fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Saúde de Brasiléia recebe prêmio pelo trabalho desenvolvido através do NASF

Publicado

em

Prefeitura atende mais de 1500 pessoas por mês com o programa

Por Eldson Júnior – SECOM/PMB

O município de Brasiléia mais uma vez foi destaque estadual, desta vez através das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que realiza importante trabalho com as famílias do município. Os NASFs foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, e ampliar a oferta de saúde na rede de serviços, assim como melhorar a resolutividade, a abrangência e o público alvo das ações.

Com total apoio da Prefeitura de Brasiléia, o NASF dispõe de equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família conta com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga e profissionais de educação física.

Programas desenvolvidos na cidade e premiação

Atualmente o NASF desenvolve vários programas com a população de Brasileia como o Programa Cuidando da Saúde do Servidor, que diariamente realiza atividades físicas com servidores e a população em geral ao ar livre, com zumba e funcional, grupo de práticas corporais “viver bem”, visitas domiciliares, dentre outros. Esses programas atendem mais de 1500 pessoas mensalmente, que se beneficiam com atividades e ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

O trabalho realizado pelo NASF de Brasileia foi destaque na primeira amostra de experiência exitosas do estado, com participação de todos os municípios do Acre, intitulado “Acre aqui tem SUS”, onde o município foi reconhecido e premiado com três experiências exitosas (Projeto de Implantação de Fitoterápicos, Programa Cuidando da Saúde do Servidor e Vida Saudável – Grupo de Prevenção e Tratamento da Obesidade), onde seriam premiadas as três primeiras experiências por regional de saúde.

Brasiléia ficou em 1º lugar da Regional de Saúde do Alto Acre, com o Grupo de Prevenção e Tratamento da Obesidade, além do 3º lugar a nível estadual, levando premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 reais para o autor. Ainda aguarda a confirmação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS/AC), onde o programa poderá ser apresentado no Congresso Nacional em Brasília.

Profissionais agradecem reconhecimento

O nutricionista da equipe Douglas Vieira, autor do projeto premiado destaca o reconhecimento. “Isso só tem a contribuir com os serviços que já são realizados pela equipe NASF. Sabemos que para esse trabalho ser desenvolvido, tem toda uma equipe por trás que compõe, para dar suporte. Então só temos a melhorar ainda mais, porque esse é um reconhecimento que vem juntamente com o Ministério da Saúde, para que as atividades continuem a ser executadas e que esse incentivo seja para melhorar ainda mais, e a população só tem a ganhar” disse o nutricionista.

Vandico Lopes, coordenador do NASF no município destaca que o empenho da equipe foi importante para o reconhecimento. “Eu, enquanto coordenador só tenho a agradecer a equipe, porque esse não é um trabalho só da coordenação, envolve todos os profissionais. E também não podemos deixar de ressaltar o apoio da gestão, da nossa prefeita, Fernanda Hassem que sempre tá nos apoiando. Então quando uma equipe tem o apoio de toda gestão, os resultados vêm, onde o NASF de Brasiléia é destaque. Esse é um motivo de honra pra todos nós da equipe de atenção básica do município”, destaca o coordenador.

O secretário de Saúde, Francisco Borges, destaca o empenho da equipe e o apoio da prefeita Fernanda Hassem para a realização do trabalho desenvolvido com a atenção básica de saúde no município. “Para nós é motivo de grande satisfação receber essa premiação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso município pelas pessoas que mais precisam. A prefeita Fernanda é grande incentivadora do nosso trabalho e sua orientação é para que a saúde seja para todos. Não é somente pela premiação, nossa satisfação é ver que a população está contente com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde e NASF”, finaliza o secretário.

Participantes dos programas confessam que mudaram de vida

Participante da Vida Saudável – Grupo de Prevenção e Tratamento da Obesidade, Erisnete da Silva Campos, destaca a elevação da autoestima ao ingressar no grupo, “eu achava melhor estar em casa, sozinha não procurava ajuda. As pessoas falavam em depressão e eu pensava que era doença de rico por não ter conhecimento. Meu sonho é emagrecer, e comecei a participar. Graças a Deus hoje em dia já to bem melhor, consigo sair, conversar e sorrir. Mas antes só queria estar em casa”, confessa a participante.

Francisca Gomes de Souza, que participa desde o início do Programa Cuidando da Saúde do Servidor, se diz bem melhor com as práticas de exercícios que faz diariamente, “depois que entrei no programa eu tive cem por cento de melhora. Porque antes de entrar no programa eu fazia pilates, gastava bastante. Pois, quando não fazia, eu não conseguia levantar da cama, eram muitas dores. Desde quando iniciou o programa, em 2017, eu não parei mais. Eu quero agradecer em nome de todos à prefeita Fernanda Hassem pela iniciativa, ao professor Vandico pelo empenho, eu agradeço muito!”, finaliza a participante.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo