Conecte-se conosco

Acre

Professor defende cuidado com saúde mental de futuros profissionais do Ensino Médio na fronteira

Publicado

em

“É o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade e humana”, afirmou Dimas Gurgel, do Senac em Brasiléia, durante atividade sobre bem-estar no trabalho

Sob orientação do professor Dimas Gurgel, os alunos prepararam uma encenação teatral para abordar o tema “bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho”. Foto: cedida 

Estudantes do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac em Brasiléia realizaram uma apresentação lúdica e educativa na Escola Estadual Kairala José Kairala nesta semana. Sob orientação do professor Dimas Gurgel, por meio dos alunos do ensino médio técnico profissionalizante, parcerias, com a secretaria de estado de educação, e alunos das escolas estaduais Graça Rocha e Belo Povir prepararam uma encenação teatral para abordar o tema “bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho”.

A atividade combinou explicações teóricas com a representação cênica, criando um momento dinâmico que facilitou a assimilação do conteúdo pelos estudantes do Senac. A iniciativa buscou promover uma aprendizagem leve e significativa, destacando a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A turma do professor Dimas Gurgel desenvolveu no KJK ações voltadas à qualidade de vida e ao bem-estar no trabalho, valorizando cada aluno e incentivando seu crescimento pessoal e profissional para um futuro próximo e vindouro.

A iniciativas promoveu reconhecimento, acolhimento e saúde, fortalecendo os futuros profissionais alunos do Senac/Brasiléia ao ambiente de trabalho e refletindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

Atividade do curso técnico em Recursos Humanos buscou promover discussão sobre qualidade de vida no ambiente profissional de forma dinâmica e interativa. Foto: captada 

O professor Dimas Gurgel, professor do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac em Brasiléia, destacou a importância do cuidado com a saúde mental dos futuros profissionais durante atividade educativa realizada na Escola Estadual Kairala José Kairala. “Cuidar dos futuros profissionais na fronteira é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade, humana e diminuir o índice de afastamentos por meio da atenção à saúde e prevenção ao adoecimento dos profissionais e alunos”, afirmou.

A declaração foi dada durante a apresentação teatral organizada por seus alunos sobre bem-estar no ambiente de trabalho. A fala do educador reforça o objetivo central da iniciativa: promover desde cedo a conscientização sobre qualidade de vida profissional como forma de prevenir problemas de saúde mental que afetam cada vez mais trabalhadores brasileiros.

O uso do teatro como ferramenta educacional permitiu que os conceitos de saúde mental e organização do trabalho fossem transmitidos de maneira criativa e engajadora. Foto: cedida 

O uso do teatro como ferramenta educacional permitiu que os conceitos de saúde mental e organização do trabalho fossem transmitidos de maneira criativa e engajadora, fortalecendo a integração entre a formação técnica e a comunidade escolar.

Implementar programas de bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho é um investimento que traz retornos significativos tanto para os funcionários quanto para a empresa. Ao promover a saúde física e mental, incentivar hábitos alimentares saudáveis e garantir um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório.

Os coordenadores do Senac em Brasiléia, Gildeia Oliveira, Alizete Andrade e Anderson Rocha, anunciaram que a peça teatral sobre bem-estar e qualidade de vida no trabalho será encenada em outras instituições de ensino. A decisão surge como resposta ao que classificam como “alto desconhecimento” da sociedade sobre o tema.

“Infelizmente, ainda é alto o desconhecimento quanto ao tema ‘bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho'”, afirmaram os coordenadores. “A participação dos futuros profissionais é essencial para que todos vejam a importância do tema, desta forma, percebam que estes são de responsabilidade da sociedade como um todo”.

A expansão da iniciativa busca fortalecer a conscientização sobre saúde mental e prevenção de adoecimentos profissionais, particularly em região de fronteira. A ação educativa, desenvolvida por alunos do curso Técnico em Recursos Humanos, tem como objetivo transformar a percepção social sobre a corresponsabilidade coletiva na promoção de ambientes de trabalho saudáveis.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira de educação profissional, aberta a toda a sociedade, criada em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621.

Desde 1977 presente no Estado do Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País.

Missão

“Educar com excelência para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Acre.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem comete suicídio com faca em loja no centro de Cobija, zona comercial de Pando

Publicado

em

Atendente relata que cliente se feriu repentinamente no setor de utensílios da loja; polícia investiga o caso

Um homem morreu na tarde desta sexta-feira após cometer automutilação com uma faca dentro de uma loja comercial no centro de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia. O incidente ocorreu por volta das 16h52 em frente a Praça Potosí, que fica localizada na Av. TTE. Coronel Conejo, uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade.

Segundo relato da atendente Angela Alvarez Quispe, o homem estava sendo atendido no setor de utensílios da loja, que vende produtos exclusivos da marca Tramontina, quando pegou uma faca e se feriu repentinamente no pescoço. O corte profundo teria atingido a jugular, causando grande perda de sangue e levando à morte pouco tempo depois.

A atendente presenciou o ato repentino, que resultou em um corte profundo no pescoço, levando-o a óbito pouco depois. Foto: captada  

Agentes do CEIPP (Corpo Especializado de Investigação Policial de Pando) foram acionados e confirmaram a versão dos fatos. O corpo foi preservado no local para a chegada o Instituto Médico Legal (IML/MORGUE) do Hospital Universitário Roberto Galindo Teran que foi acionado para a realização das perícias cabíveis, o caso segue sob investigação das autoridades pandinas.

A vítima do suicídio foi identificada como Edy Gutiérrez Mamani, professor e morador conhecido na cidade. A confirmação foi divulgada oficialmente pelas autoridades locais, que ainda investigam as circunstâncias do ocorrido.

Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas pelas autoridades policiais de Pando nas próximas horas.

Professor boliviano Edy Gutierre Mamani é identificado como vítima de suicídio em loja de Cobija. O mesmo era conhecido na cidade como educador; polícia continua investigando as circunstâncias do ocorrido. Foto: captada 

Veja vídeo entrevista com TV SPC:

Comentários

Continue lendo

Acre

Fórum Empresarial do Acre e Sebrae lançam estudo sobre o comércio internacional acreano

Publicado

em

De acordo com o levantamento, o Acre registrou em 2025 um crescimento real de 9,99% nas exportações, alcançando US$ 98,9 milhões

No aspecto territorial, as exportações continuam concentradas no leste do estado, especialmente nos municípios de Brasiléia, Senador Guiomard e Rio Branco. Foto: captada

O Fórum Empresarial do Acre, em parceria com o Sebrae, lançou hoje o estudo “A dinâmica comparativa do comércio internacional acreano de 2024 e 2025”, documento que apresenta uma análise detalhada da evolução recente das exportações do estado e aponta tendências, oportunidades e desafios para os próximos anos.

De acordo com o levantamento, o Acre registrou em 2025 um crescimento real de 9,99% nas exportações, alcançando US$ 98,9 milhões. O desempenho foi superior à média nacional, que avançou apenas 0,44% no mesmo período, colocando o estado entre as unidades da federação com maior dinamismo no comércio exterior.

O estudo destaca uma mudança estrutural na pauta exportadora acreana. Produtos tradicionais como madeira e castanha perderam espaço para commodities como soja e carnes bovina e suína, que passaram a liderar as vendas externas a partir de 2015. Em 2025, a soja respondeu por 20,61% das exportações, enquanto as carnes desossadas de bovino congeladas representaram 20,61% e as carnes suínas congeladas 13,83%.

Outro ponto relevante é o aumento da capacidade produtiva dos frigoríficos do estado. Entre 2024 e 2026, a capacidade de produção e exportação de carne desossada cresceu mais de 360%, consolidando o Acre como um importante polo exportador do setor e com acesso a 17 países compradores.

Apesar dos avanços, o relatório chama atenção para o alto grau de concentração das exportações. Os quatro principais produtos representaram 64,61% do total exportado em 2025. Além disso, há forte dependência de poucos mercados: o Peru aparece como principal destino, seguido por Emirados Árabes Unidos e Filipinas. Para alguns itens, como a carne suína, a concentração chega a 100% em apenas três países.

