Acre
Prefeitura prestigia entrega dos certificados aos alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola

(Fotos: Evandro Derze/Assecom)
Com o conto intitulado: “Criança informada não tem seus sonhos roubados”, e com o desenho: “A escola no combate ao trabalho infantil”, os alunos Giovanna Marques de Araújo e Pedro José Torres são os vencedores da etapa estadual e os grandes finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na escola 2003, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (CoordInfância), do Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Sebrae e as secretarias de Educação do Estado e do Município.
Os dois tem 10 anos de idade e são alunos do 4º da escola municipal Monte Castelo. Na manhã desta quinta-feira (05) os dois estudantes receberam os certificados de finalistas em solenidade no auditório do MPT com a presença do prefeito Tião Bocalom, professores, representantes dos órgãos parceiros, gestores e alunos das escolas participantes: Theodolina Falcão Macedo e Frei Heitor da rede estadual e a dos vencedores, Monte Castelo, da rede municipal.
De acordo com o gestor da escola, Paulo Henrique participaram 70 alunos, sendo 35 do turno da manhã e 35 do turno da tarde.
A professora Leudete dos Santos destacou a dedicação de seus alunos. “Eu sei o quanto que eles se dedicaram durante o processo da execução do projeto na escola. Foi um trabalho bem árduo que nós realizamos”, disse.
A ação faz parte do Programa Resgate à Infância do MPT, no eixo educação e premia os melhores trabalhos produzidos por alunos das escolas participantes. O resultado final será revelado no próximo dia 12 de outubro, conforme explicou a Procuradora do Trabalho e coordenadora da CoordInfância, Michele da Rocha.
“O objetivo da premiação, na verdade, não é o prêmio em si, é que a temática do trabalho infantil seja levada para dentro da escola para que as crianças tenham um conhecimento dos seus direitos e possam exercê-los de maneira plena.”
Ainda segundo ela, a proposta é levar a temática do trabalho infantil para dentro das escolas e, mais especificamente incentivar que em sala de aula os alunos desenvolvam trabalhos artísticos com a temática. São quatro as categorias: conto, música, desenho e poesia.
Para o prefeito de Rio Branco, o fato de dois alunos do Município terem sido vencedores nesta etapa é resultado da qualidade de ensino praticada na rede municipal de educação.
“Realmente isso daqui demonstra a dedicação de cada um que faz educação no sentido da gente ter a melhor educação do nosso estado se Deus quiser. Eu estou muito feliz com a educação municipal de Rio Branco. Isso faz com que a educação realmente melhore cada vez mais e o orgulho nosso de ver aqui esses dois alunos classificados para etapa nacional”, ressaltou Tião Bocalom.
Os pais dos alunos não contiam o orgulho e a emoção. “Hoje é um dia muito feliz para nós. Ele é uma criança muito inteligente, sempre ele teve dom do desenho desde muito pequeno. Eu agradeço a escola e o Ministério Público pela oportunidade”, afirmou a mãe de Pedro, Maria Raimunda Araújo.
“Estou muito orgulhoso mesmo. Só tenho a agradecer a Deus por essa menina maravilhosa. Ela é muito atenciosa, muito inteligente, muito capacitada”, expressou Juscelino de Araújo, pai da Giovanna.

