fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Programa de redução de salários e jornada termina sem prorrogação

Medida alcançou mais de 2,5 milhões trabalhadores

Publicado

em

Carteira de trabalho digital.

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) chegou ao fim nesta quarta-feira (25), último dia para que empresas firmassem os acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho. O texto da Medida Provisória (MP) nº 1.045, de 27 de abril de 2021, prevê que a nova edição do BEm teria duração de 120 dias, encerrados nesta quarta.

O prazo do programa não será prorrogado pelo governo federal. Para isso, a medida precisaria ser aprovada no Congresso. O texto substitutivo da MP, do deputado Christino Aureo (PP-RJ), foi aprovado pela Câmara dos Deputados] há duas semanas e foi remetido ao Senado, onde será analisado. A versão aprovada também permite que o BEm seja reeditado em futuras situações de emergência de saúde pública ou de estado de calamidade.

Lançado no ano passado como uma das medidas de enfrentamento à crise econômica gerada pela pandemia de covid-19, o programa beneficiou cerca de 10 milhões de trabalhadores em acordos que tiveram a adesão de quase 1,5 milhão de empresas. Neste ano, desde quando foi relançado em abril, até o dia 17 de agosto, mais de 2,5 milhões de trabalhadores [https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-04/bolsonaro-relanca-programa-de-reducao-de-salarios-e-jornada] obtiveram a garantia provisória de emprego mediante acordo com 632,9 mil empregadores.

O Ministério do Trabalho e Previdência possui um painel público com os dados do BEm.

O programa prevê a redução de salários ou a suspensão dos contratos nos mesmos moldes de 2020. Os acordos individuais entre patrões e empregados podem ser de redução de jornada de trabalho e salário nos percentuais de 25%, 50% ou 70%.

Como contrapartida, o governo paga mensalmente ao trabalhador o Benefício Emergencial, que corresponde a uma porcentagem da parcela do seguro-desemprego a que o empregado teria direito se fosse demitido. O benefício é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Na prática, um trabalhador que teve redução de 25% do salário recebe 25% do valor do seguro-desemprego que teria direito, e assim sucessivamente. No caso da suspensão temporária dos contratos de trabalho, o governo paga ao empregado 100% do valor do seguro-desemprego, de empresas com receita bruta de até R$ 4,8 milhões em 2019. Em empresa com receita acima desse patamar, o trabalhador recebe 70% do valor do seguro e 30% do salário.

Em todos os casos fica reconhecida a garantia provisória no emprego durante o período acordado e após o restabelecimento da jornada ou encerramento da suspensão, por igual período. Por exemplo, um acordo de redução de jornada de 90 dias de duração deve garantir ao trabalhador a permanência no emprego por mais 90 dias após o fim desse acordo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sobrevivente de acidente com Ranger sai da sedação após 2 semanas no PS

Publicado

em

Foto: reprodução

Um dos sobreviventes do grave acidente na Via Verde, em Rio Branco, o monitor de alarme Fábio Farias de Lima, saiu da sedação após mais de duas semanas internado na UTI do pronto-socorro da capital acreana. Ele já começou a apresentar sinais de melhora e a reconhecer familiares e amigos.

A informação foi repassada por uma amiga da família, que preferiu não ter o nome divulgado. Segundo ela, Fábio teve a sedação suspensa no início da semana e, apesar de ainda não estar totalmente consciente, já interage durante as sessões de fisioterapia. “Ele está bem melhor, já faz fisioterapia, não está ciente ainda, mas já tiraram toda sedação dele. Já reconhece a esposa e alguns amigos”, contou ao g1 Acre.

Funcionário da Empresa de Vigilância VIP, Fábio foi atropelado por uma caminhonete no dia 17 de abril, junto com os colegas de trabalho Macio Pinheiro da Silva e Carpegiane Lopes, além da autônoma Raiane Xavier. O condutor do veículo, Talysson Duarte, invadiu a pista contrária e atingiu as três motocicletas.

Macio morreu ainda no local. Fábio, Carpegiane e Raiane foram socorridos com vida, mas Carpegiane não resistiu e faleceu três dias depois na UTI. Fábio teve várias fraturas, passou por cirurgias e precisou de doações de sangue. Ele segue internado, sob cuidados, mas com evolução no quadro clínico.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motorista colide com poste e foge após acidente em frente à igreja em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Ford Ranger atinge estrutura elétrica ao contornar rotatória; apesar da fuga inicial, condutor foi localizado e testou negativo para álcool

Condutor colide com poste e foge do local em rotatória de município no interior do Acre. Foto: ContilNet

Na manhã deste sábado (3), por volta das 8h, um acidente de trânsito foi registrado na Avenida 25 de Agosto, no bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Um veículo modelo Ford Ranger colidiu com um poste de energia elétrica após o condutor perder o controle ao tentar contornar a rotatória nas proximidades da igreja.

A ocorrência foi comunicada inicialmente por um solicitante, que relatou que o motorista havia abandonado o local logo após o impacto. A Companhia Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) foi acionada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e se deslocou até o endereço informado.

No local, os agentes constataram os danos causados pelo acidente. Segundo as informações levantadas, o veículo seguia no sentido centro para a Avenida 25 de Agosto quando, ao tentar realizar a manobra, o condutor perdeu o controle e avançou em linha reta, colidindo diretamente com o poste.

Apesar da gravidade do impacto, não houve registro de vítimas. A estrutura elétrica sofreu danos significativos, e uma equipe da Energisa foi acionada para avaliar os prejuízos e realizar os reparos necessários na rede elétrica da região.

Veículo trafegava no sentido centro para a Avenida 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. Foto: ContilNet

Posteriormente, o condutor foi localizado e identificado. Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado que ele não havia ingerido álcool (0,00 mg/L). A Ciftran isolou a área até a chegada da Perícia Técnica, que realizou os procedimentos de análise e documentação da cena.

O caso foi registrado como sinistro de trânsito sem vítimas, com danos materiais e abandono inicial do local — o que poderá ser considerado em eventuais desdobramentos legais. A Polícia de Trânsito reforça que, em qualquer acidente, é fundamental que o condutor permaneça no local até a chegada das autoridades, conforme prevê a legislação brasileira.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende foragido da Justiça de Goiânia em bairro de Rio Branco

Publicado

em

João Pedro Castro e Castro, de 38 anos, era procurado por crimes de ameaça e violência doméstica

Policiais militares do 1º Batalhão prenderam na tarde desta sexta-feira (3) João Pedro Castro e Castro, de 38 anos, foragido da Justiça de Goiânia. A prisão aconteceu durante patrulhamento de rotina na Avenida Sul, no conjunto Tucumã, região marcada pelo intenso movimento de tráfico de drogas.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes desconfiaram da atitude de João Pedro e decidiram abordá-lo. Durante a checagem no sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi confirmado um mandado preventivo expedido contra ele em março deste ano, pela Vara Criminal da Comarca de Goiânia.

O acusado responde a processo por ameaça e violência doméstica e estava em situação de foragido desde que a ordem judicial foi emitida.

Após ser detido, João Pedro foi conduzido à Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo