Flash
Quociente eleitoral pode tirar vaga do deputado reeleito, Daniel Zen, na Aleac; entenda
Zen foi reeleito graças os votos do quociente eleitoral na mesma coligação de Nil Figueiredo (PT), preso acusado por compra de votos
Os 6.616 votos (1,56% dos válidos) recebidos para deputado estadual no Acre nas eleições 2018, podem não ter sido o suficiente para manter a vaga garantida do líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual reeleito Daniel Zen (PT).
Zen foi reeleito graças o quociente eleitoral dos votos válidos pela coligação da Frente Popular do Acre (FPA), no “chapão” montado entre PT e PCdoB.
Com a prisão do candidato derrotado Nil Figueiredo (PT), no mês passado, acusado de compra de votos e uso da máquina pública na campanha eleitoral, os votos (2.161) recebidos por ele, totalizando 0,51%, também devem ser anulados pela Justiça Eleitoral e o Partido dos Trabalhadores pode ficar com apenas um representante da sigla no parlamento acreano.
Com base nessas possibilidade, os partidos de oposição já começaram a fazer a contabilidade.
O dirigente partidário Lívio Veras, do Partido dos Progressistas, disse que aguarda somente a posição da justiça eleitoral para iniciar as contas. “Sabemos que ainda é cedo para afirmar se a Justiça Eleitoral vai anular ou não os votos do Nil. E se confirmado, aí sim vamos fazer essas contas direitinho”, garante Veras.
Na linha de espera para assumir no lugar de Daniel Zen, dentro da possibilidade, figuram os candidatos derrotados nas eleições, Elson Santiago (PTC), o qual obteve 3.167 votos totalizados (0,75%) e a deputada estadual Eliane Sinhasique, que tentou a reeleição pelo MDB, obtendo 4.909 (1,16%).
Procurado pela reportagem do portal ContilNet para falar sobre o assunto, o deputado Daniel Zen, garantiu que ele próprio já fez as contas dos votos e que não há qualquer problema no resultado de sua eleição. “Eu não vejo nenhum problema, mas quem vai dizer isso é a própria justiça eleitoral”, finalizou.
Comentários
Flash
Jovem de 17 anos é baleado em Brasiléia e transferido em estado grave para Rio Branco
Um adolescente de 17 anos foi baleado na noite desta quarta-feira (17), no bairro Samaúma, em Brasiléia, e precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco. O caso é investigado pela polícia como tentativa de homicídio.
De acordo com informações preliminares, quatro suspeitos chegaram em duas motocicletas, pararam em frente a uma residência e efetuaram vários disparos contra a vítima, que foi atingida na região do tórax.
O jovem, identificado pelas iniciais A.S.D.F., recebeu atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado ao Hospital Regional Raimundo Chaar, onde foi estabilizado. No entanto, devido à gravidade do ferimento e à necessidade de retirada do projétil, foi transferido para a capital após a meia-noite.
Até o momento, não há informações oficiais sobre seu estado de saúde, mas ele passaria por cirurgia emergencial ainda na madrugada desta quinta-feira (18). Nenhum suspeito foi preso até o fechamento desta reportagem.
Comentários
Flash
Três mulheres presas: Polícia Federal e Civil apreendem 21 quilos de drogas no centro de Brasiléia
Três mulheres, entre brasileiras e boliviana, foram presas em flagrante em Brasiléia; apreensão inclui cocaína, pasta base e dinheiro em espécie

Operação na fronteira interceptou cocaína e pasta base em casa alugada no centro da cidade; grupo usava imóvel para armazenamento e distribuição de entorpecentes. Foto: captada
Uma ação integrada da Polícia Federal (delegacia de Epitaciolândia) e da Polícia Civil do Acre resultou na apreensão de 21 kg de cocaína e pasta base e na prisão em flagrante de três mulheres na última terça-feira (16), no centro de Brasiléia. Durante a diligência na rua Genny Assis, os agentes também encontraram R$ 3.350 em espécie no interior do imóvel, que era usado como ponto de armazenamento e distribuição de drogas na região de fronteira.

A ação aconteceu na rua Genny Assis, a propriedade foi alugada por uma mulher de iniciais A. Y. da S., completaria dois meses na próxima semana, toda ação foi integrada pela PF e Civil. Foto: captada
A operação foi iniciada com base em investigações de inteligência que apontavam a casa alugada como centro de atividades criminosas como sendo um ponto estratégico. No local, estavam presentes oito pessoas – incluindo homens e crianças – no momento da abordagem segundo informações. Endereço era monitorado há dias até a abordagem, que confirmou a atividade criminosa no centro de Brasiléia.

As três mulheres detidas foram conduzidas à sede da PF em Epitaciolândia e permanecem à disposição da Justiça. Investigadores apuram se o grupo atuava em rede e a origem dos entorpecentes. Foto: captada
No local, além da droga, foram apreendidos celulares, dinheiro e outros materiais que devem reforçar as investigações. Segundo a polícia, o caso reforça a suspeita de utilização da fronteira acreana como rota de escoamento de entorpecentes vindos de países vizinhos.
As três presas foram levadas à Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia e, posteriormente, transferidas para o presídio em Rio Branco, onde aguardam decisão da Justiça.
Comentários
Flash
Mototaxista é executado com tiro na cabeça em Rio Branco
Vítima de 22 anos foi morta após corrida marcada por celular; polícia investiga ligação com facção criminosa
O mototaxista Leoni Mota Pereira, de 22 anos, foi executado com um disparo na cabeça na manhã desta quinta-feira (18), na Travessa Ferreirinha, bairro Belo Jardim I, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com a Polícia, Leoni, que trabalhava como mototaxista informal, recebeu uma chamada para corrida na noite anterior. Ao chegar ao endereço, foi surpreendido por criminosos que revistaram seu celular. Após encontrarem supostos indícios de ligação com uma facção criminosa, obrigaram a vítima a se ajoelhar e o mataram com um tiro à queima-roupa.
Moradores ouviram o disparo durante a noite, mas o corpo só foi encontrado pela manhã, caído em um terreno abandonado. O Samu apenas constatou o óbito.
A motocicleta de Leoni foi localizada abandonada no bairro Recanto dos Buritis e levada ao pátio do Detran. O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Você precisa fazer login para comentar.