Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco inaugura Ambulatório Materno-Infantil na Policlínica Barral y Barral
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta quarta-feira (28) o novo Ambulatório Materno-Infantil, que passa a funcionar nas instalações da Policlínica Barral y Barral. O espaço foi estruturado para fortalecer o cuidado com gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças na primeira infância, oferecendo atendimento especializado e humanizado à população.
A solenidade contou com a presença do prefeito Tião Bocalom; do secretário municipal de Saúde, Rennan Biths; do secretário de Estado da Representação do Acre em Brasília (Repac), Fábio Rueda; da secretária adjunta da Sesacre, Ana Cristina; além de outras autoridades, servidores da saúde e moradores da região, que acompanharam a inauguração com entusiasmo.
O novo ambulatório é resultado de um investimento realizado com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco. A estrutura passou por melhorias como pintura das salas e corredores, recuperação e pintura do forro de gesso, instalação de lavatório na sala de medicação, aplicação de películas e adesivos, recuperação e pintura de portas, entre outros serviços, que garantem mais conforto, segurança e qualidade no atendimento.
Com a implantação deste espaço, a gestão municipal dá um importante passo na redução da morbimortalidade materno-infantil, especialmente ao atender a uma demanda reprimida de 355 gestantes em situação de alto risco e crianças de 0 a 2 anos. O ambulatório conta com equipe multiprofissional e serviços integrados, como exames laboratoriais, ultrassonografia, fisioterapia pélvica, teste do pezinho, entre outros, reforçando a atuação da Atenção Primária em Saúde, que já alcança 88% da população de Rio Branco.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento da rede municipal “Estamos entregando à população um espaço estruturado, com equipe especializada e ambiente adequado para atender principalmente mulheres grávidas e crianças de 0 a 2 anos, que exigem um cuidado mais atento. As unidades básicas de saúde realizam o atendimento inicial e, quando há necessidade de acompanhamento mais específico, como nos casos de gestação de alto risco, os pacientes são encaminhados para cá”, explicou o secretário.
Ele ressaltou ainda que a iniciativa surgiu a partir de estudos realizados pela equipe técnica da Saúde, que identificou uma crescente demanda por esse tipo de serviço “Hoje temos mais de 350 gestantes de alto risco aguardando acompanhamento especializado. Com esse novo espaço, estamos garantindo mais qualidade no atendimento e fortalecendo a rede de atenção primária, graças ao compromisso do prefeito Tião Bocalom com a saúde pública”, concluiu.
O prefeito Tião Bocalom também reforçou o compromisso da gestão com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde, com foco no cuidado integral das crianças e mães da capital. “Sem dúvida, cuidar das mães e das nossas crianças é investir no futuro. Esse ambulatório é um serviço que não existia e que agora passa a oferecer um atendimento especializado e humanizado. Queremos combater problemas como a desnutrição infantil com políticas integradas, como a distribuição do leite social. Vamos continuar investindo e, sempre que possível, criando novos serviços como este. Parabéns à equipe da saúde pelo trabalho realizado aqui na Policlínica Barral y Barral”, afirmou o prefeito.
A secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), Ana Cristina, presente no evento destacou que a obra é um marco para a saúde pública “O serviço que está nascendo hoje aqui é um marco pra assistência da mulher no estado do Acre, o secretário Rennan Biths vem aí com a coragem de trazer esse serviço aqui para o Barral y Barral, para trazer esse atendimento para as grávidas de alto risco que necessitam desses serviços especializados que serão oferecidos aqui”. Destacou.
A implantação do Ambulatório Materno-Infantil na Policlínica Barral y Barral amplia os serviços oferecidos na rede municipal de saúde, com foco no atendimento a gestantes, puérperas e crianças, e busca contribuir para a melhoria dos indicadores relacionados à saúde materno-infantil em Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco recebe 1ª Corrida Contra o Trabalho Infantil no dia 29 de junho