No aspecto territorial, as exportações continuam concentradas no leste do estado, especialmente nos municípios de Brasiléia, Senador Guiomard e Rio Branco, que juntos respondem pela maior parte do comércio exterior acreano.

O documento reforça que, embora o crescimento recente seja expressivo, o estado precisa investir em diversificação de produtos e mercados, agregação de valor e fortalecimento da infraestrutura logística para garantir maior sustentabilidade às exportações no longo prazo.

Confira o resumo do estudo aqui: https://drive.google.com/file/d/1P0hzYDaYLf51wB6hclgMPTcIYwL2F680/view?usp=sharing

Estudo completo: https://drive.google.com/file/d/1JIDptadcgFfrlmcD-aAC-n1C7c5mFma2/view?usp=sharing

Comentários

Continue lendo

Acre

Atuação da vice-governadora Mailza fortalece combate à fome com distribuição de 10 mil refeições mensais por meio das cozinhas solidárias

Publicado

em

O alimento no prato de cada família, além de garantir a segurança alimentar da população, se configura como prática de assistência social fundamental para a erradicação da fome e a redução da insegurança alimentar e nutricional. No Acre, políticas públicas vêm sendo implementadas com o objetivo de diminuir o número de famílias em situação de vulnerabilidade e assegurar o direito humano à alimentação adequada.

SEASDH atua no apoio às ações do programa Cozinhas Solidárias. Foto: Assessoria SEASDH

Entre as ações desenvolvidas, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem como titular a vice-governadora Mailza Assis, atua no apoio às ações do programa Cozinhas Solidárias. A iniciativa se consolidou com o termo de fomento firmado entre a pasta e o programa Cozinha Solidária Marielle Franco, gerenciada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), do governo do Estado e de parceiros institucionais.

Atualmente, a capital Rio Branco conta com duas cozinhas solidárias, que juntas produzem cerca de 500 refeições por dia, de segunda a sexta, totalizando 10 mil mensais. Uma delas está localizada no bairro da Paz e a outra foi inaugurada recentemente pela vice-governadora Mailza Assis, por meio de parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que cedeu o imóvel ao Estado, direcionando o espaço para as atividades desenvolvidas pelos voluntários.

Vice-governadora: “As cozinhas solidárias garantem mais do que comida. Elas garantem tranquilidade. Garantem que essas famílias não precisem se preocupar com a próxima refeição, que tenham segurança e dignidade no dia a dia”. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Mailza Assis destaca que as ações alcançam diariamente famílias em diferentes regiões da capital, levando não apenas alimentação, mas também tranquilidade, dignidade e a certeza da presença do poder público.

“Garantir alimento no prato de cada família acreana é mais do que uma política pública: é um compromisso humano, é respeito à dignidade das pessoas. Segurança alimentar não é favor, é direito. E é com esse olhar que o governo do Acre tem trabalhado para enfrentar a fome e reduzir a insegurança alimentar e nutricional em nosso estado”, afirmou Mailza.

Espaço pode ser usado também para produzir hortas em pequenos espaços contribuindo para a alimentação. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A coordenadora da Cozinha Solidária, Risomalia de Paula Souza, avalia que o novo espaço amplia o alcance das ações. “Esse imóvel é de grande ajuda. É um ambiente amplo e espaçoso, onde podemos atender mais pessoas e também acolher mães que não conseguem trabalhar, oferecendo a elas cursos e oportunidades, justamente porque agora temos espaço para isso. É um lugar onde vamos poder ajudar muitas pessoas e muitas famílias”, explicou.

Com o apoio de mais de 70 voluntários atuando nas duas cozinhas, três regiões de Rio Branco são atendidas diariamente. As famílias que antes enfrentavam dificuldades para colocar alimento na mesa hoje não precisam mais se preocupar com a refeição do dia seguinte.

Solidariedade compartilhada

A comunidade do Mutambo é beneficiada diariamente com a distribuição de refeições. O alimento chega à mesa de mais de 110 pessoas, com a meta de alcançar 250, ampliando o atendimento às famílias em situação de insegurança alimentar. Além disso, os moradores sonham com a implantação de uma cozinha solidária própria no bairro.

