fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura de Rio Branco apresenta resultado das análises que ocasionaram mortalidade de peixes no Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) apresentou na manhã desta quinta-feira (21), o resultado conclusivo sobre as causas da mortalidade de peixes no leito do Rio Acre, registrado em outubro deste ano.

A área vistoriada pela equipe técnica e coleta dos alevinos mortos, correspondeu a um trecho de aproximadamente 27,5km pelo Rio Acre, partindo do bairro da Base, no centro de Rio Branco, em direção a jusante, até o local das ocorrências, na região do Quixadá.

Segundo o secretário de meio ambiente da Prefeitura de Rio Branco, Carlos Nasserala, foram realizadas medições em campo, por meio da Sonda Multiparâmetros, coleta de amostras de água em 04 pontos estratégicos ao longo do Rio Acre, além da coleta de informações, junto aos ribeirinhos da região, bem como um levantamento bibliográfico. A conclusão é que as altas temperaturas, aliadas a baixa oxigenação da água, levaram a morte dos peixes naquela região.

Nasserala: “A oxigenação estava baixa” (Foto: Assecom)

“Desde o primeiro minuto que nós recebemos essa denúncia, o próprio prefeito Tião Bocalom esteve no local e foi visto que em dois pontos, exatamente próximo do Quixadá, a água daquela região estava com a baixa oxigenação e verificaram que realmente, naquela região, a oxigenação estava baixa, mesmo cinco dias depois do ocorrido”.

Paralelo aos resultados conclusivos das análises laboratoriais e da qualidade do ar e as altas temperaturas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segundo ainda Nasserala, não constatou causas da ação humana ou envenenamento do manancial.

“Até porque não foi levantado nada de algum empreendimento naquela região como um frigorífico, algum outro tipo de empreendimento que tenha despejado algum tipo de veneno naquela região que possa ter ocasionado essa mortalidade de peixes. Agora, com a chegada do relatório nós estamos crendo que realmente foi a oxigenação, o baixo nível do rio, que estava um metro e trinta e quatro na região, alta temperatura, a qualidade do ar de moderada para péssima exatamente nessa região e com isso ocasionou essa mortalidade que também já aconteceu em épocas anteriores”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Desfile Cívico marca os 33 anos de emancipação de Epitaciolândia

Publicado

em

Evento reuniu autoridades, estudantes e a comunidade em uma grande celebração de orgulho e história

A Prefeitura de Epitaciolândia realizou nesta sexta-feira (25) o tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 33 anos de emancipação política e administrativa do município.
O prefeito Sérgio Lopes, ao lado do vice-prefeito Sérgio Mesquita, da primeira-dama Alinny Saldanha, secretários municipais e da vice-governadora Mailza Assis, recepcionou autoridades civis, militares e a comunidade para o evento.

A programação contou com a participação de todas as escolas municipais e estaduais, além de universidades privadas e instituições da Bolívia, que desfilaram na avenida principal, retratando a história, as tradições e as conquistas de Epitaciolândia.
A celebração cívica emocionou o público e reforçou o sentimento de orgulho e crescimento da população local.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem pede apoio e união por melhorias em ponte entre Brasiléia e Epitaciolândia

Publicado

em

A ponte José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, tem se tornado um verdadeiro transtorno. Em vídeo divulgado pelo deputado estadual Tadeu Hassem em suas redes sociais, o parlamentar mostra os desafios enfrentados diariamente pelos motoristas, que chegam a esperar até 40 minutos para cruzar a ponte que liga as duas cidades, especialmente nos horários de pico.

Além do prejuízo à mobilidade urbana, a lentidão na travessia impacta diretamente a saúde e a segurança pública. Ambulâncias e viaturas policiais enfrentam dificuldades para atravessar a ponte em situações de emergência, colocando vidas em risco.

O parlamentar chamou atenção para a necessidade de mudanças no local: “A ampliação da ponte não é apenas uma demanda de infraestrutura, é uma necessidade da saúde e da segurança da nossa gente”, afirmou.

Segundo ele, o problema afeta não apenas a rotina dos trabalhadores, mas de toda população. Tadeu Hassem aproveitou o momento para reforçar a necessidade de uma ação conjunta entre o município, estado e união em busca de uma solução definitiva. “Faço aqui um clamor e me incluo nisso como parlamentar: que a gente possa juntos, com a prefeitura, com o governo do estado e governo federal resolver esse problema, a população aguarda a solução.”

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem é assassinado a facadas enquanto dormia em rua de Rio Branco

Publicado

em

Vítima, de 36 anos, discutiu com agressor antes do crime; suspeito fugiu e caso é investigado pela polícia

Na manhã desta sexta-feira (25), Alan Jones Lima da Costa, 36 anos, foi assassinado com uma facada no peito enquanto dormia em uma via pública no bairro Bahia Nova, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, a vítima havia discutido com um homem conhecido como “Caboco” antes do crime. Após a briga, Alan deitou-se sobre uma tábua próximo a uma distribuidora de bebidas, onde havia consumido álcool. Pouco depois, o suspeito atacou-o com uma faca, atingindo-o diretamente no coração. A vítima morreu no local antes da chegada do socorro.

O Samu foi acionado e enviou uma motolância e duas ambulâncias, mas os socorristas confirmaram o óbito. A Polícia Militar isolou a área para a perícia, e o corpo foi encaminhado ao IML para exames.

O caso está sendo investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, será repassado à Delegacia de Homicídios (DHPP). O suspeito segue foragido.

Comentários

Continue lendo