Geral
Prefeitura recolhe entulhos, distribui sacolões e material de limpeza para moradores do Raimundo Melo
No quarto dia dessa inesperada enxurrada que afetou centenas de famílias em Rio Branco, em diversos bairros, a Prefeitura de Rio Branco desde o primeiro momento está em ação.
Na tarde desse domingo (26), no Bairro Raimundo Melo, na Rua Edmundo Pinto, a prefeitura realizou um grande mutirão de limpeza recolhendo entulhos e distribuindo sacolões para as pessoas que estão sofrendo por conta da enchente.
O secretário municipal de Cuidados Com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira explicou que a gestão está atuando desde os primeiros dias nas ruas, trabalhando com todos os colaboradores e toda a estrutura da prefeitura está à disposição neste momento.
“Estamos aqui fazendo essa ação de limpeza e entrega de kits básicos, para que as pessoas possam se manter e fazer a limpeza das casas, sacolão, água potável e mineral. Estamos nos bairros fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para levar mais conforto nesse momento.”
O presidente da Associação de Moradores do Raimundo Melo, Jefferson Alencar, comentou sobre a importância da prefeitura estar auxiliando às famílias nos bairros atingidos pelas enxurradas.
“Como morador a gente ficou de luto. Essa ação da prefeitura dando apoio com limpeza e alimentação, ameniza. A gente não parou em nenhum momento. A comunidade se uniu. O que ficou de lição mesmo foi a união da nossa comunidade. Agora só temos a agradecer a gestão por estar disponibilizando esta equipe.”
Dona Cláudia Mara, moradora do bairro, perdeu quase tudo em casa. Contudo reconhece e agradece à Prefeitura de Rio Branco pela atenção e carinho dispensados aos que, como ela, estão sofrendo com a cheia, que assola a capital acreana.
“É muito triste para todas as pessoas que estão passando por esse momento. A gente não esperava. Eu quero agradecer em especial ao prefeito, que não estava aqui no momento, mas o importante é que as secretarias se uniram a mando dele. Já recebi meu sacolão e o kit limpeza. Muito obrigado mesmo, de coração. Parabéns.”
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende arma de fabricação caseira durante patrulhamento em Rio Branco
Na tarde desta segunda-feira, 25, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio de uma guarnição do 1º Batalhão, apreendeu uma arma de fogo de fabricação artesanal no bairro Nova Esperança, em Rio Branco.
A ocorrência teve início durante patrulhamento preventivo na Estrada do Calafate, nas proximidades de um supermercado. Os policiais visualizaram o condutor de uma motocicleta Honda/CG 160, de cor amarela, que ao perceber a presença da guarnição demonstrou nervosismo, mudou repentinamente de rota e acelerou o veículo.
Após a abordagem, os militares localizaram uma arma de fogo caseira calibre .22, que estava escondida sob o assento da motocicleta. Os policiais também constataram que o condutor apresentava sinais de alteração psicomotora, como fala desconexa, olhos avermelhados, dificuldade de equilíbrio e roupas desalinhadas. Questionado, ele recusou o teste do etilômetro, mas admitiu ter consumido drogas ilícitas, entre elas maconha, crack e cocaína.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os procedimentos cabíveis. A motocicleta também foi apreendida e encaminhada à unidade policial.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende drogas e materiais de tráfico no bairro Montanhês
Na tarde desta segunda-feira, 25, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio de guarnição do 3º Batalhão, apreendeu entorpecentes e diversos materiais utilizados no tráfico de drogas no bairro Montanhês, em Rio Branco.
A ação teve início após denúncia de um cidadão, que informou a presença de um indivíduo comercializando drogas na Travessa das Palheiras. Ao chegar ao local, a guarnição avistou o suspeito, que tentou fugir, abandonando uma mochila e pulando cercas em direção a quintais da região.
Durante a perseguição, o homem acabou entrando em uma residência sem saída, onde foi abordado pelos militares. Questionado, ele informou que parte da droga estava na mochila descartada e o restante em uma residência utilizada para esconder os entorpecentes.
Na mochila, foram encontrados 66 papelotes de maconha (143g), 123 invólucros de pasta base de cocaína (123g) e 14 invólucros de pasta base de cocaína (15g), além de balanças de precisão, embalagens plásticas, dois celulares, potes utilizados para dividir a droga, uma balaclava e uma pochete.
Na residência indicada, os policiais localizaram ainda aproximadamente 136g de maconha pronta para o preparo. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla). O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi apresentado à autoridade policial competente para os devidos procedimentos.
Comentários
Geral
Polícia Civil cumpre mandado de internação contra jovem envolvido em crime de tortura em Xapuri

Jovem envolvido em tortura é apreendido e encaminhado à Justiça no Alto Acre. Foto: cedida
Na última segunda-feira, 25, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, deu cumprimento a um mandado de internação contra R. dos S. A., atualmente maior de idade.
De acordo com as investigações, o jovem esteve envolvido em um crime de tortura ocorrido em 2024, no bairro Sibéria, em Xapuri. Na época, R. dos S. A. era menor de idade, mas, por meio de um trabalho minucioso de investigação, os policiais conseguiram reunir provas que confirmam a sua participação no delito, praticado juntamente com outros indivíduos.
Durante o cumprimento da ordem judicial, o jovem foi localizado em uma residência de familiares, também no bairro Sibéria. Ele foi apreendido, conduzido à delegacia para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhado para a Pousada do Menor do Alto Acre, onde ficará à disposição da Justiça.
Fonte: PCAC