Cotidiano
Reconhecimento e valorização marcam a noite do 3º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre
Gratidão, reconhecimento e emoção marcaram a cerimônia do 3º Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre – Marcos Vicentti, realizada na noite desta quinta-feira, 27. Com R$ 107 mil em premiações distribuídas entre seis categorias, o evento celebrou a imprensa acreana em um clima de valorização, destacando os melhores trabalhos produzidos pelos profissionais que, diariamente, se dedicam a levar informações precisas a todas as regiões do território.

Edição do prêmio homenageou o fotojornalista Marcos Vicentti. Foto: José Caminha/Secom
O evento reuniu centenas de jornalistas, radialistas, fotógrafos, universitários e comunicadores de todas as regiões do estado, além de autoridades. Pelo terceiro ano consecutivo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), consolida a realização do prêmio e reafirma o compromisso de reconhecer e valorizar o trabalho da imprensa local.
Para o governador Gladson Camelí, o momento vai além de uma celebração. Segundo ele, caminhar ao lado da comunicação é uma forma de fortalecer a democracia e assegurar que todos os acreanos, independentemente de onde vivam, tenham acesso a informações que só o jornalismo é capaz de levar.

Em seu discurso, governador reforçou a importância da imprensa para a democracia. Foto: José Caminha/Secom
“Esse prêmio é um compromisso que o nosso governo tem com os comunicadores do Estado, que levam informações, salvam vidas e nos dão a oportunidade de diminuir as diferenças. É um reconhecimento a esses grandes profissionais. Eu sempre quero que todas as categorias sejam respeitadas, e o legado deste evento é o respeito à imprensa”, afirmou Camelí.

Vice-governadora Mailza Assis salientou que, para o bom funcionamento do poder público e para a garantia da transparência, a imprensa é indispensável. Foto: José Caminha/Secom
A vice-governadora Mailza Assis, que também prestigiou o evento, reforçou as palavras do governador e salientou que, para o bom funcionamento do poder público e para a garantia da transparência, a imprensa é indispensável. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais que trabalham incansavelmente para manter os acreanos sempre bem informados.
“A imprensa é responsável por reproduzir tudo aquilo que, de fato, acontece na gestão pública. Ela mostra a clareza dos fatos e a realidade que precisa ser apresentada à população. É importante que exista sempre essa parceria entre a comunicação do Estado e os veículos. Desejo parabéns a todos e reforço que nosso compromisso com a boa comunicação continua firme”, reforçou Mailza.

Vice-governadora Mailza ao lado dos vencedores da noite que estiveram presentes. Foto: Neto Lucena/Secom
Marcos Vicentti
Este ano, o prêmio recebeu o nome do renomado fotojornalista Marcos Vicentti, falecido em 2024. Em reconhecimento à sua contribuição e ao legado deixado para a profissão no Acre, sua família esteve presente para celebrar a homenagem. Conhecido por capturas de forte sensibilidade humana e especialmente voltadas ao meio ambiente, Vicentti permanece eternizado na memória e no coração dos comunicadores acreanos.
A anfitriã da noite e titular da Secom, Nayara Lessa, destacou que o prêmio é uma iniciativa apoiada pelo governador desde o início, evidenciando a relação respeitosa e produtiva do chefe do Executivo com a imprensa. Ela ressaltou ainda que a homenagem ao “Marcão” nesta edição carrega um profundo sentimento de gratidão pela trajetória e pelo legado do fotógrafo.
“Esse evento é a coroação do trabalho da comunicação durante o ano todo. É como o nosso governador sempre diz: onde existe comunicação, existe democracia. Essa é uma frase que já virou um jargão nos lábios dele e que precisamos continuar repetindo, porque a comunicação precisa sempre ser valorizada, respeitada e reconhecida”, declarou Nayara.

Titular da Secretaria de Estado de Comunicação, Nayara Lessa. Foto: José Caminha/Secom
A principal novidade do 3º Prêmio de Comunicação foi a inclusão da categoria Foto Amadora, que permitiu que a população em geral concorresse ao valor de R$ 5 mil. A iniciativa teve como objetivo estimular e valorizar o olhar da comunidade sobre as ações governamentais, abrindo espaço para o talento de pessoas que não atuam profissionalmente na área.
A secretária de Comunicação explicou que a nova categoria também foi idealizada pensando em Marcos Vicentti, que sempre acreditou no talento de cidadãos comuns para a fotografia, independentemente de utilizarem equipamentos profissionais ou não.