Maria Lucilene de Lima, moradora da ocupação, evidencia a importância de ter a alimentação garantida. “É a terceira vez que a gente recebe a marmita aqui na comunidade e está sendo muito gratificante. Muitas famílias chegam da escola ou do trabalho e não têm tempo de preparar o almoço. Aqui a comida já chega no horário do meio-dia, e cada família pega a quantidade de marmitas de que precisa”, relatou.

Maria Lucilene destaca o quanto é gratificante ter comida na mesa. Foto: Carolina Torres/Secom

Para garantir a organização da distribuição, cada família pode retirar até quatro marmitas. As refeições trazem o sabor e tempero acreano, com oferta equilibrada de carboidratos e proteínas, em quantidade e qualidade adequadas.

Valter Olímpio Meneses, representante da comunidade, destaca a importância da iniciativa e como passou a contribuir com a população local. “É algo muito bom, porque muitas famílias já têm o almoço garantido ao meio-dia. Antes, havia pessoas que não tinham o que comer e precisavam se virar. Hoje, nós chegamos com o alimento, entregamos, e muitos vêm agradecer pelo trabalho que está sendo feito”, contou.

Coordenador e representante da comunidade do Mutambo. Foto: Carolina Torres/Secom

O público atendido é composto por pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas em programas sociais. Em 2025, estima-se que mais de 168 mil refeições tenham sido distribuídas. A iniciativa impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida das famílias e na redução dos riscos sociais.

Risomalia reforça que o apoio do Estado é essencial para a continuidade das ações. “Com esse investimento do governo, conseguimos fazer a diferença, atender mais famílias e alcançar mais pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e necessitam de alimento”, ressaltou.

Outras comunidades beneficiadas estão localizadas nas proximidades dos bairros da Paz e Defesa Civil, um dos primeiros locais a receber a alimentação produzida pela primeira cozinha solidária.

Mailza conheceu primeira cozinha solidária no bairro Defesa Civil quando passou a funcionar. Foto: Felipe Freire/Secom

A vice-governadora ressalta que os resultados são visíveis quando a alimentação chega às comunidades. “É a marmita sendo entregue no horário do almoço, a família que chega do trabalho, a criança que volta da escola, a mãe que não teve tempo de cozinhar, mas sabe que aquele alimento vai estar ali”, destacou.

“As cozinhas solidárias garantem mais do que comida. Elas oferecem tranquilidade, segurança e dignidade no dia a dia dessas famílias”, completou.

Avanços

O Acre vem avançando na implementação de alternativas e políticas públicas voltadas à redução da insegurança alimentar e ao combate à fome. Em 2024, o estado passou a integrar o grupo de 17 unidades da federação com Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional aprovado pelo conselho estadual, conforme dados do IBGE.

Também houve avanços na legislação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com a retirada do Acre da lista de estados sem lei específica em 2024. A estrutura legal inclui a criação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), instituído pela Lei nº 4.598/2025, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e no enfrentamento à fome.

Repasses e PAA garante a oferta de alimentação para comunidades em risco social. Foto: Felipe Freire/Secom

O termo de fomento repassado pelo Estado é um dos principais recursos para a manutenção das atividades. Os repasses são realizados trimestralmente e somam mais de R$ 120 mil.

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, explica que esses instrumentos permitem ao governo cumprir seu papel de fortalecimento da política de segurança alimentar em parceria com as cozinhas solidárias.

“É nesse momento que o acesso ao direito à alimentação adequada é garantido à população, por meio do termo de fomento. O governo subsidia e as cozinhas realizam o preparo das marmitas, que são ofertadas gratuitamente. Isso resulta em cerca de 8 mil marmitas mensais, um impacto significativo para a política de segurança alimentar e nutricional”, concluiu.

Além disso, o programa contribui com a oferta de verduras, legumes e frutas às cozinhas, iniciativa que fortalece a agricultura familiar e beneficia diretamente a população urbana.

The post Atuação da vice-governadora Mailza fortalece combate à fome com distribuição de 10 mil refeições mensais por meio das cozinhas solidárias appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo