fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Proteger os direitos e promover qualidade de vida da pessoa idosa é missão do Judiciário do Acre

Publicado

em

Nesse 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) suscita a todos e todas a respeitarem os direitos desse público

Hoje, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para alguns, a data pode até aparecer mais um evento no calendário. Mas a realidade de abusos, negligências e violência tornam as pessoas idosas como o segundo grupo mais vulnerável no Brasil, atrás apenas de crianças e adolescentes, conforme dados de 2019, apresentados pelo Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, com base no número de denúncias feitas no Disk 100. Para colocar em evidência isso, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Comitê da Diversidade, convida todas e todos a refletirem e, principalmente, respeitarem as pessoas nessa faixa etária, dos maiores de 60 anos de idade.

Para combater esses tipos de violência e preconceito, a Justiça do Acre trabalha com julgamento dos processos da área e, ainda, realiza outra forma de atuação, com foco na prevenção e promoção qualidade de vida. Assim, são proporcionadas continuamente ações da saúde, que atendem servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, magistrados e magistradas, incluindo-se idosos, idosas e as pessoas que se aposentaram.

A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) quando traz as campanhas de vacinação, como as contra a Influenza e Covid-19, abre para esse público. Também é disponibilizado a Academia do Servidor para que seja feito um trabalho de fortalecimento muscular, com acompanhamento de fisioterapeuta.

Investir na saúde e qualidade de vida da população idosa é orientação da Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou 2021-2030 como a década do envelhecimento saudável, para que os líderes e governos dos países desenvolvam estratégias para atenderem esse público, mudando a forma como as pessoas pensam, sentem e agem em relação à idade.

Outra iniciativa nesse sentido, que aconteceu ano passado, foi o programa de preparação para aposentadoria. A ação foi elaborada pelo Comitê Gestor de Atenção à Saúde e pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes) através da Gevid e teve o objetivo de orientar e refletir sobre a transição do trabalho para aposentadoria, acolhendo os receios dos servidores e também levando informações sobre Direito Previdenciário.

Somados a isso, a Diretoria de Informação Institucional (Diins) junto ao Comitê da Diversidade, lançou campanha nas redes sociais digitais do TJAC,  publicando conteúdos informativos para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de respeito e proteção dos direitos das pessoas idosas.

A sede do TJAC também foi iluminada na cor da campanha, pois este mês é intitulado de Junho Violeta para que as instituições públicas e privadas atuem combatendo a violência contra esse público.

Violência e discriminação

A violência contra a pessoa idosa está em diversas condutas, como, estapear, empurrar, se apropriar de benefício previdenciário, agredir, encarcerar, recriminar e outras que enquadram-se em: violências físicas, psicológicas, institucional, patrimonial e sexual, além de abuso financeiro, negligência e discriminação.

Mas, condutas, consideradas menos ofensivas, também alimentam a exclusão e o preconceito contra pessoas idosas. É a falta de paciência em aguardar a pessoa concluir o raciocínio, é reclamar dos atendimentos preferenciais, é recriminar a pessoa por ela não fazer as coisas mais rápido. Mas, também está contida em ações mais abrangentes, como o comportamento social e cultural que taxa e discrimina o envelhecimento como o final da vida, da beleza e da utilidade.

Enfrentar isso e proteger os direitos desse público é dever de todos, desde as instituições públicas a sociedade, como estabelece o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei n.°10.741/2003): “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”, artigo 3º.

Afinal, quem deseja ter uma vida longa, irá envelhecer, e cada vez mais a população mundial tem ficado mais velha. No Brasil, as projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) são que em 2100 o percentual da população idosa, acima dos 65 anos de idade, chegue à 40,3%, enquanto o de jovens (com menos de 15 anos) reduza para 9%.

Então, se você presenciou qualquer tipo de violência contra pessoa idosa, denuncie. É possível usar o Disk 100, o serviço funciona 24 horas todos os dias e também ligar diretamente para o 190 da polícia.

 Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF apreende mais de 8 mil maços de cigarros contrabandeados no Acre

Publicado

em

Foto: reprodução/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 8.500 maços de cigarros contrabandeados na tarde desta terça-feira (13), durante uma ação de fiscalização na BR-317, na região da Vila Caquetá, em Porto Acre.

