Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitura, IEPTEC e Gabinete do Deputado Manoel Moraes entregam certificados de concludentes do Curso de Hidroponia

Publicado

em

20 alunos, incluindo produtores que já cultivam hortaliças, receberam seus certificados. Joilton Miranda, um dos formandos, compartilhou seu entusiasmo com a iniciativa

Vinte alunos concluem Curso de Hidroponia oferecido por parceria entre Prefeitura, IEPTEC e Gabinete do Deputado Manoel Moraes. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri

Um projeto iniciado ainda no ano passado, antes mesmo do começo da nova gestão municipal, teve um momento especial nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025, com a entrega dos diplomas aos concluintes do Curso de Hidroponia. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre o município de Xapuri, o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), e o Gabinete do Deputado Manoel Moraes.

Pelo município, a ação foi liderada pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, que instalaram um protótipo para o cultivo de alfaces por meio da hidroponia, técnica que permite a produção de hortaliças sem o uso do solo. Entre as vantagens do método estão a dispensa de defensivos agrícolas e a maior eficiência no uso de recursos hídricos.

Nesta segunda-feira, 20 alunos, incluindo produtores que já cultivam hortaliças, receberam seus certificados. Joilton Miranda, um dos formandos, compartilhou seu entusiasmo com a iniciativa: “As pessoas precisam acreditar mais em ações como essas e evitar fazer críticas antes de conhecer os projetos voltados para o apoio à produção.”

Produtor rural Joilton Miranda recebe certificado das mãos do vice-prefeito Vânio Miranda. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri

Outro produtor diplomado, Juarle Farias, destacou o potencial transformador do curso: “Isso aqui é algo diferente. A gente rala para conseguir a estrutura, mas depois que consegue, é algo inovador. Isso aqui é para mudar a cara de Xapuri. Quero agradecer ao deputado Manoel Moraes, que trouxe esse grande incentivo, através do IEPTEC, ao prefeito Maxsuel Maia, ao vice-prefeito Vânio Miranda, ao Eliomar e toda a equipe responsável por isso tudo.”

Agricultor familiar Juarle Farias: “Isso aqui é algo diferente”. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri

O vice-prefeito Vânio Miranda, um dos entusiastas do projeto, reforçou o apoio do deputado Manoel Moraes e incentivou os formandos a investirem no modelo de produção. “Pela qualidade das hortaliças, há mercado garantido em Xapuri e em municípios vizinhos. Então, para nós, foi muito bom abraçar essa causa”, afirmou.

Ricardo Veras, coordenador geral da Escola Roberval Cardoso/IEPTEC, destacou a importância das parcerias: “É um grande prazer para o IEPTEC poder estar aqui hoje e comprovar o que um trabalho em conjunto faz. Quando vejo uma produção como essa, me pergunto: já imaginaram quantos espaços em Xapuri podem ser aproveitados para essa produção? Isso mostra que temos condições de nos tornar um grande produtor de hortaliças e outros produtos.”

Protótipo de produção de hortaliças sem uso de solo pode ser modelo para incremento da produção em Xapuri. Foto: Márcia Rodrigues/Dircom Xapuri

Gerlande Sales, representando o presidente do IEPTEC, Alípio Wanderley Neto, ressaltou o crescimento da instituição: “O IEPTEC se sente muito honrado em participar dessa parceria e se coloca à disposição para novos projetos. Hoje, comemoramos a marca de mais de 16 mil alunos atendidos, em todos os 22 municípios do Acre. No ano passado, atingimos pouco mais de 10 mil alunos, e no anterior, cerca de 3 mil. Esses saltos só são possíveis através de parcerias.”

O prefeito Maxsuel Maia agradeceu ao deputado Manoel Moraes pelo apoio: “A gente só não desenvolve se não quiser, e eu tenho certeza que queremos. Quero parabenizar e agradecer especialmente ao nosso deputado Manoel Moraes, o maior incentivador desses projetos que estão dando certo em Xapuri. Temos um projeto de desenvolvimento para a agricultura, e as emendas do deputado são fundamentais. A mudança de vida da população passa pela agricultura, e nossa gestão será parceira em tudo o que disser respeito a isso.”

Deputado Manoel Moraes apoiou projeto por meio de emenda parlamentar. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri

O deputado Manoel Moraes encerrou o evento com uma mensagem de otimismo: “Isso aqui é um exemplo, uma semente que plantamos. Quando alguém quiser fazer algo semelhante, vamos usar nossa Secretaria de Agricultura para ajudar. Esse sistema não está aqui de graça. Já o vi em Manaus e em Rio Branco, abastecendo supermercados como o Araújo com alface. Xapuri será referência em produção de muita coisa no Acre. Café, cacau, mandioca e maracujá são exemplos dessas possibilidades.”

O evento marcou mais um passo no fortalecimento da agricultura local, demonstrando que a união entre poder público, instituições de ensino e a comunidade pode gerar resultados transformadores para a região, fazendo de Xapuri um lugar onde as pessoas possam viver no campo e na cidade.

Gerlande Sales, representando o presidente do IEPTEC, Alípio Wanderley Neto, ressaltou o crescimento da instituição no estado. Foto: assessoria

Publicidade:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo