fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Homem que agredia companheira de forma física e verbal é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 10, a Polícia Civil do Acre (PCAC) deu cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, em desfavor de um homem de 47 anos, acusado de agredir a companheira. A ação policial foi realizada por agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

O caso já havia sido registrado pela vítima (cônjuge do acusado) na Deam, pois diante da gravidade das lesões apresentadas na vítima, a Delegada Mariana Gomes, representou pela prisão preventiva. Na data de ontem foi dado cumprimento ao mandado expedido pela Justiça.

“A vítima foi covardemente agredida pelo marido que somente não foi preso em flagrante porque conseguiu fugir, mas a nossa equipe atuou de forma rápida e eficiente para capturar o agressor que agia de forma covarde contra a esposa. A ação em prendê-lo é a resposta não só para a vítima, mas também para a sociedade”, pontuou a Delegada Mariana Gomes.

A PCAC está comprometida em combater os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e deve ser ressaltado que a atuação é articulada com o Ministério Público e com o Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Xapuri, Presidente do TRE enfatiza união das forças de segurança para as Eleições

Publicado

em

Instituições trabalham em conjunto para garantir a tranquilidade do processo eleitoral

Visando assegurar a normalidade e a tranquilidade das eleições, o Presidente do TRE-AC, Des. Júnior Alberto, juntamente com o Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luís Gustavo Alcalde Pinto, coordenaram reunião, na manhã desta sexta-feira, 12, com as forças de segurança dos municípios de Xapuri e Capixaba.

Durante o encontro, que foi realizado em Xapuri, teve como objetivo discutir a segurança das Eleições 2024, levando em consideração as particularidades do eleitorado e dos locais de votação de cada região.

Segundo o presidente do TRE-AC, os órgãos representativos do Estado – especialmente os responsáveis pela segurança -, juntamente com a Justiça Eleitoral, devem realizar, como é natural nesse período eleitoral, um trabalho sincronizado, de modo a atuar de forma mais eficiente e célere na prevenção e resolução de eventuais problemas durante os preparativos e a realização do pleito deste ano.

“Esse trabalho em conjunto é de extrema importância para garantir a legitimidade do processo eleitoral de votação. Estamos abertos e necessitamos das contribuições de todos vocês para realizarmos um pleito com paz e segurança”, disse o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.

Na oportunidade, a Diretora-Geral da instituição, Rosana Magalhães, apresentou uma lista de informações que serão necessárias e precisam ser informadas à Justiça Eleitoral para a elaboração do Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.

“Estamos realizando todos os preparativos para o exercício da cidadania. Não estamos medindo esforços para realizar uma eleição em paz e segurança”, comentou o Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luís Gustavo Alcalde.

Já o Promotor da 2ª Eleitoral destacou a importância do Ministério Público no processo eleitoral. “Nossa instituição desempenha um papel essencial na fiscalização e garantia da legitimidade do processo eleitoral. Estamos comprometidos em realizar todos os preparativos necessários para assegurar um pleito legítimo e tranquilo”, garantiu Renan Batista.

Entre os participantes estavam Glayson Jean Moreno Dantas, Assessor de Inteligência e Segurança Institucional do TRE-AC; Chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral, Leandro Queiroz; o Promotor Eleitoral, Renan Batista; o Delegado da Polícia Federal, Eduardo Queiroz; os Delegados da Polícia Civil de Xapuri e Capixaba, Michelle Boscaro e Aldizio Silva, respectivamente; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Henzio Albuquerque, e o Chefe da Seção de Operações da PRF, Nelis Newton Silva; o Comandante em exercício do Corpo de Bombeiros de Xapuri, Alferino Ângelo Neto; o Comandante da Polícia Militar em Capixaba, Misael; o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Xapuri, Marcos Roberto; e o Prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; e o Vice-Prefeito de Capixaba, Richard Lima.

