Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura prestigia entrega dos certificados aos alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola

Publicado

em

(Fotos: Evandro Derze/Assecom)

Com o conto intitulado: “Criança informada não tem seus sonhos roubados”, e com o desenho: “A escola no combate ao trabalho infantil”, os alunos Giovanna Marques de Araújo e Pedro José Torres são os vencedores da etapa estadual e os grandes finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na escola 2003, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (CoordInfância), do Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Sebrae e as secretarias de Educação do Estado e do Município.

Os dois tem 10 anos de idade e são alunos do 4º da escola municipal Monte Castelo. Na manhã desta quinta-feira (05) os dois estudantes receberam os certificados de finalistas em solenidade no auditório do MPT com a presença do prefeito Tião Bocalom, professores, representantes dos órgãos parceiros, gestores e alunos das escolas participantes: Theodolina Falcão Macedo e Frei Heitor da rede estadual e a dos vencedores, Monte Castelo, da rede municipal.

De acordo com o gestor da escola, Paulo Henrique participaram 70 alunos, sendo 35 do turno da manhã e 35 do turno da tarde.

A professora Leudete dos Santos destacou a dedicação de seus alunos. “Eu sei o quanto que eles se dedicaram durante o processo da execução do projeto na escola. Foi um trabalho bem árduo que nós realizamos”, disse.

A ação faz parte do Programa Resgate à Infância do MPT, no eixo educação e premia os melhores trabalhos produzidos por alunos das escolas participantes. O resultado final será revelado no próximo dia 12 de outubro, conforme explicou a Procuradora do Trabalho e coordenadora da CoordInfância, Michele da Rocha.

“O objetivo da premiação, na verdade, não é o prêmio em si, é que a temática do trabalho infantil seja levada para dentro da escola para que as crianças tenham um conhecimento dos seus direitos e possam exercê-los de maneira plena.”

Ainda segundo ela, a proposta é levar a temática do trabalho infantil para dentro das escolas e, mais especificamente incentivar que em sala de aula os alunos desenvolvam trabalhos artísticos com a temática. São quatro as categorias: conto, música, desenho e poesia.

Para o prefeito de Rio Branco, o fato de dois alunos do Município terem sido vencedores nesta etapa é resultado da qualidade de ensino praticada na rede municipal de educação.

“Realmente isso daqui demonstra a dedicação de cada um que faz educação no sentido da gente ter a melhor educação do nosso estado se Deus quiser. Eu estou muito feliz com a educação municipal de Rio Branco. Isso faz com que a educação realmente melhore cada vez mais e o orgulho nosso de ver aqui esses dois alunos classificados para etapa nacional”, ressaltou Tião Bocalom.

Os pais dos alunos não contiam o orgulho e a emoção. “Hoje é um dia muito feliz para nós. Ele é uma criança muito inteligente, sempre ele teve dom do desenho desde muito pequeno. Eu agradeço a escola e o Ministério Público pela oportunidade”, afirmou a mãe de Pedro, Maria Raimunda Araújo.

“Estou muito orgulhoso mesmo. Só tenho a agradecer a Deus por essa menina maravilhosa. Ela é muito atenciosa, muito inteligente, muito capacitada”, expressou Juscelino de Araújo, pai da Giovanna.

Diretora Maria Zélia, os vencedores Giovanna Marques, Pedro José e o prefeito Tião Bocalom (Foto: Evandro Derze/Assecom)

CONTO VENCEDOR:

Título: Criança informada não tem seus sonhos roubados
Autora: Giovanna Marques de Araújo

Certa vez uma menina que morava na zona rural da cidade de Rio Branco-Acre na Região Norte do Brasil que se chamava Ana ela vivia com seus irmãos em uma casa simples de madeira. Ana era irmã mais velha. Sendo assim não frequentava a escola porque tinha que cuidar dos seus irmãos mais novos.
Seus pais passavamo dia no plantio de milho, mandioca e ainda cuidavam dos animais e Ana cuidava de casa lavando roupa, cozinhando e dando banho nos seus irmãos. Fazia tudo isso com apenas 10 anos de idade. Com tantas responsabilidades não sobrava tempo para ela ir à escola. Na zona rural tudo é difícil e seus pais não conversava sobre ela ir à escola na zona rural.
Ana não sabia que criança não pode fazer trabalho de gente grande e assim Ana leva a vida de trabalho e mais trabalho.
Certa manhã Ana recebeu a visita de uma tia muito inteligente ela era irmã de seu pai a tia Diana percebeu que ela não frequentava a escola e levava a vida fazendo tarefa de gente grande sendo ainda criança. Então sua tia conversou com Ana e seus pais sobre o direito da criança a exploração do trabalho infantil e explicou que O Ministério Público do Trabalho vem trabalhando nas escolas para informar sobre o direito que as crianças têm. Um deles é estudar.
Mostrou um livrinho para Ana e seus pais que falava sobre esses direito principalmente de frequentar a escola, Ana e seus pais ouviram com atenção a explicação de tia Diana e durante a conversa Ana descobriu que quando uma criança trabalha como ela vem trabalhando, faz trabalho de gente grande sendo uma criança seus direitos não estão sendo respeitados.
Então Ana pediu para sua tia lhe ajudar. Entendeu que se ela continuasse a viver daquele jeito todos os seus sonhos seriam roubados.
A tia Diana na mesma hora atendeu o seu pedido e chamou ela para ir morar com ela na cidade. Logo começou a frequentar a escola e a partir daí Ana não parou de estudar, se formou pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e levou a vida lutando pelo direito das crianças principalmente para que outras crianças conhecesse seus direitos como ela conheceu os seus através de um livrinho do MPT que impediu que os seus sonhos fosse roubados.

