fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Prova de vida: INSS pode bloquear benefícios de quase 100 mil acreanos

Segurados acima de 80 anos podem realizar o procedimento ligando para o número 135 ou acessando os aplicativos para solicitar a prova de vida, sem precisar se deslocar a uma instituição financeira

Publicado

em

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) uma instrução normativa que suspende até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis

A Tribuna

Aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem realizar anualmente a prova de vida, um mecanismo utilizado pelo órgão federal para garantir a manutenção dos benefícios ou cessar, em caso de morte do beneficiário que não tenha dependente. Trata-se de um procedimento obrigatório, que pode ser realizado de forma remota pelos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br. E também pode ser feito nas instituições bancárias, sempre no mês de aniversário do beneficiário.

No Acre, 98.507 pessoas deverão provar que estão vivos, sob pena de perderem os benefícios. O órgão retomará em junho a rotina de bloqueio dos créditos dos benefícios pela falta do procedimento, a partir da competência do mês de maio, conforme explicou Raimundo Nonato de Carvalho, chefe da Divisão de Benefício do INSS Belém.

O chefe da Divisão de Benefício ressaltou que a suspensão do crédito é o último recurso utilizado pelo órgão federal para forçar o beneficiário a efetuar a sua prova de vida. “Antes eram identificados benefícios ativos, no qual cidadãos e a família não informavam o óbito do beneficiário e ficavam recebendo no lugar dele, causando danos ao erário. Tentamos recuperar esse dinheiro e se criou a prova de vida para minimizar as perdas da união com pagamentos Indevidos”, esclareceu.

A prova de vida consiste basicamente em apresentar um documento para identificar que aquela pessoa continua viva e apta a receber o benefício. Podem ser utilizados documentos como RG, CNH, passaporte e outros. Segundo Raimundo, segurados acima de 80 anos podem realizar o procedimento ligando para o número 135 ou acessando os aplicativos para solicitar a prova de vida, sem precisar se deslocar a uma instituição financeira. “O servidor vai até a casa dele para fazer a prova de vida. Não queremos que esse segurado se desloque ao banco ou uma agência do INSS, pois a maioria tem dificuldades de locomoção. O mesmo ocorre com o segurado, independente da idade, que esteja impossibilitado de se locomover. Precisa agendar e anexar um laudo médico”, explicou.

Estão incluídas nessa lista todas as pessoas que recebem benefícios contínuos, como o Benefício de Prestação Continuada, amparo ao idoso e ao portador de deficiência. Quando é provado o óbito de um beneficiário, o benefício é suspenso e com 30 dias é encerrado.

SUSPENSÃO

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) uma instrução normativa que suspende até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. De acordo com a Instrução Normativa nº 53, está suspensa também a realização de visitas técnicas para comprovação de vida. O Ministério da Economia ressalta que essa suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos.

Encerrado o prazo citado pela instrução, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão “deverão realizar o recadastramento anual nos termos de que trata a Portaria nº 244, de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 2020”, detalha o documento. Encerrado o período de suspensão da exigência de recadastramento, o beneficiário deverá realizar a comprovação de vida para continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Pando tem novo reajuste no preço do pão a partir desta terça-feira

Publicado

em

Associação de Panificadores aumenta valores para três pães por Bs 2 e unidade a Bs 1 após falta de subsídios do governo

A partir desta terça-feira (1º de abril), os consumidores de Pando precisarão ajustar seus orçamentos: o pão passa a custar Bs 1 a unidade ou Bs 2 por três unidades. O reajuste foi implementado pela Associação de Panificadores do departamento em resposta à falta de definição do governo central sobre os subsídios à farinha e outros insumos essenciais para a produção.

A medida reflete a pressão nos custos de produção enfrentada pelos panificadores, que, sem o apoio prometido, repassaram parte do aumento aos consumidores. O preço anterior, ainda mais acessível, tornou-se insustentável diante da alta nos valores da matéria-prima.

Impacto direto no bolso da população

Famílias de baixa renda, que dependem do pão como alimento básico, serão as mais afetadas pelo reajuste em Cobija. A ausência de políticas públicas para conter a alta nos insumos preocupa tanto produtores quanto consumidores, que esperam uma solução negociada para evitar novos aumentos.

Enquanto o governo não se manifesta oficialmente, a Associação de Panificadores defende que a medida é temporária e busca equilibrar a cadeia produtiva. A população aguarda respostas para aliviar o custo de vida no departamento de Pando.

Destaque:

Novos preços em Pando (a partir de 1º/04):

1 pão = Bs 1
3 pães = Bs 2

Motivo: Falta de subsídios à farinha e insumos pelo governo central.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dia da Mentira surgiu com resistência à mudança no calendário

Publicado

em

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril

1º de Abril é considerado o Dia da Mentira. Foto: internet 

Em muitos países o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Na Itália e na França, a data é chamada de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Uma das brincadeiras feitas pelas crianças e adolescentes é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos.

A tradição de 1º de abril nasceu na Europa no século XVI. Em 1582, diante do novo calendário cristão determinado pelo papa Gregório XIII, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de ano novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1° de abril.Assim, o dia ficou marcado como um “ano novo de mentira”, fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data.

Há também relatos históricos que relacionam a data ao festival de Hilária – uma festa romana no período anterior ao nascimento de Cristo – que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”, uma divindade que reunia aspectos das deusas gregas Gaia, Reia e Deméter.

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril.

Histórias de mentiras

Além das brincadeiras entre amigos, algumas empresas e até veículos de comunicação já aderiram à tradição de fazer pegadinha com os consumidores.

Em 1980, a emissora pública britânica BBC noticiou que o governo do Reino Unido trocaria o mecanismo de ponteiros do famoso relógio Big Ben por um mostrador digital. A brincadeira também dizia que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os antigos ponteiros do grande relógio como lembrança.

Nos Estados Unidos, em 1992, a National Public Radio (NPR), também uma emissora pública de comunicação, veiculou entrevista do comediante Rich Little em que ele se passava pelo ex-presidente Richard Nixon. O personagem afirmava que se candidataria novamente à Presidência naquele ano. Nixon havia renunciado durante processo de impeachment em 1974 pelo envolvimento no escândalo de Watergate, o que gerou revolta nos ouvintes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação vai promover Campeonato Estadual no CIEC

Publicado

em

Foto PHD: Estadual vai classificar os finalistas para o Copão Zé Carlos

A Federação Acreana de Voleibol (FEAV) vai promover entre os dias 3 e 5 deste mês no CIEC, do bairro Estação, o Campeonato Estadual Adulto. A competição vai ser disputada nos naipes feminino e masculino.

“Estamos fechando os últimos detalhes do evento. A meta é ter em quadra as principais equipes do Estado”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.

Copão Zé Carlos

As equipes finalistas nos dois naipes estarão classificadas para as finais do Copão Zé Carlos.

“Vamos ter uma temporada com mais eventos na categoria adulto. Começar com o Estadual é importante para motivar ainda mais os atletas”, avaliou o dirigente.

Comentários

Continue lendo