fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura prestigia entrega dos certificados aos alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola

Publicado

em

(Fotos: Evandro Derze/Assecom)

Com o conto intitulado: “Criança informada não tem seus sonhos roubados”, e com o desenho: “A escola no combate ao trabalho infantil”, os alunos Giovanna Marques de Araújo e Pedro José Torres são os vencedores da etapa estadual e os grandes finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na escola 2003, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (CoordInfância), do Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Sebrae e as secretarias de Educação do Estado e do Município.

Os dois tem 10 anos de idade e são alunos do 4º da escola municipal Monte Castelo. Na manhã desta quinta-feira (05) os dois estudantes receberam os certificados de finalistas em solenidade no auditório do MPT com a presença do prefeito Tião Bocalom, professores, representantes dos órgãos parceiros, gestores e alunos das escolas participantes: Theodolina Falcão Macedo e Frei Heitor da rede estadual e a dos vencedores, Monte Castelo, da rede municipal.

De acordo com o gestor da escola, Paulo Henrique participaram 70 alunos, sendo 35 do turno da manhã e 35 do turno da tarde.

A professora Leudete dos Santos destacou a dedicação de seus alunos. “Eu sei o quanto que eles se dedicaram durante o processo da execução do projeto na escola. Foi um trabalho bem árduo que nós realizamos”, disse.

A ação faz parte do Programa Resgate à Infância do MPT, no eixo educação e premia os melhores trabalhos produzidos por alunos das escolas participantes. O resultado final será revelado no próximo dia 12 de outubro, conforme explicou a Procuradora do Trabalho e coordenadora da CoordInfância, Michele da Rocha.

“O objetivo da premiação, na verdade, não é o prêmio em si, é que a temática do trabalho infantil seja levada para dentro da escola para que as crianças tenham um conhecimento dos seus direitos e possam exercê-los de maneira plena.”

Ainda segundo ela, a proposta é levar a temática do trabalho infantil para dentro das escolas e, mais especificamente incentivar que em sala de aula os alunos desenvolvam trabalhos artísticos com a temática. São quatro as categorias: conto, música, desenho e poesia.

Para o prefeito de Rio Branco, o fato de dois alunos do Município terem sido vencedores nesta etapa é resultado da qualidade de ensino praticada na rede municipal de educação.

“Realmente isso daqui demonstra a dedicação de cada um que faz educação no sentido da gente ter a melhor educação do nosso estado se Deus quiser. Eu estou muito feliz com a educação municipal de Rio Branco. Isso faz com que a educação realmente melhore cada vez mais e o orgulho nosso de ver aqui esses dois alunos classificados para etapa nacional”, ressaltou Tião Bocalom.

Os pais dos alunos não contiam o orgulho e a emoção. “Hoje é um dia muito feliz para nós. Ele é uma criança muito inteligente, sempre ele teve dom do desenho desde muito pequeno. Eu agradeço a escola e o Ministério Público pela oportunidade”, afirmou a mãe de Pedro, Maria Raimunda Araújo.

“Estou muito orgulhoso mesmo. Só tenho a agradecer a Deus por essa menina maravilhosa. Ela é muito atenciosa, muito inteligente, muito capacitada”, expressou Juscelino de Araújo, pai da Giovanna.

Diretora Maria Zélia, os vencedores Giovanna Marques, Pedro José e o prefeito Tião Bocalom (Foto: Evandro Derze/Assecom)

CONTO VENCEDOR:

Título: Criança informada não tem seus sonhos roubados
Autora: Giovanna Marques de Araújo