Filhas e viúva de Vicentti estiveram presentes na cerimônia. Foto: José Caminha/Secom
“Esse prêmio, todos os anos, reconhece um profissional in memoriam. E, há cerca de um ano, nós perdemos o Marcão. Não tinha como ser outro nome que não fosse o dele, que era um amigo tão próximo, que trabalhou com todo mundo e estava sempre ao nosso lado, ajudando. Acho que é o mínimo que podemos fazer em memória dele”, afirmou.
Valéria Teixeira, viúva de Marcos Vicentti, participou do momento com profunda emoção. “Estou muito feliz. É o reconhecimento da vida dele, de tudo que ele construiu e de toda partilha. O coração está muito grato. Isso é uma certeza de que a obra dele nunca vai ser esquecida”, disse.

“É o reconhecimento da vida dele”, disse Valéria Teixeira. Foto: José Caminha/Secom
Sendo uma das juradas do prêmio, Fernanda Camargo contou que os registros feitos para a categoria Foto Amadora a tocaram profundamente, pois conseguiu enxergar a riqueza da cultura do Acre retratada em diferentes municípios e sob diversos pontos de vista.
“A nova categoria tocou-me de maneira especial. Como sou apaixonada pela cultura acreana, foi emocionante vivenciar o olhar sensível de pessoas de diferentes regiões do estado. As imagens vindas de Jordão, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e do Rio Juruá revelam a diversidade e a profundidade do Acre. Foi marcante ver registros dos povos indígenas, especialmente a força cultural de Mâncio Lima e da Aldeia Puyanawa”, frisou Fernanda.
Homenagem à Rainha do Rádio
A noite também foi marcada por uma homenagem à radialista Nilda Dantas, reconhecida como a Rainha do Rádio. Com atuação desde 1971 nas rádios públicas do Acre, iniciando sua trajetória na Difusora Acreana, ela recebeu o tributo como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao longo de décadas e pela contribuição histórica à comunicação acreana.
A partir de uma biografia apresentada em vídeo, os participantes puderam reconhecer a força de Nilda Dantas em uma profissão que, à época, era majoritariamente masculina. Com determinação e talento, a radialista conquistou seu espaço e se fez presente na vida das pessoas, entrando em seus lares por meio da voz marcante que a tornou referência.

Trabalhando na área desde os 17 anos, Nilda teve seu compromisso reconhecido pelo governador. Foto: José Caminha/Secom
“Pela primeira vez, surgiu uma expectativa na minha cabeça e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o quanto eu produzi e fiz tudo de forma natural ao longo da minha jornada, sem jamais esperar qualquer tipo de reconhecimento dessa natureza. Isso me engrandece muito e será algo que levarei para a eternidade”, salientou Nilda.
Jornalistas de todo o Acre
A 3ª edição do prêmio acumulou um total de 318 inscritos. Comunicadores e estudantes de todo o Acre se inscreveram, demonstrando o alcance crescente da iniciativa e o reconhecimento do setor à importância de valorizar o trabalho desenvolvido no estado. A diversidade dos participantes também evidencia a pluralidade das vozes que constroem a comunicação acreana.
Um exemplo disso é Kezio Araújo, jornalista do município de Jordão, que veio do interior prestigiar a cerimônia. Ele afirmou que iniciativas como a promovida pelo governo estadual fortalecem a comunicação em todo o território.
“Estou representando a regional Tarauacá/Envira. Lá, estamos realizando um trabalho de levar a informação de uma região de difícil acesso para toda a nossa capital e para o Brasil inteiro. Temos materiais que são veiculados em nível estadual e nacional”, pontuou.

Inscrito no prêmio, Kezio saiu do Jordão apenas para prestigiar a noite. Foto: cedida
Momento mais esperado da noite
O 3º Prêmio de Comunicação do Acre reuniu um amplo conjunto de talentos ao contemplar seis categorias distintas: Videojornalismo, Texto, Áudio, Foto, Estudante e Foto Amadora. E, coroando essa celebração, o momento mais esperado foi a revelação dos vencedores.
Simone Oliveira foi a grande campeã da noite, levando dois troféus para casa. A jornalista conquistou o 1º lugar na categoria Videojornalismo e o 2º lugar com uma reportagem em áudio. Em meio à emoção e às lágrimas, suas vitórias transformaram a noite em um momento inesquecível na vida da comunicadora.

Emocionada, Simone subiu no palco duas vezes para receber seus dois prêmios. Foto: Neto Lucena/Secom
“Essa premiação representa o nosso trabalho no dia a dia. Esse prêmio não é só meu, mas de todo mundo que está envolvido na produção. Quero deixar o meu muito obrigada ao governo do Estado por estar nos valorizando, nós, que contamos a história todos os dias”, comemorou Simone.

