Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura prestigia entrega dos certificados aos alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola

Publicado

em

(Fotos: Evandro Derze/Assecom)

Com o conto intitulado: “Criança informada não tem seus sonhos roubados”, e com o desenho: “A escola no combate ao trabalho infantil”, os alunos Giovanna Marques de Araújo e Pedro José Torres são os vencedores da etapa estadual e os grandes finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na escola 2003, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (CoordInfância), do Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Sebrae e as secretarias de Educação do Estado e do Município.

Os dois tem 10 anos de idade e são alunos do 4º da escola municipal Monte Castelo. Na manhã desta quinta-feira (05) os dois estudantes receberam os certificados de finalistas em solenidade no auditório do MPT com a presença do prefeito Tião Bocalom, professores, representantes dos órgãos parceiros, gestores e alunos das escolas participantes: Theodolina Falcão Macedo e Frei Heitor da rede estadual e a dos vencedores, Monte Castelo, da rede municipal.

De acordo com o gestor da escola, Paulo Henrique participaram 70 alunos, sendo 35 do turno da manhã e 35 do turno da tarde.

A professora Leudete dos Santos destacou a dedicação de seus alunos. “Eu sei o quanto que eles se dedicaram durante o processo da execução do projeto na escola. Foi um trabalho bem árduo que nós realizamos”, disse.

A ação faz parte do Programa Resgate à Infância do MPT, no eixo educação e premia os melhores trabalhos produzidos por alunos das escolas participantes. O resultado final será revelado no próximo dia 12 de outubro, conforme explicou a Procuradora do Trabalho e coordenadora da CoordInfância, Michele da Rocha.

“O objetivo da premiação, na verdade, não é o prêmio em si, é que a temática do trabalho infantil seja levada para dentro da escola para que as crianças tenham um conhecimento dos seus direitos e possam exercê-los de maneira plena.”

Ainda segundo ela, a proposta é levar a temática do trabalho infantil para dentro das escolas e, mais especificamente incentivar que em sala de aula os alunos desenvolvam trabalhos artísticos com a temática. São quatro as categorias: conto, música, desenho e poesia.

Para o prefeito de Rio Branco, o fato de dois alunos do Município terem sido vencedores nesta etapa é resultado da qualidade de ensino praticada na rede municipal de educação.

“Realmente isso daqui demonstra a dedicação de cada um que faz educação no sentido da gente ter a melhor educação do nosso estado se Deus quiser. Eu estou muito feliz com a educação municipal de Rio Branco. Isso faz com que a educação realmente melhore cada vez mais e o orgulho nosso de ver aqui esses dois alunos classificados para etapa nacional”, ressaltou Tião Bocalom.

Os pais dos alunos não contiam o orgulho e a emoção. “Hoje é um dia muito feliz para nós. Ele é uma criança muito inteligente, sempre ele teve dom do desenho desde muito pequeno. Eu agradeço a escola e o Ministério Público pela oportunidade”, afirmou a mãe de Pedro, Maria Raimunda Araújo.

“Estou muito orgulhoso mesmo. Só tenho a agradecer a Deus por essa menina maravilhosa. Ela é muito atenciosa, muito inteligente, muito capacitada”, expressou Juscelino de Araújo, pai da Giovanna.

Diretora Maria Zélia, os vencedores Giovanna Marques, Pedro José e o prefeito Tião Bocalom (Foto: Evandro Derze/Assecom)

CONTO VENCEDOR:

Título: Criança informada não tem seus sonhos roubados
Autora: Giovanna Marques de Araújo

Certa vez uma menina que morava na zona rural da cidade de Rio Branco-Acre na Região Norte do Brasil que se chamava Ana ela vivia com seus irmãos em uma casa simples de madeira. Ana era irmã mais velha. Sendo assim não frequentava a escola porque tinha que cuidar dos seus irmãos mais novos.
Seus pais passavamo dia no plantio de milho, mandioca e ainda cuidavam dos animais e Ana cuidava de casa lavando roupa, cozinhando e dando banho nos seus irmãos. Fazia tudo isso com apenas 10 anos de idade. Com tantas responsabilidades não sobrava tempo para ela ir à escola. Na zona rural tudo é difícil e seus pais não conversava sobre ela ir à escola na zona rural.
Ana não sabia que criança não pode fazer trabalho de gente grande e assim Ana leva a vida de trabalho e mais trabalho.
Certa manhã Ana recebeu a visita de uma tia muito inteligente ela era irmã de seu pai a tia Diana percebeu que ela não frequentava a escola e levava a vida fazendo tarefa de gente grande sendo ainda criança. Então sua tia conversou com Ana e seus pais sobre o direito da criança a exploração do trabalho infantil e explicou que O Ministério Público do Trabalho vem trabalhando nas escolas para informar sobre o direito que as crianças têm. Um deles é estudar.
Mostrou um livrinho para Ana e seus pais que falava sobre esses direito principalmente de frequentar a escola, Ana e seus pais ouviram com atenção a explicação de tia Diana e durante a conversa Ana descobriu que quando uma criança trabalha como ela vem trabalhando, faz trabalho de gente grande sendo uma criança seus direitos não estão sendo respeitados.
Então Ana pediu para sua tia lhe ajudar. Entendeu que se ela continuasse a viver daquele jeito todos os seus sonhos seriam roubados.
A tia Diana na mesma hora atendeu o seu pedido e chamou ela para ir morar com ela na cidade. Logo começou a frequentar a escola e a partir daí Ana não parou de estudar, se formou pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e levou a vida lutando pelo direito das crianças principalmente para que outras crianças conhecesse seus direitos como ela conheceu os seus através de um livrinho do MPT que impediu que os seus sonhos fosse roubados.

LEGENDA DO DESENHO VENCEDOR:
AUTOR: Pedro José Pinto Torres
“Aqui é uma menina, primeiro ela limpando a casa, depois ela descobrindo os direitos dela, aí depois ela no lugar que realmente ela deveria estar que é na escola”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vigilância contínua do Idaf mantém Acre livre da influenza aviária e Doença de Newcastle

Publicado

em

Como parte das ações permanentes de defesa sanitária animal, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), realiza o monitoramento e a vigilância contra a influenza aviária e a Doença de Newcastle em criatórios e granjas de aves no estado, com a coleta de amostras sorológicas e swabs de traqueia e cloaca.

A medida integra o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e tem como objetivo identificar precocemente qualquer circulação viral, garantindo a manutenção do status sanitário do Acre e a segurança da produção avícola. As amostras coletadas são encaminhadas para análise laboratorial, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Coleta estruturada (11 aves + sangue + swabs) permite a rápida detecção do vírus. Foto: Alice Leão/Secom

A influenza aviária e a Doença de Newcastle são enfermidades de notificação obrigatória e exigem vigilância constante por parte dos órgãos de defesa sanitária animal, que inclui visitas de médicos veterinários a estabelecimentos e produtores da avicultura comercial, bem como a criações domésticas de menor escala ou de subsistência. Essa atividade contínua é fundamental para prevenir a introdução e a disseminação dessas doenças, que já foram registradas em outros estados e podem causar impactos sanitários e econômicos significativos.

Para Everton Arruda, médico veterinário e coordenador estadual do Programa de Sanidade Avícola do Idaf, a ação reforça o compromisso do Instituto com a proteção do plantel avícola no estado. “O Acre é livre da influenza aviária e da doença de Newcastle, e essas medidas sanitárias são aplicadas constantemente pelo Idaf, seguindo todos os protocolos de contingência previstos no Plano Nacional de Vigilância”, destacou.

Em cada propriedade são coletadas amostras de 11 aves, com retirada de 4 ml de soro sanguíneo e swabs de cloaca e traqueia. Essa metodologia estruturada utiliza um número estatisticamente validado, combinando alta sensibilidade para detectar baixas prevalências do vírus com a necessidade de identificar tanto a infecção ativa (vírus) quanto a exposição prévia (anticorpos).

No caso da Granja Carijó, referência na produção avícola no estado, a ação do Idaf reforça o compromisso com a segurança alimentar da população e com a credibilidade sanitária necessária para a comercialização e circulação de produtos de origem animal.

Visitas são realizadas em estabelecimentos de criação de aves comerciais e aves de subsistência e produção em pequena escala. Foto: Alice Leão/Secom

O Instituto destaca ainda que os produtores devem ficar atentos ao comportamento das aves, manter as medidas de biosseguridade nas granjas e comunicar imediatamente qualquer suspeita de doença às unidades do Idaf, fortalecendo o sistema de defesa sanitária animal no estado.

Everton Arruda reforça a importância da parceria com os produtores. “A defesa sanitária é um trabalho conjunto. Quando o produtor comunica qualquer suspeita e mantém as medidas de biosseguridade, ele contribui diretamente para manter o Acre protegido e fortalecer a avicultura no estado”, afirmou.

The post Vigilância contínua do Idaf mantém Acre livre da influenza aviária e Doença de Newcastle appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Colisão entre Gol e Cross Fox termina com capotamento na Avenida Ceará, em Rio Branco

Publicado

em

Três pessoas ficam feridas após acidente em cruzamento movimentado da capital

Um acidente de trânsito registrado no início da tarde desta quinta-feira (12) deixou três pessoas feridas no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Manoel Rodrigues de Souza, em Rio Branco.

De acordo com informações repassadas no local, o condutor de um veículo Gol branco, identificado como Luan Almeida de Lima, trafegava pela Avenida Ceará, no sentido bairro–centro, acompanhado da esposa, Ana Sara Silva Barbosa, de 18 anos. Ao atravessar o cruzamento, o carro foi atingido por um Volkswagen Cross Fox vermelho, conduzido por Marlize Itami, de 55 anos.

Com o impacto da colisão, o Cross Fox capotou por vários metros e parou sobre a faixa de pedestres.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias, incluindo uma de suporte avançado, para prestar atendimento às vítimas.

Ana Sara relatava dores na região cervical e apresentava hematomas nos ombros. Luan sofreu escoriações leves. Ambos foram encaminhados com quadro clínico estável. Já a condutora do Cross Fox sofreu um ferimento corto-contuso na cabeça e apresentava desorientação, mas também foi considerada estável após avaliação médica.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passava pelo local, prestou apoio inicial na organização do trânsito até a chegada da Polícia Militar e dos profissionais da perícia.

O acidente reacende o alerta para que motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização, especialmente em cruzamentos de grande fluxo, onde colisões podem resultar em consequências mais graves.

Comentários

Continue lendo

Acre

Apenas 7 dos 22 municípios do Acre terão Carnaval público em 2026; maioria cancela festa por chuvas, obras ou crise

Publicado

em

Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Feijó, Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira mantêm programação; governo do estado também não promove folia e concentra esforços no enfrentamento à enchente

Além de Rio Branco, a folia vai ser promovida em Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Feijó, Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira. Foto: captada 

O Carnaval de 2026 no Acre será marcado pela redução drástica das festas públicas. Levantamento junto às prefeituras aponta que apenas sete dos 22 municípios acreanos confirmaram programação oficial para a folia. A maioria — 13 cidades — não terá eventos organizados pelo poder público, por diferentes motivos que vão desde os impactos das enchentes até obras de infraestrutura.

Onde terá festa

Confirmaram programação carnavalesca: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Feijó, Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira . As festas ocorrem entre esta sexta-feira (13) e a terça-feira (17), com estrutura de palco, blocos, atrações locais e esquemas de segurança.

Onde não terá e por quê

Ficam sem Carnaval público os municípios de: Rodrigues Alves, Brasiléia, Mâncio Lima, Acrelândia, Bujari, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Assis Brasil, Senador Guiomard, Porto Walter, Capixaba, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus .

Em Brasiléia, a prefeitura justificou o cancelamento pelos impactos das fortes chuvas de fevereiro. O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) afirmou que a prioridade são as ações emergenciais e que o município está em situação de decreto de emergência . A vizinha Epitaciolândia, de menor porte, tradicionalmente não realiza festa carnavalesca.

Mâncio Lima, no Vale do Juruá, cancelou a programação oficial devido às obras de revitalização da Alameda das Águas, espaço tradicionalmente utilizado para grandes eventos na cidade .

Governo do Estado também não promove folia

O governo do Acre, que em anos anteriores realizava o Carnaval oficial no Centro de Rio Branco, também não promoverá a festa em 2026. Em nota, o Executivo estadual informou que todos os reforços e recursos estão concentrados no enfrentamento aos impactos da enchente e citou ainda a responsabilidade com a segurança da população.

A folia em Rio Branco vai reunir atrações musicais locais, escolha da realeza, desfiles de blocos e atividades para públicos de diferentes idades ao longo de cinco dias de festa. Foto: captada 

Como será a festa na capital

Apesar da ausência do estado, Rio Branco mantém a programação. A folia começa nesta sexta (13) na Praça da Revolução, no Centro, e segue até terça (17), com atrações musicais locais, escolha da realeza, desfiles de blocos e atividades para públicos de diferentes idades .

A Prefeitura de Rio Branco montou um esquema operacional integrado com Corpo de Bombeiros, Detran-AC, Iapen, BPTran e RBTrans. O Corpo de Bombeiros informou que atuará com oito militares por noite, distribuídos em guarnições de socorro e salvamento, com viaturas operacionais. As equipes entram em serviço entre 16h e 17h e permanecem até as 3h, conforme o cronograma dos eventos .

Brasiléia, na região do Alto Acre, justificou que a festa não vai ocorrer devido aos impactos de fortes chuvas que atingiram o município em fevereiro deste ano. Foto: arquivo

Enquanto 13 municípios acreanos cancelaram a programação oficial de Carnaval, seis cidades do interior confirmaram festa para 2026, com estrutura que varia de palcos fechados a blocos de rua e programação cultural.

Cruzeiro do Sul

O Carnaval Cultural Magid Almeida 2026 ocorre de sábado (14) a terça (17), na Praça Orlei Cameli, das 16h às 3h. A programação inclui corrida temática, matinês, desfile de blocos, apresentações culturais e shows musicais.

Porto Acre

O Porto Folia 2026 começa na sexta (13) e segue até terça (17), das 16h às 2h. Pela primeira vez, a festividade carnavalesca chega a todas as vilas do município. A animação fica por conta de Diro Love, Caio Lima e, no encerramento, na Praça Wilson de Araújo, sobem ao palco a banda Farra Sem Limite e o Trio Moral Elétrico.

Feijó

A programação em Feijó ocorre nos cinco dias, com início na sexta (13) e término na terça (17). O bloco Sujo tem concentração marcada para as 15h em dois dias. Entre as atrações musicais confirmadas está o Trio Furacão, que anima a festa na região.

Sena Madureira

O Carnaval do Povo será realizado na Avenida Avelino Chaves, em frente à maçonaria. A prefeitura confirmou as apresentações da Banda Sorriso, Álamo Kário e Ferdiney Rios.

Tarauacá

O Carnaval do Povo em Tarauacá está previsto para os dias 14 a 17 de fevereiro, na Praça Alton Furtado, das 21h às 3h, segundo a programação oficial do município.

Xapuri

Com o tema “Folia na Princesinha – Carnaval de um Novo Tempo”, a festa em Xapuri acontece de sexta (13) a terça (17), na Praça São Gabriel. O evento contará com arena fechada e controle de acesso para reforçar a segurança dos foliões.

Neste ano o tema da festa de Carnaval em Xapuri, será “Folia na Princesinha – Carnaval de um Novo Tempo” que será celebrado entre sexta (13) e terça (17), na Praça São Gabriel. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo