Conecte-se conosco

Acre

Reserva Chico Mendes, no Acre, é a área protegida mais pressionada pelo desmatamento, aponta Imazon

Publicado

em

Resex Chico Mendes lidera ranking de áreas protegidas mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento entre julho e setembro deste ano na Amazônia.

Imazon mostra que entre julho e setembro a Resex Chico Mendes foi a área de proteção ambiental mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento — Foto: Reprodução

A Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), no interior do Acre, foi a unidade de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia entre julho e setembro deste ano. Símbolo da luta pela floresta, a área protegida liderou um ranking dos dez maiores territórios protegidos sobre pressão e ameaças.

Desse total, sete áreas ficam no estado do Pará. Os dados compõem o levantamento trimestral feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A análise utilizou informações disponibilizadas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

Segundo o instituto, para que uma área protegida esteja classificada como ameaçada é preciso que ocorra a ação de desmatamento em uma zona de vizinhança de até 10 quilômetros de distância. A área protegida entra no quadro de pressionada quando o desmatamento se manifesta no interior da reserva, levando a perdas de serviços ambientais e até mesmo à redução ou redefinição de limites da área.

Resex Chico Mendes registrou 26 km² apenas em setembro deste ano — Foto: Arquivo/Resex

Resex Chico Mendes registrou 26 km² apenas em setembro deste ano — Foto: Arquivo/Resex

De julho a setembro, o estudo detectou um total de 4.280 km² de desmatamento na Amazônia. Das 3.969 cédulas que registraram ocorrências, 60%, um total de 2.395, indicaram ameaça e outras 40%, cerca de 1.574, pressão nas unidades de conservação federal.

Apenas em setembro, o SAD mostrou que a Resex Chico Mendes teve 26 km² de desmatamento. O dado corresponde a 18% da área total desmatada em todo o Acre, que foram derrubados 140 km² de floresta.

Ranking das áreas protegidas pressionadas:

  1. Resex Chico Mendes (AC)
  2. APA Triunfo do Xingu (PA)
  3. TI Apyterewa (PA)
  4. APA do Lago de Tucuruí (PA)
  5. APA do Tapajós (PA)
  6. TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
  7. Flona do Jamanxim (PA)
  8. Parna da Serra do Divisor (AC)
  9. APA Arquipélago do Marajó (PA)
  10. Resex Jaci Paraná (RO)

 

Ranking das áreas protegidas ameaçadas:

  1. Resex Chico Mendes (AC)
  2. Parna Mapinguari (AM/RO)
  3. TI Trincheira/Bacajá (PA)
  4. Flona do Tapajós (PA)
  5. Flona do Iquiri (AM)
  6. APA do Lago de Tucuruí (PA)
  7. TI Parakanã (PA)
  8. TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
  9. Flona do Aripuanã (AM)
  10. Parna da Serra do Divisor (AC)

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Revista nacional levanta suspeitas de que Jorge Viana faz tráfico de influência na presidência da Apex

Publicado

em

Publicação aponta que, ao levar investidores internacionais para conhecerem fazendas de café no Acre, o executivo acreano mostrou a “Colônia Floresta”, de sua propriedade, o que caracteriza lobby privado com recursos públicos

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil segue a todo vapor no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro no Bela Vista

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando intensamente no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro, realizada no bairro Bela Vista, levando mais qualidade de vida e bem-estar à população. As equipes estão nas ruas executando limpeza urbana, capina, retirada de entulhos e desobstrução de bueiros, serviços essenciais para manter a cidade limpa e prevenir transtornos, especialmente durante o período de chuvas.

No primeiro dia da ação, além dos serviços de limpeza, foi desenvolvido um importante trabalho de conscientização sobre a dengue. As equipes passaram de casa em casa, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, com entrega de panfletos informativos e esclarecimento de dúvidas da população.

O vice-prefeito Reginaldo Martins ressaltou o compromisso da gestão com ações que aproximam o poder público da comunidade:

“A ação Prefeitura no Bairro é uma forma de estar mais perto da população, ouvindo as demandas e levando serviços essenciais diretamente às comunidades. Começamos pelo Bela Vista, mas nos próximos dias estaremos também em outros bairros, garantindo mais cuidado, prevenção e qualidade de vida para todos”, destacou.

A Prefeitura informa que a ação Prefeitura no Bairro acontecerá em outros bairros da cidade, reforçando o compromisso com a limpeza urbana, a saúde preventiva e o bem-estar da população. A gestão municipal também pede a colaboração dos moradores para manter quintais e calçadas limpos, contribuindo para uma Assis Brasil mais organizada e saudável.

Comentários

Continue lendo

Acre

Educandário Santa Margarida recebe doações que fortalecem acolhimento de crianças

Publicado

em

O Educandário Santa Margarida recebeu uma importante doação feita pelo médico veterinário Fábio Pires de Moraes, profissional bastante conhecido na região do Alto Acre. A instituição manifestou profundo agradecimento pelo gesto solidário, que irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças acolhidas.

Entre os itens doados estão um freezer de duas portas e um fogão industrial de oito bocas, equipamentos que irão reforçar e modernizar a estrutura da cozinha do educandário. Com os novos utensílios, a preparação das refeições passará a ser realizada de forma mais eficiente, garantindo uma alimentação adequada e de melhor qualidade às crianças.

Também foram entregues dez colchões, sendo cinco de solteiro, destinados aos dormitórios, e cinco de berço, para o berçário. Os colchões são fundamentais para proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições de descanso, fatores essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.

A direção do Educandário Santa Margarida ressaltou a relevância das doações para o atendimento das necessidades diárias da instituição e destacou o gesto de Fábio Pires de Moraes como um exemplo de solidariedade, compromisso social e apoio à comunidade.

Comentários

Continue lendo