Diretora Maria Zélia, os vencedores Giovanna Marques, Pedro José e o prefeito Tião Bocalom (Foto: Evandro Derze/Assecom)
CONTO VENCEDOR:
Título: Criança informada não tem seus sonhos roubados
Autora: Giovanna Marques de Araújo
Certa vez uma menina que morava na zona rural da cidade de Rio Branco-Acre na Região Norte do Brasil que se chamava Ana ela vivia com seus irmãos em uma casa simples de madeira. Ana era irmã mais velha. Sendo assim não frequentava a escola porque tinha que cuidar dos seus irmãos mais novos.
Seus pais passavamo dia no plantio de milho, mandioca e ainda cuidavam dos animais e Ana cuidava de casa lavando roupa, cozinhando e dando banho nos seus irmãos. Fazia tudo isso com apenas 10 anos de idade. Com tantas responsabilidades não sobrava tempo para ela ir à escola. Na zona rural tudo é difícil e seus pais não conversava sobre ela ir à escola na zona rural.
Ana não sabia que criança não pode fazer trabalho de gente grande e assim Ana leva a vida de trabalho e mais trabalho.
Certa manhã Ana recebeu a visita de uma tia muito inteligente ela era irmã de seu pai a tia Diana percebeu que ela não frequentava a escola e levava a vida fazendo tarefa de gente grande sendo ainda criança. Então sua tia conversou com Ana e seus pais sobre o direito da criança a exploração do trabalho infantil e explicou que O Ministério Público do Trabalho vem trabalhando nas escolas para informar sobre o direito que as crianças têm. Um deles é estudar.
Mostrou um livrinho para Ana e seus pais que falava sobre esses direito principalmente de frequentar a escola, Ana e seus pais ouviram com atenção a explicação de tia Diana e durante a conversa Ana descobriu que quando uma criança trabalha como ela vem trabalhando, faz trabalho de gente grande sendo uma criança seus direitos não estão sendo respeitados.
Então Ana pediu para sua tia lhe ajudar. Entendeu que se ela continuasse a viver daquele jeito todos os seus sonhos seriam roubados.
A tia Diana na mesma hora atendeu o seu pedido e chamou ela para ir morar com ela na cidade. Logo começou a frequentar a escola e a partir daí Ana não parou de estudar, se formou pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e levou a vida lutando pelo direito das crianças principalmente para que outras crianças conhecesse seus direitos como ela conheceu os seus através de um livrinho do MPT que impediu que os seus sonhos fosse roubados.
LEGENDA DO DESENHO VENCEDOR:
AUTOR: Pedro José Pinto Torres
“Aqui é uma menina, primeiro ela limpando a casa, depois ela descobrindo os direitos dela, aí depois ela no lugar que realmente ela deveria estar que é na escola”.
Comentários

Acre
Governador Gladson Cameli vistoria andamento da obra da nova Maternidade de Rio Branco
“O melhor natal vai ser esse ano. O presente para o futuro começa agora! Não é falar que as minhas autoridades são somente o nosso futuro. É preparar um local adequado de boa qualidade para recebê-las. É do presente para o futuro”, destacou o governador Gladson Cameli durante a vistoria da nova Maternidade de Rio Branco, nesta sexta-feira, 8.

Chefe de Estado enfatizou a importância das ações no presente para a garantia de um futuro melhor às próximas gerações. Foto: José Caminha/Secom
Na ocasião, o gestor aproveitou para dialogar com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, com os responsáveis pela empresa executora e, principalmente, com os trabalhadores do local.
O titular da Seop falou sobre o avanço da obra da Maternidade: “Seguimos o compromisso, sempre analisando a logística aqui da nossa região. Era uma meta tirar a obra do chão ainda nesse período de final de verão e conseguimos! As fundações foram executadas, estamos na parte da lage e a empresa tem dado a resposta a toda a equipe da fiscalização da Seop e aos órgãos de controle”, pontuou o gestor.

Obra da Maternidade já segue com previsão para segunda etapa em janeiro de 2024. Foto: José Caminha/Secom
“Estou aqui visitando uma obra de suma importância que é a nossa maternidade. Quero agradecer a todos da parte privada, as empresas que estão cumprindo o seu papel de manter a obra num cronograma de execução correto, ao governo federal e, mais ainda, a esses trabalhadores, homens e mulheres que se dedicam dia a dia para poder nos ajudar a melhorar a avida das pessoas, e é isso que quero como governador”, ressaltou Gladson Cameli.