O fotojornalista Sérgio Vale foi o primeiro colocado na categoria Foto. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Com uma reportagem que abordou as queimadas que atingiram o Acre em setembro de 2024 e destacou o esforço do Estado para enfrentar e reverter essa realidade em 2025, a radialista da CBN Amazônia, Vitória Guimarães, garantiu o primeiro lugar na categoria Áudio. “É muito gratificante ter o trabalho reconhecido, porque foram dias e semanas trabalhando, falando com os especialistas ambientais e com a população que sofreu muito nessa época. É algo extremamente gratificante”, declarou Vitória.

Vitória Guimarães (segurando o troféu) levou a parceria Melícia Moura para o palco. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Mostrando que o governo do Acre também se compromete com as futuras gerações de jornalistas, o prêmio concedeu troféus a estudantes da área. Beatriz Mendonça foi a vencedora do 1º lugar da categoria dedicada a universitários, com um texto publicado no site do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), o A Catraia, sobre os serviços ofertados pelo Estado para mulheres com endometriose.
“É de aquecer o coração saber que estou fazendo um bom trabalho e que, seguindo pelo caminho certo, vamos continuar fazendo a diferença. Uma iniciativa como um ambulatório na Fundhacre é algo inovador e representa uma mudança muito grande na vida das mulheres que passam a ter acesso a esse tratamento”, completou Beatriz.

Beatriz Mendonça é estudante de jornalismo na Universidade Federal do Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Confira todos os vencedores do 3º Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre – Marcos Vicentti:
Videojornalismo
- 1º lugar: Simone Oliveira, TV5;
- 2º lugar: Matheus Melo, Contilnet Notícias.
Texto
- 1º lugar: Arison Jardim, Site É Pope.
- 2º lugar: Saimo Martins, Ac24horas.
Foto
- 1º lugar: Sérgio Vale, Site É Pope;
- 2º lugar: Geovanni Amaral, Contilnet Notícias.
Áudio
- 1º lugar: Vitória Guimarães, Rádio CBN Amazônia;
- 2º lugar: Simone Oliveira, Rádio Ecoacre.
Estudante
- 1º lugar: Beatriz de Souza Mendonça, A Catraia;
- 2º lugar: Victor Manoel, Comitê Chico Mendes.
Foto amadora
- 1º lugar: Francisco Rauan Santos Silva
Comentários
Cotidiano
Detran-AC notifica motoristas com risco de suspensão da CNH e exige defesa até 3 de janeiro
Edital publicado no Diário Oficial desta quinta (4) convoca condutores autuados para apresentarem defesa prévia; ausência de manifestação pode resultar em julgamento à revelia e penalidades unificadas de multa e suspensão

O Detran informa que as defesas podem ser protocoladas pelo site oficial do órgão ou presencialmente, além das Ciretrans, dentro dos horários e prazos de atendimento. Foto: arquivo
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, um edital de notificação que convoca motoristas autuados por infrações passíveis de suspensão do direito de dirigir a apresentarem defesa prévia até 3 de janeiro de 2026.
De acordo com o documento, proprietários, possuidores e principais condutores dos veículos listados devem protocolar a defesa por escrito ou indicar o real condutor infrator no prazo estabelecido. As autuações mencionadas geram processos administrativos que podem resultar, de forma unificada, nas penalidades de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O órgão informa que as defesas podem ser enviadas pelo site oficial do Detran-AC ou protocoladas presencialmente na sede (Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera) ou nas Ciretrans, dentro dos horários de atendimento. O edital alerta sobre as consequências da ausência de manifestação no prazo legal:
-
A não apresentação de defesa resultará em julgamento do processo à revelia;
-
Caso o proprietário ou principal condutor (pessoa física) não indique o real condutor, será considerado o infrator;
-
Defesas não apresentadas, não conhecidas ou não acolhidas permitem ao Detran-AC aplicar as penalidades cabíveis;
-
O pagamento da multa não impede a aplicação da suspensão.
A convocação reforça a importância de os motoristas regularizarem suas situações para evitar a perda temporária do direito de dirigir.
Comentários
Cotidiano
Justiça Eleitoral absolve prefeito e vice de Porto Walter de acusação de compra de votos
A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul considerou improcedente ação que alegava captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2024; juíza entendeu que acusações não tinham provas materiais ou testemunhais robustas

