fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura se reúne com lideranças comunitárias da Baixada da Sobral e discutem melhorias para a região

Publicado

em

Reunião define reinvindicações de lideranças comunitárias da Baixada da Sobral (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do chefe de Gabinete, Artur Neto, realizou nesta quinta-feira (9), no auditório da prefeitura, uma reunião com os presidentes de Associações de Moradores da Baixada da Sobral. O objetivo do encontro foi mostrar o que a gestão tem feito, bem como o planejamento do que ainda será realizado nos próximos meses.

O encontro contou com a participação de 22 presidentes e representantes dos bairros da Baixada da Sobral bem como dos secretários e diretores das secretarias de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Meio Ambiente (Semeia), Saúde (Semsa), Educação (Seme), Infraestrutura (Seinfra), Assistência Social (SASDH), além das autarquias Saerb, Emurb, FGB e da RBTrans. Para assim, todas as áreas da gestão estarem em diálogo com os moradores e dando uma resposta às dúvidas e problemáticas trazidas.

Segundo Artur Neto, a reunião visa mostrar as lideranças que a gestão está presente e atenta às reivindicações da população.

“Estamos trazendo para os presidentes de bairro a informação do que foi feito nos dois anos de gestão em todas as áreas. A ideia é realizar essa reunião com cada regional. Após o encerramento dessas reuniões, estaremos indo para o bairro com a presença do prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores para a realização de uma ação mais participava no bairro que vai envolver os presidentes, líderes religiosos, organizadores de projetos sociais, diretores de escola. Todas as pessoas que direta ou indiretamente exercem uma influência sob aquela comunidade” explicou.

Para o presidente da Associação do Carandá, Francisco Ferreira, essa é a primeira vez que uma gestão tem essa visão de reunir as lideranças de uma região para discutirem o que pode ser feito e melhorado no bairro.

“Vieram todos os presidentes da Baixada. Somos 23 bairros e quase 100 mil habitantes. É muito importante estarmos trazendo as nossas reivindicações e apresentarmos aos secretários e juntos debatermos para chegarmos em uma solução”, disse.

Segundo Osmarildo Nogueira, representante do bairro João Paulo, as maiores demandas trazidas dizem respeito a infraestrutura e saneamento, onde ele disse ter ficado contente de poder dialogar com os secretários sobre as possíveis soluções para a situação que os moradores enfrentam quando chove.

“Parabenizo a prefeitura por estar vindo discutir com os representantes das comunidades. Estamos  crentes que se a solução não vir agora, certamente virá no início do verão com a execução das obras para podermos voltar a trafegar em nossas ruas com segurança”, enfatizou.

Raimundo Nogueira, presidente da Associação do Boa Vista, disse que mora na Baixada da Sobral há 38 anos e que a gestão está de parabéns em proporcionar esse momento de diálogo com as lideranças e sobretudo, dos secretários e diretores de estarem atentos ao que foi dito e juntos buscarem uma solução. Ele acredita que agora esse é um novo tempo para a população que vive na região.

“Eu acho essa iniciativa por parte do prefeito muito positiva. Era um momento que queríamos com a prefeitura de poder trazer nossas reivindicações. Parabenizo o prefeito e reforço que esse momento é de fundamental importância. Entregamos nossas demandas nas mãos do Artur que está representando o prefeito e só temos a agradecer por esse momento e pensar positivamente que as coisas vão melhorar para a nossa Baixada”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre proíbe pais de exporem filho nas redes sociais por prática de “sharenting”

Publicado

em

Decisão inédita em Rio Branco reconhece superexposição infantil como violação de direitos e impõe restrições à divulgação de imagens

A 3ª Vara da Família de Rio Branco condenou um casal pela exposição excessiva da imagem do filho nas redes sociais, prática identificada como “sharenting” — quando pais ou responsáveis publicam de forma exagerada informações e imagens de crianças ou adolescentes na internet. A sentença, proferida pela juíza Maha Manasfi, determinou que fotos e vídeos do menor só poderão ser compartilhados em datas especiais e momentos em família, vedando qualquer divulgação para além dessas ocasiões.

