Acre
Presidente do Conselho de Turismo afirma que ausência do Estado na ABAV Expo 2025 penaliza o segmento

Empresário Rizomar Araújo diz que como empreendedor, entusiasta do turismo acreano, não se intimida, participou da feira tentando promover o turismo acreano da forma como pode, usando conhecimentos e o networking
Presidente do Conselho de Turismo e empresário do setor de agentes de viagens afirma que ausência do Estado na ABAV Expo 2025 penaliza o segmento
Agentes de viagens e empreendedores de Turismo do Acre foram penalizados pela ausência do Estado durante a ABAV Expo 2025 -maior evento de turismo da América Latina, realizado de 08 a 10 de outubro no Rio de janeiro- conforme enfatizou o presidente do Conselho Municipal de Turismo do Acre e empresário do setor agências de viagens, Rizomar Araújo, durante articulações junto à Nacional da Associação Brasileira de Agência de Viagens, objetivando mostrar para o Brasil que a região acreana é viável como destino turístico por seus infinitos atrativos.
A ABAV Expo reúne milhares de operadores, agentes de viagens e representantes de destinos nacionais e internacionais é espaço estratégico para geração de negócios, parcerias e promoção turística do Brasil. Portanto, estados de todas as regiões aproveitaram para divulgar suas potencialidades, firmar parcerias e estratégicas para ampliar mercados.

Nesse cenário empreendedor, o Acre ficou ausente justamente num momento em que o turismo sustentável, a cultura amazônica e as experiências autênticas estão em alta demanda no cenário global, inclusive levando em consideração que o Brasil é a sede da COP 30, conforme observou o presidente do Conselho Municipal de Turismo.
Rizomar Araújo lamentou a ausência do Estado, com um estande para expor os atrativos turísticos e as experiências que o turista pode vir a ter no Acre, pois garante visibilidade e coloca a região na prateleira de todas as agência de viagens, podendo ser mostrado as operações nacionais e internacionais.

“Se o Estado tivesse participado, com aquisição de um estande, uma ação simples que garantiria visibilidade para promover nossos atrativos turísticos, colocando o Acre na vitrine das principais agências e operadoras de turismo do Brasil e do mundo, apresentando as experiências únicas que o visitante pode viver no Acre já teria sido um passo enorme”, afirmou.
Araújo esclareceu a necessidade dessas ponderações sobre a ausência do Estado, em meio as articulações sobre a importância de investir no potencial turístico do Acre, como forma de dar voz e representar as empresas do ramo de agentes de viagens no estado, que resistem a falta de incentivo do poder público, trabalham com o pouco que têm, na raça, tentando criar oportunidades, independentes de iniciativas do governo. “Entretanto, é necessário destacar a ajuda do Sebrae/AC e Federação do Comércio com apoio para participação de feiras e eventos. No mais, nós, agentes de viagens, acreditamos no potencial turístico de nossa região, seguimos firmes, enfrentando desafios, gerando postos de trabalho e contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, concluiu Rizomar Araújo durante encontro de trabalho no encerramento da Expo ABAV 2025.
Comentários
Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco
Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.



Você precisa fazer login para comentar.