LEGENDA DO DESENHO VENCEDOR:
AUTOR: Pedro José Pinto Torres
“Aqui é uma menina, primeiro ela limpando a casa, depois ela descobrindo os direitos dela, aí depois ela no lugar que realmente ela deveria estar que é na escola”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão

Publicado

em

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas 

O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas 

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas 

O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas 

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada 

Veja vídeo reportagem com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia de Pando intercepta carga ilegal de Epitaciolândia em veículo perto de Porvenir

Publicado

em

Fiscalização feita ao amanhecer apreendeu 40 frangos e 200 cervezas sem documentação; mercadoria tinha origem clandestina em Epitaciolândia

O Comandante do Departamento da Polícia de Pando, Erland Monasterios Vanegas, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que um veículo foi interceptado durante a madrugada próximo ao município de Porvenir transportando mercadorias ilegais provenientes do estado brasileiro do Acre. Toda a carga saiu de forma clandestina da cidade de Epitaciolândia.

A equipe de segurança e controle sanitário de Cobija realizava rondas por volta das 05h desta terça-feira (23) quando notou movimentação suspeita. Após uma vistoria minuciosa no veículo, foram apreendidos 40 frangos e 200 pacotes de cerveja da marca Skol, que não possuíam a documentação correspondente de compra ou legalização para circulação transfronteiriça.

Comandante Erland Monasterios Vanegas confirmou que frangos e cervejas sem documentação, interceptadas perto de Porvenir, foram destruídas. Foto: captadas 

Devido à natureza de contrabando do fato, o caso foi encaminhado para a Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija “Zofra Cobija”, órgão responsável pelo controle aduaneiro e comercial na região fronteiriça que foi descartada no aterro sanitário de Cobija.

A decisão de destruir os produtos segue os protocolos de descarte aplicados a bens apreendidos em operações de contrabando, por não cumprirem os requisitos sanitários, fiscais ou legais para circulação internacional. O caso havia sido encaminhado anteriormente à Zofra Cobija, que determinou a destinação final dos itens.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando com o estado do Acre, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias. Foto: captada

Veja vídeo entrevista com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Frentista é assaltado por criminosos armados em posto de combustíveis de Rio Branco

Publicado

em

Quatro suspeitos em um carro branco renderam a vítima no bairro Ivete Vargas e fugiram levando cerca de R$ 100; polícia investiga o caso

O frentista entregou a quantia disponível no momento, pouco superior a R$ 100, valor referente às últimas vendas realizadas. Foto: arquivo

Um frentista foi vítima de um assalto na noite desta terça-feira (23), enquanto trabalhava no Posto de Combustível Leblon, localizado na Rua Leblon, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por quatro criminosos que chegaram ao local em um veículo modelo Onix, de cor branca. Dois dos suspeitos desceram do banco traseiro do carro e, armados, anunciaram o assalto.

O frentista estava próximo à bomba de combustível e se preparava para atender o motorista quando foi abordado. Assustado, ele não reagiu e apenas levantou as mãos, entregando pouco mais de R$ 100, valor referente ao caixa do momento. Um colega da vítima estava no escritório do posto realizando o fechamento da contabilidade e a troca de plantão.

Os criminosos não levaram pertences pessoais da vítima, como celular ou carteira, ficando apenas com o dinheiro do estabelecimento. Após a ação, o grupo fugiu no mesmo veículo, seguindo em direção ao bairro Castelo Branco.

A Polícia Militar foi acionada, esteve no local para colher informações e realizou buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.

O frentista compareceu à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde registrou boletim de ocorrência pelos crimes de ameaça e roubo. O caso será apurado pela Polícia Civil de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo