Acre
Reserva Chico Mendes, no Acre, é a área protegida mais pressionada pelo desmatamento, aponta Imazon
Resex Chico Mendes lidera ranking de áreas protegidas mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento entre julho e setembro deste ano na Amazônia.

Imazon mostra que entre julho e setembro a Resex Chico Mendes foi a área de proteção ambiental mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento — Foto: Reprodução
A Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), no interior do Acre, foi a unidade de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia entre julho e setembro deste ano. Símbolo da luta pela floresta, a área protegida liderou um ranking dos dez maiores territórios protegidos sobre pressão e ameaças.
Desse total, sete áreas ficam no estado do Pará. Os dados compõem o levantamento trimestral feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A análise utilizou informações disponibilizadas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).
Segundo o instituto, para que uma área protegida esteja classificada como ameaçada é preciso que ocorra a ação de desmatamento em uma zona de vizinhança de até 10 quilômetros de distância. A área protegida entra no quadro de pressionada quando o desmatamento se manifesta no interior da reserva, levando a perdas de serviços ambientais e até mesmo à redução ou redefinição de limites da área.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/s/j/VpJH5sTuuGO4Itr4cjtA/resex.jpg?w=740&ssl=1)
Resex Chico Mendes registrou 26 km² apenas em setembro deste ano — Foto: Arquivo/Resex
De julho a setembro, o estudo detectou um total de 4.280 km² de desmatamento na Amazônia. Das 3.969 cédulas que registraram ocorrências, 60%, um total de 2.395, indicaram ameaça e outras 40%, cerca de 1.574, pressão nas unidades de conservação federal.
Apenas em setembro, o SAD mostrou que a Resex Chico Mendes teve 26 km² de desmatamento. O dado corresponde a 18% da área total desmatada em todo o Acre, que foram derrubados 140 km² de floresta.
Ranking das áreas protegidas pressionadas:
- Resex Chico Mendes (AC)
- APA Triunfo do Xingu (PA)
- TI Apyterewa (PA)
- APA do Lago de Tucuruí (PA)
- APA do Tapajós (PA)
- TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
- Flona do Jamanxim (PA)
- Parna da Serra do Divisor (AC)
- APA Arquipélago do Marajó (PA)
- Resex Jaci Paraná (RO)
Ranking das áreas protegidas ameaçadas:
- Resex Chico Mendes (AC)
- Parna Mapinguari (AM/RO)
- TI Trincheira/Bacajá (PA)
- Flona do Tapajós (PA)
- Flona do Iquiri (AM)
- APA do Lago de Tucuruí (PA)
- TI Parakanã (PA)
- TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
- Flona do Aripuanã (AM)
- Parna da Serra do Divisor (AC)
Comentários

Acre
Alunos do Campo – Secretaria de Educação realiza formatura de Alunos da zona rural de Epitaciolândia Comunidade do Prata e Mato Grosso
O prefeito Sérgio Lopes participou nesta quarta-feira, 29, acompanhado da secretaria municipal de Educação Eunice Maia Gondim e a coordenadora de escolas de campo Vanúbia Moncada, da formatura dos alunos da Escola José Benício Moreira Comunidade do Ramal do Prata.
A cerimônia de formatura de alunos do 5º do Ensino Fundamental l contou ainda a presença de alunos da Escola Alcino Monteiro de Oliveira Comunidade do Mato Grosso.
O prefeito e secretária aproveitaram para parabenizar alunos, professores, servidores e pais, pela conclusão de maias uma etapa que reflete na construção de um futuro promissor na vida de cada um.
“Hoje estamos aqui formando 13 anos que concluíram o 5º Ano, agora vão para as escolas estaduais para mais uma etapa, nossa gestão tem investido muito na educação, prova disso, hoje ocupamos o primeiro lugar na qualidade em todo o Estado do Acre, e assim, estamos garantindo que nossos jovens possam ter uma base sólida para ir mais longe. ” Destacou o prefeito.
Comentários
Acre
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre convoca servidores
A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre, no uso de suas atribuições estatutária, convoca os sindicalizados para participarem da assembleia de eleição a apuração a ser realizada dia 01 de Fevereiro de 2024.
Veja nota abaixo:
Comentários
Acre
Líder da base, Manoel de Moraes sai em apoio ao governador Gladson Cameli
Líder do Governo saiu em apoio ao Governador Gladson Cameli (PP) após a Procuradoria Geral da República, através de um subprocurador, pedir seu afastamento por suspeita de vários crimes.
Em nota, Manoel Moraes destaca a dedicação com seriedade do governador, junto sua integridade que vem dedicado ao povo acreano. Destaca sua votação histórica e o alto índice de aceitação para ser candidato ao senado em 2026.
Veja nota do deputado abaixo.
Manifesto meu apoio ao Governador Gladson Cameli, tenho total confiança em sua pessoa, conheço seu trabalho e sei da dedicação e seriedade a qual conduz nosso Estado. Cameli é um homem íntegro, que nos últimos anos tem dedicado sua vida a melhorar a vida dos acreanos. A vontade do povo deve prevalecer, Gladson foi eleito com uma votação histórica, com um alto índice de aceitação, ele é o Governador que mais trabalhou e trabalha pelo Acre.
Tenho Convicção de que Gladson se afastará do Governo sim, mas no ano de 2026, para ser eleito como o Senador mais bem votado da história desse Estado. Seguiremos juntos, trabalhando pelo desenvolvimento do Acre. Conte sempre com o meu apoio!
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Homem que foi filmado furtando fios é assassinado a tiros em Brasiléia; Polícia investiga caso
-
Flash2 dias atrás
Polícia Civil de Epitaciolândia age rápido e elucida crime ocorrido no sábado na Avenida Amazonas
-
Extra1 dia atrás
Operação conjunta resulta na prisão de suspeito de execução em Brasiléia
-
Flash22 horas atrás
Com auxílio de helicóptero, Polícia Civil prende homem que tentou matar companheira e filha na zona rural de Cruzeiro do Sul
-
Extra15 horas atrás
Home é preso após se passar por funcionário de empresa de energia e furtar idosa em Xapuri
-
Geral12 horas atrás
Perigo dentro de casa – Criança passa por cirurgia após corte profundo em vaso sanitário quebrado; IMAGENS CHOCANTES
-
Geral11 horas atrás
Homem leva vários tiros em Rio Branco como disciplina do tribunal do crime –
-
Acre2 dias atrás
Líder de grupo de caçadores do Acre denunciado pelo MPF é condenado ao pagamento de mais de R$ 400 mil