Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco inaugura Ambulatório Materno-Infantil na Policlínica Barral y Barral

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta quarta-feira (28) o novo Ambulatório Materno-Infantil, que passa a funcionar nas instalações da Policlínica Barral y Barral. O espaço foi estruturado para fortalecer o cuidado com gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças na primeira infância, oferecendo atendimento especializado e humanizado à população.
A solenidade contou com a presença do prefeito Tião Bocalom; do secretário municipal de Saúde, Rennan Biths; do secretário de Estado da Representação do Acre em Brasília (Repac), Fábio Rueda; da secretária adjunta da Sesacre, Ana Cristina; além de outras autoridades, servidores da saúde e moradores da região, que acompanharam a inauguração com entusiasmo.
O novo ambulatório é resultado de um investimento realizado com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco. A estrutura passou por melhorias como pintura das salas e corredores, recuperação e pintura do forro de gesso, instalação de lavatório na sala de medicação, aplicação de películas e adesivos, recuperação e pintura de portas, entre outros serviços, que garantem mais conforto, segurança e qualidade no atendimento.
Com a implantação deste espaço, a gestão municipal dá um importante passo na redução da morbimortalidade materno-infantil, especialmente ao atender a uma demanda reprimida de 355 gestantes em situação de alto risco e crianças de 0 a 2 anos. O ambulatório conta com equipe multiprofissional e serviços integrados, como exames laboratoriais, ultrassonografia, fisioterapia pélvica, teste do pezinho, entre outros, reforçando a atuação da Atenção Primária em Saúde, que já alcança 88% da população de Rio Branco.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento da rede municipal “Estamos entregando à população um espaço estruturado, com equipe especializada e ambiente adequado para atender principalmente mulheres grávidas e crianças de 0 a 2 anos, que exigem um cuidado mais atento. As unidades básicas de saúde realizam o atendimento inicial e, quando há necessidade de acompanhamento mais específico, como nos casos de gestação de alto risco, os pacientes são encaminhados para cá”, explicou o secretário.
Ele ressaltou ainda que a iniciativa surgiu a partir de estudos realizados pela equipe técnica da Saúde, que identificou uma crescente demanda por esse tipo de serviço “Hoje temos mais de 350 gestantes de alto risco aguardando acompanhamento especializado. Com esse novo espaço, estamos garantindo mais qualidade no atendimento e fortalecendo a rede de atenção primária, graças ao compromisso do prefeito Tião Bocalom com a saúde pública”, concluiu.
O prefeito Tião Bocalom também reforçou o compromisso da gestão com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde, com foco no cuidado integral das crianças e mães da capital. “Sem dúvida, cuidar das mães e das nossas crianças é investir no futuro. Esse ambulatório é um serviço que não existia e que agora passa a oferecer um atendimento especializado e humanizado. Queremos combater problemas como a desnutrição infantil com políticas integradas, como a distribuição do leite social. Vamos continuar investindo e, sempre que possível, criando novos serviços como este. Parabéns à equipe da saúde pelo trabalho realizado aqui na Policlínica Barral y Barral”, afirmou o prefeito.
A secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), Ana Cristina, presente no evento destacou que a obra é um marco para a saúde pública “O serviço que está nascendo hoje aqui é um marco pra assistência da mulher no estado do Acre, o secretário Rennan Biths vem aí com a coragem de trazer esse serviço aqui para o Barral y Barral, para trazer esse atendimento para as grávidas de alto risco que necessitam desses serviços especializados que serão oferecidos aqui”. Destacou.
A implantação do Ambulatório Materno-Infantil na Policlínica Barral y Barral amplia os serviços oferecidos na rede municipal de saúde, com foco no atendimento a gestantes, puérperas e crianças, e busca contribuir para a melhoria dos indicadores relacionados à saúde materno-infantil em Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves








Você precisa fazer login para comentar.