Foto: Reprodução
No próximo dia 29 de junho, acontecerá em Rio Branco a 1ª Corrida Contra o Trabalho Infantil, uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do combate ao trabalho infantil.
A atividade integra as ações alusivas ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, e tem como lema este ano: “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”.
A concentração para a corrida será em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 5h, com largada prevista para as 6h. Os participantes poderão escolher entre dois percursos: 5 km ou 10 km. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de junho por meio de formulário on-line. Para confirmar a inscrição, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível.
Além disso, os primeiros 200 inscritos receberão um abadá. A entrega dos alimentos e a retirada do abadá ocorrerão no dia 27 de junho, das 8h às 14h, na sede da SEASDH, localizada na Avenida Nações Unidas, nº 2.731, bairro Estação Experimental.
Os alimentos arrecadados durante o evento serão destinados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e beneficiarão famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Ao final da corrida, os participantes poderão aproveitar o tradicional banho de mangueira oferecido pelo Corpo de Bombeiros, um momento de descontração para encerrar a atividade com leveza e alegria.
Comentários
Cotidiano
Homem mata nora com tiro na cabeça e tenta assassinar esposa e neto em Rondônia

Foto: Rondoniaovivo
A Polícia Civil do município de Itapuã do Oeste (RO), com apoio de outras forças de segurança, está à procura de Mário José Pereira, de 59 anos, acusado de matar a nora com um tiro na cabeça e tentar assassinar a esposa e o neto, uma criança de colo.
O crime ocorreu na tarde de domingo (15), em um sítio localizado na zona rural de Itapuã do Oeste, às margens da BR-364. Segundo as investigações, Mário não aceitava a decisão da nora, Evelin Milena de Freitas, de 22 anos, de levar o filho para morar com a avó materna em outra região do município, onde a criança havia conseguido uma vaga em uma creche.
De acordo com relatos, desde que soube da mudança, Mário José vinha apresentando comportamento agressivo. No dia do crime, ele discutiu com a esposa, que segurava o neto no colo, e disparou contra ela com um revólver calibre 38. A mulher e a criança não foram atingidas.
Na sequência, o acusado se dirigiu ao quarto onde Evelin Milena descansava e atirou à queima-roupa na cabeça da jovem. Ela ainda chegou a ser socorrida pelo marido, que estava no curral no momento da tragédia, mas não resistiu e morreu ao dar entrada em uma unidade de saúde do município.
Após o crime, Mário fugiu do local em uma caminhonete Saveiro cinza. O filho do acusado, ao retornar do hospital, sofreu um acidente de trânsito leve quando tentava localizar o pai.
A Polícia Civil de Itapuã do Oeste segue com as investigações, com apoio de agentes de cidades vizinhas, para capturar o autor do crime.
Comentários
Cotidiano
Polícia recupera duas motos furtadas e prende suspeito em Sena Madureira
Proprietário de lava-jato ajudou a localizar criminosos após perceber furto na Avenida Brasil; um suspeito foi preso em flagrante

Diante da situação, ele conseguiu localizar os suspeitos do furto e imediatamente acionou a guarnição policial. Foto: cedida
A Polícia Militar do 8º Batalhão agiu rapidamente na manhã deste domingo (15) e recuperou duas motocicletas roubadas de um lava-jato na Avenida Brasil, em Sena Madureira. Um suspeito foi preso em flagrante, enquanto outro conseguiu fugir.
De acordo com a PM, o proprietário do estabelecimento percebeu que o cadeado havia sido arrombado e, ao verificar, notou o sumiço das motos. Ele mesmo localizou os suspeitos e acionou a polícia, que chegou ao local a tempo de prender um dos acusados. O segundo fugiu, mas abandonou uma das motocicletas.
As duas motos foram recuperadas e devolvidas ao dono. O homem detido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde responderá pelos crimes de furto qualificado. A polícia segue em busca do segundo envolvido.
Você precisa fazer login para comentar.