A abordagem aconteceu por volta das 15h, após denúncia recebida pelo Centro de Comando e Controle da PRF, informando que dois veículos estariam transportando produtos ilícitos pela região. As informações indicavam que os suspeitos utilizavam o Ramal Linha 1 para acessar a balsa que faz a travessia do rio em direção ao município.

Os policiais localizaram os dois veículos transitando em comboio e tentaram realizar a abordagem. Um dos motoristas abandonou o carro e fugiu pelo matagal, não sendo localizado. No outro veículo, dois ocupantes foram abordados e confirmaram que estavam transportando cigarros.

Durante a fiscalização, a PRF encontrou 1.000 maços de cigarros de origem estrangeira no veículo parado e outros 7.500 no automóvel abandonado. Também foram apreendidos rádios comunicadores, que, segundo a PRF, podem ter sido utilizados para coordenar a ação criminosa.

Os dois suspeitos foram presos em flagrante por contrabando e levados à Delegacia da Polícia Federal em Rio Branco, junto com os veículos, a carga e os equipamentos apreendidos. A PRF informou que as ações de combate ao crime nas rodovias federais do Acre estão sendo intensificadas, especialmente nas áreas próximas à fronteira.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM frustra ação criminosa e detém quadrilha que arrombava lojas em Porto Walter

Publicado

em

Três pessoas foram presas e dois menores apreendidos durante uma operação da Polícia Militar do Acre (PMAC), que desarticulou um grupo suspeito de furtar estabelecimentos comerciais no centro de Porto Walter. A ação, realizada nesta terça-feira, 13, por uma guarnição do 6º Batalhão, contou com o apoio da Polícia Civil e envolveu buscas intensas por terra, água e mata ao longo do rio Juruá, rota de fuga utilizada pelos criminosos.

O caso teve início na madrugada do dia 13, quando um agente da Polícia Civil informou aos militares de serviço em Porto Walter que havia recebido uma denúncia anônima sobre um furto em andamento na área central da cidade. De imediato, a guarnição de serviço foi acionada e seguiu para o local indicado. Populares relataram que indivíduos haviam atracado no porto da cidade em um bote de alumínio, desembarcaram e seguiram em direção a lojas, onde arrombaram portas e subtraíram diversos objetos, armazenando-os em sacos de fibra. Segundo os relatos, os suspeitos fizeram duas viagens com os sacos até a embarcação e, em seguida, desceram o rio.

Diversos materiais foram apreendidos durante a ação. Foto: Ascom/PMAC.

Com base nessas informações, a guarnição iniciou buscas na região ribeirinha, deslocando-se até o Ramal da Restinga, área comumente usada por criminosos como esconderijo após ações furtivas. Apesar das buscas, nenhum suspeito foi localizado naquele momento. Já no retorno à cidade, os militares foram novamente acionados com informações mais detalhadas sobre os autores dos arrombamentos. A guarnição constatou que ao menos quatro estabelecimentos haviam sido violados e tiverem itens como caixas de som, fones de ouvido e roupas furtados.

Durante as buscas nas imediações do mercado municipal, um homem foi preso e outros três suspeitos, dois homens e uma mulher, foram localizados na margem do rio, em posse de duas embarcações de alumínio: uma de aproximadamente 12 metros e outra de 8 metros, que estava sendo transportada sobre a maior. Havia fortes indícios de que as embarcações também eram furtadas, já que uma delas apresentava identificação da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo.

Ao checar a ficha de um dos criminosos, os policiais constataram um mandado de prisão em aberto pelo crime de organização criminosa, com regressão de regime. Todos foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Porto Walter. Foram apreendidas quatro mochilas com roupas, uma mochila abandonada na loja de celulares contendo sacos de fibra, um celular, duas embarcações de alumínio, uma bajola e três motores de rabeta.

Mais tarde, novas informações chegaram à Polícia Militar: populares que trabalhavam às margens do rio Juruá relataram que alguns dos envolvidos no furto ainda estariam escondidos na mata, nas proximidades do Ramal da Restinga, junto com parte das mercadorias. Outra guarnição, que havia acabado de assumir o serviço, deslocou-se ao local com o apoio de policiais civis e militares que atuavam em operação de trânsito. No trajeto, os policiais encontraram vestígios como sandálias, etiquetas de roupas e embalagens de produtos, que levaram a uma trilha na floresta.