Durante a visita, Gladson conversou com os trabalhadores e falou sobre a importância do trabalho que eles executam. Foto: José Caminha/Secom
O governador parabenizou também a equipe de governo e a Secretaria de Obras em nome do secretário Ítalo Lopes pelo andamento das obras em todo o estado.
“Quero agradecer a toda a equipe governamental pelo retorno das obras de Sena Madureira, e as demais que estão a todo vapor. Passamos por vários problemas, e problemas são para serem resolvidos, mostrar transparência é o meu compromisso. Convido as autoridades e os órgãos de fiscalização que venham visitar as obras e vejam os trabalhos serem desenvolvidos, para que juntos consigamos melhorar a vida da nossa população”, acrescentou o chefe de Estado.

Governador agradeceu o compromisso de todos os envolvidos nos projetos e obras que estão em andamento no estado. Foto: Jose Caminha/Secom
“O governador vem nos auxiliando, guiando em todo esse processo. A empresa vem dando resposta e em janeiro já teremos a assinatura da ordem de serviço para a segunda etapa da obra. As etapas estão vindo, o governo federal já sinalizou para a terceira etapa, o que demostra a confiança no serviço que está sendo desenvolvido pelo Estado, que avança para cumprir a sua missão que é cuidar das pessoas”, ressaltou o secretário.
Sobre a construção e apoio político no projeto da nova Maternidade da capital, Ítalo Lopes acrescentou que: “Estão todos participando, os parlamentares buscando junto conosco a liberação de recursos, então é um momento muito gratificante para mim, não só como servidor do Estado, mas também como acreano que precisa utilizar os serviços públicos de saúde”.
Comentários
Acre
Alto Acre encerra ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) Alto Acre, deu continuidade às atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Brasileia.
Ao longo da última semana, foram realizadas ações no município, com o intuito de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres e propor medidas de prevenção e combate à violência.

O Ceam Alto Acre realizou uma roda de conversa com as mulheres da Casa de Passagem dos Imigrantes. Foto: Geisiane Rolim/Ceam Alto Acre
Na segunda-feira, 4, o Ceam Alto Acre realizou uma roda de conversa com as mulheres da Casa de Passagem dos Imigrantes, muitas em situação de vulnerabilidade, principalmente devido à condição de estar em fluxo migratório.
“Por se tratar de mulheres de outros países, que vivenciam outra realidade, com leis diferentes das brasileiras, este trabalho é de extrema importância, para que elas conheçam seus direitos e a lei que protege contra a violência doméstica no nosso país”, explicou a coordenadora da instituição, Geisiane Rolim.
Já na terça-feira, 5, o Ceam realizou roda de conversa com profissionais da Unidade Básica de Saúde Tufic Misael Saad. “Abordamos os tipos de violência, como identificá-los e, principalmente, como devem ser encaminhados”, informou a coordenadora.