Certa vez uma menina que morava na zona rural da cidade de Rio Branco-Acre na Região Norte do Brasil que se chamava Ana ela vivia com seus irmãos em uma casa simples de madeira. Ana era irmã mais velha. Sendo assim não frequentava a escola porque tinha que cuidar dos seus irmãos mais novos.
Seus pais passavamo dia no plantio de milho, mandioca e ainda cuidavam dos animais e Ana cuidava de casa lavando roupa, cozinhando e dando banho nos seus irmãos. Fazia tudo isso com apenas 10 anos de idade. Com tantas responsabilidades não sobrava tempo para ela ir à escola. Na zona rural tudo é difícil e seus pais não conversava sobre ela ir à escola na zona rural.
Ana não sabia que criança não pode fazer trabalho de gente grande e assim Ana leva a vida de trabalho e mais trabalho.
Certa manhã Ana recebeu a visita de uma tia muito inteligente ela era irmã de seu pai a tia Diana percebeu que ela não frequentava a escola e levava a vida fazendo tarefa de gente grande sendo ainda criança. Então sua tia conversou com Ana e seus pais sobre o direito da criança a exploração do trabalho infantil e explicou que O Ministério Público do Trabalho vem trabalhando nas escolas para informar sobre o direito que as crianças têm. Um deles é estudar.
Mostrou um livrinho para Ana e seus pais que falava sobre esses direito principalmente de frequentar a escola, Ana e seus pais ouviram com atenção a explicação de tia Diana e durante a conversa Ana descobriu que quando uma criança trabalha como ela vem trabalhando, faz trabalho de gente grande sendo uma criança seus direitos não estão sendo respeitados.
Então Ana pediu para sua tia lhe ajudar. Entendeu que se ela continuasse a viver daquele jeito todos os seus sonhos seriam roubados.
A tia Diana na mesma hora atendeu o seu pedido e chamou ela para ir morar com ela na cidade. Logo começou a frequentar a escola e a partir daí Ana não parou de estudar, se formou pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e levou a vida lutando pelo direito das crianças principalmente para que outras crianças conhecesse seus direitos como ela conheceu os seus através de um livrinho do MPT que impediu que os seus sonhos fosse roubados.

LEGENDA DO DESENHO VENCEDOR:
AUTOR: Pedro José Pinto Torres
“Aqui é uma menina, primeiro ela limpando a casa, depois ela descobrindo os direitos dela, aí depois ela no lugar que realmente ela deveria estar que é na escola”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Carro perde freios e cai em ribanceira no Bujari; idosa fica ferida

Publicado

em

Vítima de 63 anos foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável

Um acidente de trânsito registrado no final da tarde desta quarta-feira (20) deixou a idosa Maria Elza da Silva, de 63 anos, ferida após o carro em que estava perder os freios e despencar em uma ribanceira na Rua Clotilde Nonato, no loteamento Manoel Leão, região central de Bujari.

Segundo testemunhas, Maria Elza estava acompanhada de uma pastora em um Fiat Uno azul quando, ao realizar uma curva, o veículo apresentou falha mecânica, saiu da pista e caiu em uma área de mata por onde passa um esgoto.

Com o impacto, a idosa sofreu traumas no ombro, no peito e nas costas. A outra ocupante do carro não se feriu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros atendimentos, Maria Elza foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O veículo foi retirado da ribanceira com auxílio de um trator.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo e servidores da Saúde tensionam sobre PCCR na Aleac, mas secretário garante prazo

Publicado

em

Em reunião da Comissão de Saúde, Luiz Calixto, da Sejug, assegurou que proposta de Plano de Carreira será finalizada até 30 de setembro, como previsto, mas sindicatos pedem agilidade e combatem “boatos” de que medida não sairá

Os servidores pediram ao secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, que antecipe a finalização do PCCR, agendado para 30 de setembro. A ideia é que o Plano seja finalizado no final de agosto e início de setembro. Foto: arquivo 

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) discutiu nesta quarta-feira (20) a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores da saúde em meio a um clima de tensão entre governo e categoria. Enquanto sindicatos denunciam uma campanha de desinformação nas unidades de saúde, o governo garante que o cronograma será cumprido até 30 de setembro.

Jean Lunier, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), fez um forte discurso durante a reunião: “Repudiamos as falas que estão sendo feitas dentro das unidades, estamos sendo cotados de mentirosos e enganadores. Isso é um golpe baixo”. Os servidores pediram celeridade na finalização do plano, solicitando que seja antecipado para final de agosto ou início de setembro.

Em resposta, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, afirmou que não há motivos para conflitos: “Esse prazo será cumprido. Quando digo que não há dinheiro para todos, estou sendo honesto”. Ele detalhou que a minuta do PCCR está em análise final nas secretarias de Administração, de Governo e na Procuradoria Geral do Estado.

E reforçou: “o cronograma está em curso e será cumprido. Eu falei com o secretário adjunto, e ele me disse que até o dia 30 a parte dele está concluída, que é o estudo de impacto, tem várias questões que foram relacionadas sobre Igesac, sobre tabelas que precisaram ser discutidas novamente”, afirmou Calixto.

O deputado Adailton Cruz (PSB) explicou que a votação do novo plano depende de uma “folga fiscal” – quando o Estado ficar abaixo do limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O impasse reflete a pressão por melhorias salariais frente às restrições orçamentárias do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre se prepara para nona friagem de 2025 com previsão de ventanias e queda brusca de temperatura

Publicado

em

Fenômeno deve atingir o estado a partir de domingo (24) com ventos fortes, chuvas intensas e possível queda de até 10°C; Vale do Juruá e região central serão as mais afetadas

Apesar das noites frias, o sol deve aparecer durante o dia. Após a friagem, uma massa de ar seco pode reduzir a umidade do ar para níveis entre 15% e 25% no leste e sul do estado. Foto: captada 

O Acre deve registrar a partir do próximo domingo (24) a nona friagem do ano, com uma massa de ar frio avançando sobre a Amazônia Ocidental e provocando queda brusca nas temperaturas em várias regiões do estado. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (20) pela Assessoria Meteorológica do Acre, alertando para ventanias, chuvas intensas e possíveis tempestades.

Até sábado (23), o estado ainda manterá as características típicas do período: calor e chuvas isoladas. A mudança brusca deve começar no domingo pela manhã, com ventos fortes do sudeste anunciando a chegada do frio. As regiões mais afetadas serão regional do alto acre e baixo acre e o centro do estado, onde há previsão de raios e ventanias mais intensas.

O fenômeno, comum nesta época do ano mas em quantidade atípica para 2025, pode provocar reduções de até 10°C nas temperaturas máximas, especialmente durante a madrugada e início da manhã. Defesa Civil e órgãos meteorológicos recomendam que a população se prepare para as mudanças bruscas de temperatura e evite atividades em áreas abertas durante as ventanias.

O que esperar da friagem:
  • Domingo (24/08): Ventos fortes do sudeste, possibilidade de chuvas intensas, raios e ventanias (especialmente na fronteira e centro do estado)

  • Segunda (25/08) a Quarta (27/08): Noites e madrugadas frias, com mínimas entre 12°C e 15°C no leste e sul do Acre (incluindo Rio Branco e Brasileia)

  • Sol durante o dia, mas com sensação de frio intenso

  • Umidade do ar pode cair para 15%-25% após a passagem da friagem

Previsão de temperaturas mínimas por região:
CidadeTemperatura Mínima Prevista
Rio Branco12°C a 15°C
Brasileia12°C a 15°C
Cruzeiro do Sul17°C a 20°C
Tarauacá e Feijó15°C a 18°C
Boca do Acre (AM)14°C a 17°C
Climático em 2024:
  • Temperatura mais baixa registrada: 10,9°C em Epitaciolândia (3 de julho)

  • Umidade mais baixa: 19% em Rio Branco (15 de agosto)

Um novo boletim com detalhes sobre a intensidade da friagem será divulgado na sexta-feira (22/08), às 16h (horário do Acre).

Recomendações:

  • Redobrar atenção com idosos e crianças

  • Evitar exposição prolongada ao frio

  • Hidratar-se devido à baixa umidade do ar prevista

Fonte: Assessoria Meteorológica do Acre

Comentários

Continue lendo