A representação havia sido proposta por Alsineis José Gonçalves da Silva, então candidato a prefeito, e pela Coligação Unidos por Porto Walter, composta por PDT, PSB, MDB e Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Foto: captada
A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul decidiu, nesta quinta-feira (4), pela improcedência da ação que acusava o prefeito de Porto Walter, Sebastião Nogueira de Andrade, e o vice, Guarsonio Carlos Melo de Souza, de captação ilícita de sufrágio – a chamada compra de votos – nas eleições municipais de 2024. A representação havia sido proposta pelo ex-candidato a prefeito Alsineis José Gonçalves da Silva e pela Coligação Unidos por Porto Walter (PDT, PSB, MDB e FE Brasil).
Os autores alegavam que os eleitos teriam praticado compra de votos no período eleitoral. A defesa dos representados, porém, sustentou que as acusações eram genéricas, sem comprovação e baseadas em interpretações subjetivas de vídeos anexados ao processo. A contestação afirmou que as gravações não mostravam pedidos de votos, oferta de vantagens ou qualquer participação dos acusados em condutas irregulares.
Na decisão, a juíza eleitoral Rosilene de Santana Souza concordou com os argumentos da defesa e entendeu que as alegações careciam de respaldo probatório. Segundo ela, não havia elementos capazes de demonstrar a anuência dos réus com a compra de votos. A magistrada ressaltou a necessidade de provas materiais e testemunhais robustas para justificar a cassação de mandatos.
O advogado do prefeito, Yzaahu Paiva, comemorou a decisão:
— A decisão foi dentro do que esperávamos, não havia provas da participação do prefeito em qualquer ato ilícito. O Judiciário optou por respeitar a soberania do voto.
Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos em 2024.

Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos pela população de Porto Walter em 2024. Foto: internet
Comentários
Cotidiano
Em Tarauacá, Procon intensifica fiscalização e alerta sobre venda clandestina de fogos com estampido
“O consumidor que identificar irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp”, destacou.

Procon reforçou orientações aos comerciantes e destacou a importância da prevenção. Foto: cedida
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) realizou uma ação educativa e repressiva para coibir a comercialização irregular de fogos de artifício com estampido no em Tarauacá, nesta semana. A operação foi executada pela equipe de fiscalização do Procon no município após denúncias de consumidores e busca garantir o cumprimento da legislação estadual que proíbe, em todo o Acre, a venda desse tipo de produto.
Durante as visitas aos estabelecimentos, nenhuma irregularidade foi confirmada. Ainda assim, o Procon reforçou orientações aos comerciantes e destacou a importância da prevenção. Segundo o chefe da Fiscalização, John Lynneker, a atuação contínua é essencial para proteger a população e preservar o bem-estar coletivo.
“Trata-se de uma ação de caráter educativo e também repressivo no que tange à venda de fogos com estampido. O Procon recebeu algumas denúncias, fizemos a fiscalização e até o momento não foi identificado qualquer irregularidade. É importante mencionar que o estado possui uma lei que proíbe a venda de fogos com estampido, principalmente para proteger os animais e as pessoas com sensibilidade ao barulho. O Procon trabalha para que essa prática não aconteça, coibindo qualquer tipo de irregularidade”, explicou Lynneker.
O chefe da Fiscalização também lembrou que os estabelecimentos que forem flagrados descumprindo a lei podem sofrer sanções administrativas severas: “O comércio que for pego vendendo fogos proibidos poderá sofrer desde advertências até multas, e no caso da venda de fogos com estampido trata-se de uma penalidade bem salgada. A venda desse tipo de produto está terminantemente proibida no estado do Acre. O consumidor que identificar irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp”, destacou.
O Procon/AC reforça que a fiscalização da lei é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população. Fogos barulhentos podem causar sofrimento a pessoas vulneráveis, como autistas, idosos, bebês e indivíduos sensíveis ao ruído. O impacto também atinge animais domésticos e silvestres, provocando estresse, fugas e até mortes.

Fogos barulhentos podem causar sofrimento a pessoas vulneráveis, como autistas, idosos, bebês e indivíduos sensíveis ao ruído. Foto: cedida
Além disso, o risco de acidentes e incêndios aumenta significativamente durante o período de estiagem. A orientação do órgão é clara: consumidores devem optar por fogos silenciosos, que proporcionam celebrações mais seguras e inclusivas, enquanto os comerciantes devem atentar às normas para evitar penalidades.
“O nosso objetivo não é apenas punir, mas conscientizar. A sociedade está cada vez mais atenta às consequências do uso de fogos com estampido, e a participação de todos é essencial para construirmos um ambiente mais seguro, saudável e respeitoso”, reforça o chefe da Fiscalização do Procon/AC, , John Lynneker.




































Você precisa fazer login para comentar.