Na quinta-feira, 7, a equipe realizou o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em Brasileia. Foto: Geisiane Rolim/Ceam Alto Acre
Na quinta-feira, 7, a equipe realizou o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em Brasileia. “Dialogamos sobre a importância da Rede e o quanto ela é fundamental no combate e na prevenção da violência, como também na assistência às mulheres vítimas”, relatou Geisiane, acrescentando que, na ocasião, foram discutidas as ações da Semulher. “Abordamos as várias campanhas desenvolvidas em nossa secretaria, levando para as mulheres do interior todo o trabalho realizado na capital”, disse.
Comentários
Acre
Mais de 500 atendimentos: Deputada Dra. Michelle Melo promove ação do Gabinete Itinerante Mais Saúde na Vila Campinas
Buscando proporcionar acolhimento e atendimentos na área da saúde e cidadania a Deputada Dra. Michelle Melo, promoveu na manhã deste sábado, 09, na Vila Campinas no município de Plácido de Castro, a ação Gabinete Itinerante Gente Cuidando de Gente Mais Saúde.
Durante toda manhã de atividades além de atendimentos médicos, também foram realizados testes rápidos, vacinação, ouvidoria e atividades recreativas com crianças e adolescentes.
Para a senhora Maria da Conceição, moradora da Vila Campinas, a iniciativa da deputada é muito importante para os moradores tanto da Vila como de Plácido de Castro.
“São vários atendimentos médicos que estão sendo realizados. Hoje fui atendida pela ginecologista e pelo clínico geral e quero deixar os meus agradecimentos e falar da importância dessa ação para a nossa Vila,” declarou a moradora.
Durante todo evento foram oferecidos cortes de cabelo, atendimentos pediátricos e psicológicos, ginecológicos, ortopédicos, clínico geral, ontológicos, vacinação entre outros.
A ação também contou com a parceria da patrulha do DETRAN, promovendo atividades educativas com crianças e adolescentes.
Francisco Mendonsa que é produtor rural e foi um dos primeiros a chegar na ação, também reafirmou a importância da iniciativa que busca promover saúde e cidadania.
“Tentei por várias vezes no serviço público, mas não consegui. Aqui na ação estou feliz com o atendimento, passei pela triagem e fui atendido muito rápido mesmo com o grande número de pessoas na ação, meu sentimento é de acolhimento e quero parabenizar a Dra. Michelle Melo, por se preocupar com a população de Plácido de Castro e moradores aqui da Vila Campinas. Quero agradecer essa nobre iniciativa,” disse o produtor rural.
Durante todo evento aconteceram ouvidorias, promovidas pelos advogados do gabinete da Deputada Dra. Michelle Melo.
O motorista e comerciante Jucelino Guimarães aproveitou a ação para utilizar o serviço oferecido pela assessoria jurídica.
“Estou aproveitando essa oportunidade para agradecer a deputada Dra. Michelle Melo e pedir que ela fortaleça ações que contribuam com o comércio local e com a infraestrutura das nossas ruas e ramais,” solicitou Jucelino, formalmente por meio da ouvidoria do gabinete da parlamentar.
A deputada Michelle Melo, agradeceu aos apoiadores do evento e a cada um dos médicos, enfermeiros e voluntários presentes e falou ainda sobre a iniciativa em prol da população de Plácido de Castro e principalmente da Vila Campinas.
“Inicialmente quero agradecer aos nossos parceiros e apoiadores voluntários que são de fundamental importância para o sucesso desse evento. A Jeanny Cunha conselheira tutelar, Eli Soares, José Hilton, Carlinhos Bandeira, Roselina Estácio que é a coordenadora da escola que está nos recebendo e a cada um dos médicos e profissionais da saúde deixo meus agradecimentos de todo coração.
A parlamentar detalhou ainda a ação e sua continuidade.
“ Esse é um projeto que surgiu dentro do meu gabinete quando ainda era vereadora e agora como deputada, estou fortalecendo essa ação em prol do povo acreano”, finalizou a deputada.
O evento foi sucesso de público e somou mais de 500 atendimentos lotando a quadra e as dependências da escola São Luiz Gonzaga.
A ação “ Gabinete Itinerante Gente Cuidando de Gente Mais Saúde”, promovida diretamente pelo gabinete da deputada Dra. Michelle Melo é contínua e voltará em breve a ser realizada em outras regionais tanto da capital acreana como do interior do Estado.
Comentários
-
Acre2 dias atrás
O que é o círculo de fumaça que paira nos céus do Alto Acre, intrigando moradores de Brasiléia e Epitaciolândia
-
Extra2 dias atrás
Motorista de caminhonete perde controle, bate contra veículo e muro de mercado em Brasiléia
-
Extra11 horas atrás
Motorista de caminhonete invade contramão, bate contra carro com 4 pessoas e depois foge do local
-
Flash2 dias atrás
Bolívia no Mercosul traz novas perspectivas para estudantes brasileiros de Medicina na fronteira
-
Extra21 horas atrás
Tri-campeã: Brasiléia retorna para a elite do futsal acreano após decisão de virada
-
Brasil21 horas atrás
“Coringa de Miami” exige compensação milionária por suposta referência em GTA 6 da Rockstar
-
Acre1 dia atrás
Buscas por criança de 2 anos que se afogou em rio no AC são suspensas após três dias
-
Geral22 horas atrás
Acreano suspeito de furtos é detido na Bolívia e entregue às forças policiais em Brasiléia