Cotidiano
Reservas decepcionam e Brasil encerra fase de grupos com derrota para Camarões

OGol
Seguindo o exemplo de França e Portugal, a seleção brasileira foi mais uma sofrer ao utilizar o “time reserva”. Já classificado, o selecionado comandado por Tite encarou a valente seleção de Camarões, no Lusail, e, sem conseguir aproveitar as oportunidades, foi castigado no fim: 1 a 0. O gol foi marcado por Aboubakar.
Apesar da derrota, o Brasil se manteve na primeira posição do grupo G, com seis pontos, e vai encarar a surpreendente seleção da Coreia do Sul nas oitavas de final. Do outro lado, com quatro, Camarões fica com o terceiro posto da chave e se despede de forma honrosa do Mundial.
Brasil tem volume, mas não marca
Sem a presença dos titulares, Tite apostou na velocidade de Antony e Gabriel Martinelli pelas pontas. A proposta funcionou nos primeiros minutos. Com intensidade, o time brasileiro pressionou, encontrou espaços, mas não foi feliz nas tomadas de decisão no último terço.
Além da intensidade pelos lados, a equipe brasileira também incomodou com Rodrygo, que quebrou linhas pelo meio e amarelou o sistema defensivo camaronês. O volume foi grande, mas as grandes oportunidades foram poucas.
Na melhor delas, aos 13, Gabriel Martinelli recebeu lançamento na área e, livre de marcação, testou firme, obrigando Epassy a fazer uma excelente defesa. Do outro lado, Camarões, mesmo contando com uma linha de quatro atacantes, marcou em bloco baixo e fez o possível para frear o ímpeto brasileiro.
Já na reta final, os Leões Indomáveis aproveitaram um momento de desatenção da defesa canarinho e quase surpreenderam. Aos 47, Mbeumo recebeu livre na segunda trave e testou firme. A bola quicou e foi na direção da gaveta. Ligado, Ederson foi nela e salvou o Brasil.
Brasileiros não resolvem e levam castigo no fim
A volta do intervalo foi marcada por preocupação para o Brasil. Após dividida no campo de defesa, Alex Telles levou a pior em dividida e precisou ser substituído. Sem opção no banco, Tite improvisou Marquinhos na lateral-esquerda.
Sem o mesmo ímpeto da primeira etapa, o time brasileiro foi mais displicente na segunda etapa. Com espaço até a intermediária, a equipe canarinho errou demais e pouco incomodou o goleiro Epassy na etapa complementar.
Do outro lado, o objetivo camaronês era um só: fechar os espaços e esperar pacientemente por uma oportunidade para matar o jogo. O Brasil tentou ser mais ofensivo com as entradas de Everton Ribeiro, Pedro e Raphinha, mas não funcionou,
Até que nos acréscimos, os Leões Indomáveis conseguiram ter o espaço esperado. Em rápido contra-ataque pela direita, Aboubakar recebeu cruzamento milimétrico e, de cabeça, mandou no contrapé de Ederson: 1 a 0. Na comemoração, o camisa 10 africano tirou a camisa, tomou o segundo amarelo e foi expulso.
Com um a mais nos minutos finais, o Brasil ainda tentou evitar o pior, mas não conseguiu superar a retranca camaronesa. Apesar disso, o selecionado brasileiro manteve a primeira posição do grupo H e vai encarar a Coréia do Sul nas oitavas.
Comentários
Cotidiano
Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal
Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho
Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.
As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.
Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.
No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.
Comentários
Cotidiano
Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.
A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.
Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.
Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei
“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.
Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.
“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.
Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.
Comentários
Cotidiano
Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca
O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou
Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.






Você precisa fazer login para comentar.