Geral
Rebanho bovino cresce mais de 14% no Acre e chega a 4,6 milhões de cabeças
Regional do Baixo Acre tem participação em 54% no quantitativo de cabeças. Dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O rebanho bovino do Acre cresceu pelo quinto ano consecutivo e chegou a mais de 4,6 milhões de cabeça em 2022. Os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados nesta quinta-feira (21) e seguiu a tendência de alta apresentada em 2021, quando o quantitativo era de pouco mais de 4 milhões.
O efetivo, segundo o levantamento, cresceu 14,5%, sendo este um desempenho acima do patamar observado nos últimos quatro anos, que se estabelecia abaixo de 8,4%.
As regionais do Acre com os percentuais de participações no número de rebanho bovino do estado são:
- Baixo Acre: 54% do rebanho bovino (2.519,796 cabeças);
- Alto Acre: 20% (925.892 cabeças);
- Purus: 13% (601.397 cabeças);
- Tarauacá/Envira: 10% (543.289 cabeças); e
- Juruá: 3% (135.007 cabeças).
Observou-se, no estudo, que apesar de a regional do Juruá ser a que menos tem participação no quantitativo geral, esta apresentou crescimento de 32% no rebanho com relação a 2021.
Em 2022, os cinco maiores rebanhos bovinos estão em Rio Branco, com mais de 619 mil; Sena Madureira, com mais de 486 mil; e Senador Guiomard, com mais de 486 mil. Em seguida, vem Porto Acre (367.660) e Brasiléia (352.222).
A soma dos cinco primeiros resultam em 48% do rebanho estadual, ou seja, quase metade do quantitativo de 2022.
Carne de ave
O segundo maior rebanho é de galináceos com 2,572 milhões de cabeças, registrando queda de 1,75% em relação a 2021, totalizando o segundo ano de queda do efetivo. No ano em questão, tinha-se o total de 2,6 milhões e, em 2020, o estado contava com quase 2,8 milhões de cabeças.
Apesar da queda, o levantamento aponta que a demanda por frango e ovos fe galinha permaneceu aquecida.
A regional do Baixo Acre foi a que mais teve participação no quantitativo final: 36%, com mais de 924 mil cabeças. O maior efetivo é de Brasiléia, com mais de 377 mil, com presença da avicultura de corte.
Suínos
O terceiro maior é o de suínos, com 157.390 cabeças. O crescimento, segundo o IBGE, foi de 4,9%. Em 2021, o número era de 150 mil.
Neste, a regional Tarauacá/Envira ficou em primeiro lugar com 32%, o equivalente a 50.290 cabeças. Somente em Feijó, que faz parte desta regional, foram mais de 30 mil.
Produtos de origem animal
A pesquisa também indicou que em relação à produção dos produtos de origem animal, que inclui leite, ovos de galinha, ovos de codorna e mel de abelha, houve uma alta de 16,7% do valor da produção, que totalizou R$105,7 milhões. Em 2021, o valor era de R$90,6 milhões. Leite e ovos de galinha responderam por aproximadamente 99,5% do valor de produção gerado.
A produção de leite no estado acreano foi de cerca de 35,1 milhões de litros, sendo que os municípios de Acrelândia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Epitaciolândia respondem por 54% da produção.
Já a de ovos de galinha, o quantitativo foi de 7,8 milhões de dúzias, um crescimento de 18,2%. O destaque foi para Senador Guiomard, responsável por mais de 1 milhão de dúzias.
6º ano de queda na produção de peixes
A despesa do peixe criado em cativeiro (piscicultura) totalizou em 2022 cerca de mais de 2,5 milhões de quilos, isto representa uma queda de 13% em relação a 2021.
A despesa cai desde 2017 e, segundo os dados, é intensificada pelos aumentos dos custos de produção e da concorrência com a produção de outros estados.
Tambaqui é a principal espécie, respondendo por 40% da despesca, seguida da Pirapitinga (15%), Curimatã e Curimbatá (13%), dentre outras espécies.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.