Conecte-se conosco

Geral

Rebanho bovino cresce mais de 14% no Acre e chega a 4,6 milhões de cabeças

Publicado

em

Regional do Baixo Acre tem participação em 54% no quantitativo de cabeças. Dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O rebanho bovino do Acre cresceu pelo quinto ano consecutivo e chegou a mais de 4,6 milhões de cabeça em 2022. Os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados nesta quinta-feira (21) e seguiu a tendência de alta apresentada em 2021, quando o quantitativo era de pouco mais de 4 milhões.

O efetivo, segundo o levantamento, cresceu 14,5%, sendo este um desempenho acima do patamar observado nos últimos quatro anos, que se estabelecia abaixo de 8,4%.

As regionais do Acre com os percentuais de participações no número de rebanho bovino do estado são:

  • Baixo Acre: 54% do rebanho bovino (2.519,796 cabeças);
  • Alto Acre: 20% (925.892 cabeças);
  • Purus: 13% (601.397 cabeças);
  • Tarauacá/Envira: 10% (543.289 cabeças); e
  • Juruá: 3% (135.007 cabeças).

 

Observou-se, no estudo, que apesar de a regional do Juruá ser a que menos tem participação no quantitativo geral, esta apresentou crescimento de 32% no rebanho com relação a 2021.

Em 2022, os cinco maiores rebanhos bovinos estão em Rio Branco, com mais de 619 mil; Sena Madureira, com mais de 486 mil; e Senador Guiomard, com mais de 486 mil. Em seguida, vem Porto Acre (367.660) e Brasiléia (352.222).

A soma dos cinco primeiros resultam em 48% do rebanho estadual, ou seja, quase metade do quantitativo de 2022.

Carne de ave

 

O segundo maior rebanho é de galináceos com 2,572 milhões de cabeças, registrando queda de 1,75% em relação a 2021, totalizando o segundo ano de queda do efetivo. No ano em questão, tinha-se o total de 2,6 milhões e, em 2020, o estado contava com quase 2,8 milhões de cabeças.

Apesar da queda, o levantamento aponta que a demanda por frango e ovos fe galinha permaneceu aquecida.

A regional do Baixo Acre foi a que mais teve participação no quantitativo final: 36%, com mais de 924 mil cabeças. O maior efetivo é de Brasiléia, com mais de 377 mil, com presença da avicultura de corte.

Suínos

 

O terceiro maior é o de suínos, com 157.390 cabeças. O crescimento, segundo o IBGE, foi de 4,9%. Em 2021, o número era de 150 mil.

Neste, a regional Tarauacá/Envira ficou em primeiro lugar com 32%, o equivalente a 50.290 cabeças. Somente em Feijó, que faz parte desta regional, foram mais de 30 mil.

Produtos de origem animal

 

A pesquisa também indicou que em relação à produção dos produtos de origem animal, que inclui leite, ovos de galinha, ovos de codorna e mel de abelha, houve uma alta de 16,7% do valor da produção, que totalizou R$105,7 milhões. Em 2021, o valor era de R$90,6 milhões. Leite e ovos de galinha responderam por aproximadamente 99,5% do valor de produção gerado.

A produção de leite no estado acreano foi de cerca de 35,1 milhões de litros, sendo que os municípios de Acrelândia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Epitaciolândia respondem por 54% da produção.

Já a de ovos de galinha, o quantitativo foi de 7,8 milhões de dúzias, um crescimento de 18,2%. O destaque foi para Senador Guiomard, responsável por mais de 1 milhão de dúzias.

6º ano de queda na produção de peixes

 

A despesa do peixe criado em cativeiro (piscicultura) totalizou em 2022 cerca de mais de 2,5 milhões de quilos, isto representa uma queda de 13% em relação a 2021.

A despesa cai desde 2017 e, segundo os dados, é intensificada pelos aumentos dos custos de produção e da concorrência com a produção de outros estados.

Tambaqui é a principal espécie, respondendo por 40% da despesca, seguida da Pirapitinga (15%), Curimatã e Curimbatá (13%), dentre outras espécies.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é morto a facadas na zona rural de Cruzeiro do Sul na véspera de Ano-Novo

Publicado

em

Crime ocorreu na Vila Lagoinha, às margens da BR-364; este é o segundo homicídio registrado no Vale do Juruá em menos de 24 horas

Um homem ainda não identificado foi morto a facadas na Vila Lagoinha, localizada às margens da BR-364, na zona rural de Cruzeiro do Sul, na madrugada desta quarta-feira (31). O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída na via pública por volta das 4h da manhã. As Polícias Civil e Militar estiveram no local para os procedimentos iniciais, e o caso passou a ser investigado. Até o momento, ninguém foi preso.

Este é o segundo homicídio registrado na região do Vale do Juruá na véspera do Ano-Novo. Também nesta quarta-feira (31), em Mâncio Lima, Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal.

Carlos era suspeito de ter assassinado o próprio primo a facadas no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu. A Polícia Civil investiga se há relação entre os casos e segue apurando as circunstâncias dos crimes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Suspeito de matar primo por disputa envolvendo carne de tatu é executado a tiros em Mâncio Lima

Publicado

em

Homem de 24 anos foi assassinado dentro de residência no bairro Cobal; polícia investiga possível ligação com homicídio ocorrido em novembro

Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal, em Mâncio Lima, nesta quarta-feira (31). Ele era suspeito de ter assassinado o próprio primo, Claudemir Cruz Vieira, de 26 anos, em um crime ocorrido no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Militar realizou diligências na região, enquanto a Polícia Civil esteve no local para iniciar as investigações e apurar se a execução tem relação direta com o homicídio registrado anteriormente.

O primeiro crime aconteceu no dia 30 de novembro, na Comunidade São Salvador, zona rural do município. De acordo com a Polícia Militar, os dois primos passaram a noite ingerindo bebida alcoólica e acabaram se desentendendo por causa da divisão da carne de um tatu caçado no dia anterior. Durante a briga, Carlos teria desferido golpes de faca contra Claudemir, que não resistiu aos ferimentos.

Após o homicídio, Carlos foi contido por familiares e levado à Comunidade Belo Monte, onde acabou sendo preso pela Polícia Militar. Ele recebeu atendimento médico no Hospital Doutor Abel Pinheiro Maciel Filho e, em seguida, foi encaminhado à delegacia. A arma utilizada no crime não foi localizada.

A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias da morte de Carlos César e a possível motivação do assassinato.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Incêndio de grandes proporções destrói residência no bairro José Augusto, em Rio Branco

Publicado

em

Uma residência foi consumida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta terça-feira (30), na Rua Atlético Grêmio Sampaio, no bairro José Augusto, em Rio Branco. As chamas puderam ser vistas a longa distância e mobilizaram moradores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Segundo testemunhas, havia pessoas dentro do imóvel no momento em que o fogo começou. Ao perceberem as chamas, os moradores conseguiram deixar a casa rapidamente e pediram ajuda a vizinhos. Com baldes de água, os moradores da região conseguiram resfriar as duas casas vizinhas, evitando que o incêndio se alastrasse para outros imóveis.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e enviou duas guarnições ao local. Após um trabalho intenso de combate às chamas, o fogo foi controlado e foi iniciado o rescaldo para eliminar focos remanescentes.

A Polícia Militar isolou as ruas transversais para garantir a segurança da área e facilitar a atuação dos bombeiros. Não houve registro de feridos.

A família que morava na residência atingida foi amparada por vizinhos e recebeu apoio imediato. Após o controle total do incêndio e a conclusão do rescaldo, o local foi liberado para acesso dos moradores e as vias foram reabertas ao tráfego.

As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Comentários

Continue lendo