Após percorrer o caminho, a guarnição localizou um menor de idade, em um acampamento improvisado, e com ele foram encontrados diversos objetos provenientes dos furtos da madrugada anterior. O criminoso informou que aguardava outros dois indivíduos para dividirem os produtos. Durante a busca pessoal, foi encontrado também um pote com aproximadamente 70 gramas de maconha. Ele recebeu voz de apreensão e foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

No acampamento foram encontrados duas mochilas, cinco sacos de fibras com roupas, três bolsas, uma sacola, uma mala preta e um carrinho de transporte de mercadorias. A ocorrência foi finalizada já no período da noite, quando o grupo e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre consolida rota de cocaína com apreensões recordes na fronteira e aeroportos, aponta Atlas da Violência

Publicado

em

Relatório aponta que dados transparentes sobre substâncias apreendidas são cruciais para políticas de redução de danos e atendimento à população

Em recente declaração, especialistas argumentam que a identificação precisa das substâncias psicoativas em circulação no mercado ilegal é uma questão que transcende a segurança pública. Foto: cedida 

O Acre se mantém como um dos principais corredores do narcotráfico no Brasil, com rotas terrestres e aéreas movimentando toneladas de cocaína, segundo o Atlas da Violência – 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2023, cada delegacia da Polícia Federal no estado — localizadas em Epitaciolândia, Rio Branco e Cruzeiro do Sul — apreendeu entre 181,5 kg e 823,5 kg da droga, com destaque para as BRs 364 e 317.

Mas o tráfico não se limita às rodovias: o Aeroporto Internacional de Rio Branco também é um ponto crítico, com 22,3 kg a 41,9 kg de cocaína interceptados no mesmo período. Pesquisadores destacam que a transparência dos dados é essencial para combater o problema não só sob a ótica da segurança, mas também da saúde pública.

 O relatório reforça a necessidade de políticas integradas para frear o avanço das drogas na região, que segue como porta de entrada da cocaína peruana e boliviana no Brasil.

“A disponibilidade de dados oficiais, transparentes e acessíveis é uma iniciativa louvável e necessária para compreendermos o fenômeno das drogas no Brasil, não só pelo aspecto da segurança pública ou da criminalidade, mas também pelo viés da saúde, visando a redução de dados e riscos à população. Um dado correto sobre a identificação das substâncias psicoativas que estão sendo comercializadas ilegalmente no país é uma questão de polícia, mas também de saúde pública, pois, afinal, essas substâncias estão sendo consumidas pela nossa população que precisarão do atendimento adequado em casos de intoxicação, consumo excessivo e demais efeitos adversos”, afirmam os pesquisadores.

É disseram mais. “Quando sabemos exatamente quais substâncias estão sendo consumidas, podemos salvar vidas não apenas combatendo o tráfico, mas principalmente preparando nosso sistema de saúde para lidar com as consequências desse consumo”, completaram.

A Polícia Militar de Goiás apreendeu um carregamento de drogas que saiu do Acre (Março 2025), com destino a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foto: cedida 

A defesa por maior transparência de dados surge no contexto de discussões sobre novas abordagens para o problema das drogas, que integrem repressão qualificada e cuidado com a saúde pública no estado.

“Essas informações são fundamentais para:
  • Mapear padrões de consumo

  • Antecipar crises de saúde pública

  • Orientar atendimentos médicos em casos de intoxicação

  • Desenvolver estratégias de redução de danos eficazes”, explicam os pesquisadores.

Os especialistas ressaltam que a precisão nos dados permite:
  • Melhor preparo das equipes de saúde para atendimentos de emergência
  • Desenvolvimento de protocolos específicos para diferentes substâncias
  • Formulação de políticas preventivas baseadas em evidências

O relatório reforça a necessidade de políticas integradas para frear o avanço das drogas na região, que segue como porta de entrada da cocaína peruana e boliviana no Brasil.

“Essas drogas estão sendo consumidas pela população, que precisa de atendimento adequado em casos de intoxicação e outros efeitos adversos, os dados oficiais e acessíveis permitem compreender o fenômeno não apenas como questão de segurança, mas como um grave problema de saúde pública”, destacaram os especialistas.

Veja vídeo da ação:

Comentários

Continue lendo