O julgamento é considerado inédito no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e representa um marco na discussão sobre os limites da presença digital de menores imposta por seus próprios responsáveis.

Na decisão, a magistrada destacou que a superexposição pode causar prejuízos psicológicos e sociais à criança, atingindo a dignidade, intimidade, segurança, honra, vida privada e direito à imagem do menor. A prática, segundo a juíza, fere dispositivos constitucionais e legais, como o artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, e o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garantem proteção à identidade e integridade moral da criança.

“Reconheço a prática de sharenting pela requerida… razão pela qual determino a proibição da divulgação da relação paterno-filial… salvo em datas especiais e momentos com a família, sob pena de multa, bem como a avaliação de eventual revisão das condições de guarda e convivência”, afirma a juíza em um trecho da sentença.

O processo, julgado em maio deste ano, tramita em segredo de Justiça. Em caso de descumprimento, os pais poderão sofrer sanções como multa e revisão judicial das condições de guarda e convivência com a criança. A decisão reforça a crescente preocupação do Judiciário com os impactos da exposição digital precoce e imposta a crianças, muitas vezes sem qualquer consciência ou consentimento.

Comentários

Continue lendo

Geral

Feminicídio em Tarauacá: homem mata ex-companheira a facadas na frente dos filhos

Publicado

em

Crime ocorreu durante a madrugada; vítima tentou fugir, mas foi executada em via pública

A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, foi abalada por mais um caso de feminicídio brutal registrado na madrugada desta segunda-feira (14). A dona de casa Maria José de Sousa foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro, Josemar de Amorim Silva, dentro da própria residência, no Beco Maria Anália, Bairro da Praia, na frente dos três filhos do casal — entre eles, um bebê de apenas dois meses.

De acordo com informações da Polícia Militar, moradores acionaram a guarnição após ouvirem gritos de socorro vindos da casa da vítima, por volta de 1h da manhã. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Maria José caída ao chão, com diversas perfurações de faca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas a vítima já estava sem sinais vitais.

Segundo o relato da filha de 13 anos, o agressor invadiu a casa pela porta dos fundos e foi direto ao quarto onde estavam Maria e os filhos. Exigindo que a mulher retomasse o relacionamento, Josemar iniciou uma discussão que rapidamente se transformou em violência. Armado com uma faca, ele passou a golpear a vítima ainda no quarto. Mesmo gravemente ferida, Maria José conseguiu correr para fora da residência, mas foi alcançada e morta em plena via pública.

Após cometer o crime, Josemar fugiu a pé e foi localizado horas depois na casa da própria mãe. Ele estava visivelmente embriagado e confessou o assassinato, alegando ter matado a ex-companheira porque ela se recusava a reatar o relacionamento.

O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por feminicídio. Os três filhos do casal foram acolhidos por familiares e estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar. O caso segue sob investigação.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende Militar do Exército suspeito de abusar sexualmente de enteada

Publicado

em

Investigado se encontra à disposição da Justiça e as investigações seguem em andamento pela DECAV. Foto: cedida

Em mais um trabalho intenso no último fim de semana, a equipe de plantonistas da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV) prendeu, no último domingo, 13, um militar do Exército investigado por estupro contra sua enteada. A ação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e Departamento da Capital e do Interior (DPCI) que deram umprimento ao mandado de prisão preventiva.

A vítima, uma adolescente de 14 anos de idade, compareceu à Delegacia na noite de sábado, 12, acompanhada de sua genitora, para efetuar o registro da ocorrência.

Diante da gravidade dos fatos, a Delegada de Polícia Plantonista Michelle Boscaro representou imediatamente pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi acolhida pelo Poder Judiciário, que expediu o mandado de prisão, devidamente cumprido pela Polícia Civil no domingo.

O investigado se encontra à disposição da Justiça e as investigações seguem em andamento pela Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV).

“A Polícia Civil reforça o seu compromisso com a proteção das vítimas de violência sexual e destaca a importância de denúncias como está para a responsabilização dos autores e a prevenção de novos crimes desta natureza.” Declarou a Delegada Michelle Boscaro.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo