dilma Rousseff.
Comentários
Geral
Operação Mulheres mobiliza Polícia Civil para cumprimento de mandados e responsabilização de agressores
A Polícia Civil do Acre (PCAC) deflagrou nesta quinta-feira, 19, a Operação Mulheres, ação integrada de enfrentamento à violência de gênero, alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio e coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A iniciativa, que vai até o dia 5 de março, marca o reforço operacional nas delegacias especializadas da capital e do interior, com foco na ampliação do atendimento e na efetividade das medidas de responsabilização dos agressores.

Como parte da estratégia, a instituição reforçou o efetivo de profissionais nas delegacias de Tarauacá e Sena Madureira, além das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, garantindo maior celeridade e acessibilidade no registro e processamento das ocorrências. A medida visa assegurar atendimento humanizado às vítimas, além de acelerar a instauração e conclusão de inquéritos policiais e outros procedimentos correlatos vinculados à operação.
Durante o período de execução da operação, a Polícia Civil atua de forma concentrada no cumprimento de mandados de prisão em aberto relacionados a crimes de violência doméstica e familiar, feminicídio, estupro, lesão corporal no âmbito familiar, descumprimento de medidas protetivas de urgência, violência psicológica, ameaça e perseguição. Também estão entre as ações a lavratura de autos de prisão em flagrante delito, representações por medidas cautelares, cumprimento de mandados de busca e apreensão, além da intensificação das investigações.
Outro eixo estratégico da operação é o acompanhamento e a formalização das denúncias recebidas por meio do Ligue 180. A Polícia Civil do Acre mantém interlocução institucional para informar o Ministério das Mulheres acerca do tratamento dado às denúncias encaminhadas, reforçando a transparência e a integração entre os órgãos que compõem a rede de proteção.
Além das medidas repressivas, a operação contempla ações educativas e palestras voltadas à conscientização, especialmente do público masculino, com o objetivo de prevenir a reincidência e promover uma mudança cultural no enfrentamento à violência de gênero.
A representante institucional de Políticas Públicas de Proteção a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Acre, delegada Juliana De Angelis, destacou a importância da mobilização integrada.
“Estamos transformando uma data simbólica em um marco de ação concreta. O reforço nas delegacias, especialmente nas DEAMs de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, garante atendimento mais ágil e humanizado às vítimas. Paralelamente, atuamos com rigor na responsabilização dos agressores, seja por meio de prisões em flagrante, cumprimento de mandados ou representações por medidas cautelares. Nosso compromisso é salvar vidas, interromper ciclos de violência e assegurar que cada denúncia recebida, inclusive pelo Ligue 180, tenha resposta efetiva do Estado”, afirmou a delegada.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Ieptec segue com inscrições abertas para os cursos de camareira e confeiteira até sexta
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) continua com inscrições abertas para o público feminino de Rio Branco, nos cursos de qualificação profissional em camareira e confeiteira. As matrículas podem ser realizadas presencialmente até sexta-feira, 20.
São 20 vagas para o curso de camareira e 20 para o curso de confeiteira, ambas qualificações do programa Mulheres Mil, do governo federal. São oportunidades destinadas, prioritariamente, para mulheres (cis e transgênero) que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Para participar da seleção, a interessada precisa ter a partir de 16 anos e apresentar cópias do RG e CPF, comprovantes de residência e do extrato bancário, além do cadastro do credor, sendo que este último é solicitado na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
O curso de camareira será realizado na Escola de Gastronomia e Hospitalidade, na Cidade do Povo, e o de confeiteira, sofreu alteração no endereço, como explica Kattiúcia Fernandes, coordenadora da ação: “Pensando em oferecer um melhor atendimento às nossas alunas, optamos por executar o curso de confeiteira no nosso centro Roberval Cardoso, localizado no bairro Aeroporto Velho. Desta forma, será mais uma comunidade alcançada pelo Ieptec”.

Segundo o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, o apoio do governo do Acre à educação profissional e tecnológica tem proporcionado grandes avanços ao Ieptec: “Graças aos esforços do governador Gladson Camelí, da nossa vice-governadora, Mailza Assis, e dos nossos parceiros, o Ieptec já disponibilizou mais de 400 vagas em cursos e oficinas à população do Acre, só em 2026. Seguiremos avançando com esse apoio e união em prol da capacitação do nosso povo”, confirmou o gestor.

O local de inscrição é na escola de gastronomia e de hospitalidade, localizada na rua Afif Arão, s/n, Cidade do Povo, cujo atendimento se dá no horário das 8h às 16h. Já o Cept Roberval Cardoso, local de matrículas e aulas do curso de confeiteira, está localizada na rua Rio Grande do Sul, 2600, Aeroporto Velho (antigo Ifac), e atende das 8h às 16h.
Os cursos iniciarão no dia 23 de fevereiro. As aulas serão das 17h30 às 20h30, e cada curso terá duração de 3 meses.
The post Ieptec segue com inscrições abertas para os cursos de camareira e confeiteira até sexta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Durante o Carnaval, Polícia Civil recupera carro roubado e cumpre mandado de internação contra investigado por latrocínio
Durante o período carnavalesco, a Polícia Civil do Acre (PCAC) intensificou as ações de combate à criminalidade em Cruzeiro do Sul e, por meio do Núcleo Especializado de Investigação de Crimes Patrimoniais (Nepatri), recuperou um veículo roubado e cumpriu mandado de internação contra um adolescente investigado por roubos e latrocínio.

Na noite de domingo, 15, a equipe do Nepatri localizou um veículo modelo VW/CrossFox GII que havia sido roubado na cidade. O automóvel foi encontrado na Rua Gilvan Macedo, no bairro São José, após informações indicarem que o carro teria sido abandonado pelos criminosos.
De acordo com as investigações, a vítima foi rendida por três indivíduos no bairro João Alves. Além de outros objetos, os suspeitos subtraíram o veículo, posteriormente recuperado pelos policiais civis. O carro foi removido para a Delegacia Geral para preservação e realização de perícia. As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar os autores do crime.
Já na segunda-feira, 16, ainda dentro das ações reforçadas do período carnavalesco, a Polícia Civil cumpriu mandado de internação em desfavor do adolescente identificado pelas iniciais E.C.S.S., em razão do descumprimento de medidas socioeducativas anteriormente impostas pela Justiça.

Conforme apurado pela unidade especializada, o menor é apontado como autor de diversos atos infracionais análogos ao crime de roubo majorado, praticados com emprego de arma de fogo. Ele também é investigado por envolvimento em ato infracional análogo ao crime de latrocínio ocorrido no bairro Cruzeirão, em Cruzeiro do Sul.
Após o cumprimento do mandado, o adolescente foi apreendido e encaminhado à unidade competente, onde permanece à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL


Você precisa fazer login para comentar.