2ª Zona Eleitoral em números

28 locais de votação (17 zona urbana e 11 zona rural)

86 seções eleitorais

21.632 eleitores

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC obtém decisão judicial e garante retorno de adolescente que estava sozinho no Acre ao seu país de origem

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio das 1ª e 3ª Promotorias de Justiça Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente de Rio Branco, obteve uma decisão judicial favorável em ação de medida de proteção para um adolescente sueco que estava sozinho em Rio Branco desde o início de junho. Com a medida, o jovem retornou ao seu país de origem.

O adolescente, de 17 anos, desembarcou em Rio Branco sob a promessa de jogar em um time de futebol, se profissionalizar e receber pelo contrato assinado. Ele ficaria aos cuidados da pessoa que intermediou sua vinda, o que não ocorreu. Além disso, teve que pagar mais de 10 mil reais antecipadamente para “supostas despesas” com documentação que nunca foram comprovadas.

O 4º Conselho Tutelar foi acionado através de uma denúncia anônima e relatou ao MPAC a situação de risco em que o adolescente se encontrava.

Em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social do município, foi providenciado o acolhimento institucional do adolescente, que foi encaminhado ao programa da Família Acolhedora. Em seguida, o MPAC ajuizou a ação de medida de proteção para garantir seu retorno imediato à Suécia, mediante ordem judicial. A Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Acre também atuou no caso, auxiliando na tradução.

O Juízo da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco concedeu a medida de proteção e determinou que o Município de Rio Branco providenciasse as passagens aéreas para o deslocamento do adolescente de Rio Branco a Estocolmo, na Suécia, o que ocorreu no início de julho.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Migração estabelecem medidas de proteção baseadas nos princípios da proteção integral e da prioridade absoluta. No caso, isso se evidenciou ainda mais porque o adolescente estava sem familiares, longe de seu país, com dificuldade de se comunicar e alimentar, e ainda estava sem dinheiro e pernoitando em local inadequado”, disse o promotor de Justiça Iverson Bueno.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com quase mil indicações, Francisco Piaba se destaca como um dos vereadores mais atuantes de Rio Branco

Publicado

em

O vereador Francisco Piaba (União Brasil), destaca-se como um dos parlamentares mais atuantes em Rio Branco, com quase mil indicações em seu mandato. Além de expressar sua dedicação à causa pública, o parlamentar traz uma perspectiva singular como produtor rural, compreendendo de forma íntima as demandas e desafios enfrentados pelo homem do campo.

A vivência no setor agrícola permite ao vereador identificar as dificuldades enfrentadas na produção e no escoamento dos produtos. Essa proximidade com a realidade do homem do campo motiva Piaba a buscar incessantemente melhorias para as famílias que dependem da terra como fonte de sustento.
Sua atuação transcende o ambiente urbano, refletindo um compromisso em criar soluções para fortalecer a base econômica das comunidades rurais.

No contexto da zona urbana, o parlamentar exerce sua função de fiscal do povo de maneira incisiva. Acompanhando de perto as ações da gestão municipal nos bairros de Rio Branco, Piaba assegura que as necessidades da população sejam atendidas de maneira eficaz. Suas indicações, resultado direto das demandas da população, têm contribuído para a implementação de melhorias significativas em diversas regionais.

Piaba celebra a “Semana Municipal de Artes Marciais” em Rio Branco: Projeto de Lei inovador

O vereador Francisco Piaba, também conhecido por sua dedicação às causas sociais e esportivas, marcou um novo capítulo na história da Capital acreana ao ser o autor do Projeto de Lei Ordinária (PLO 15/2021) que instituiu a “Semana Municipal de Artes Marciais” no município. O evento, que já faz parte do calendário esportivo, educacional, social e cultural, é comemorado anualmente na última semana do mês de setembro.

A iniciativa reflete o reconhecimento da importância das artes marciais não apenas como prática esportiva, mas como um instrumento que transcende o tatame, promovendo valores como disciplina, respeito e superação. Com um olhar sensível para as necessidades da população, Piaba se firma como um representante que verdadeiramente busca impactar positivamente a vida dos cidadãos rio-branquenses.

Comentários

Continue lendo