fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeitos pedem que governo interceda junto ao Exército para ajudar o combate ao covid-19

Publicado

em

Prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, pediu reforço para a Polí;cia Militar na fronteira – Foto: Alexandre Lima

Durante a última reunião corrida com o prefeito do Acre em uma conferencia via internet, onde vários prefeitos do Acre participaram junto com o vice-governador Wherles Rocha, secretário estadual de saúde, Alisson Bestene e o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, o assunto não poderia ser outro: covid-19.

Cada município tem suas preocupações e procuram junto ao estado, obter algum tipo de ajuda para que possam amenizar o controle e o combate, além da obtenção de produtos e equipamentos para os infectados, tenham o mínimo possível até serem curados.

Fernanda Hassem, prefeita de Brasiléia, agradece o apoio do Estado junto ao Município – Foto: Assessoria

Um dos problemas que afligem os gestores municipais, seria a escassez dos testes rápidos, fato esse explicado das dificuldades em obter e serem distribuídos no Estado todo, uma vez que o problema é nacional, mas que o governo federal vem fazendo o possível para assistir todo o País.

Destacando a regional do Alto Acre, os prefeitos dos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, agradeceram o apoio recebido, mas, destacaram a falta de contingente nas unidades militares para ajudar nas fiscalizações das barreiras sanitárias, uma vez que esses municípios estão por conta própria e necessita desse apoio, pois estão registrando agressões de pessoas e comerciantes contra os agentes da vigilância sanitária.

Antonio Barbosa ‘Zum’ pede que o Governo interceda junto ao comando do Exército para apoiar a segurança pública no combate ao covid-19 – Foto: Alexandre Lima/arquivo

O prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa, juntamente com gestor de Epitaciolândia, Tião Flores e de Brasiléia, Fernanda Hassem, pediram para o governador possa reforçar um pedido ao comando do Exercito na Amazônia, localizado em Manaus (AM), que disponibilize tropas para reforçar esse trabalho nos municípios na fronteira do Acre.

O vice-governador comentou que estará levando a pauta ao governador Gladson Cameli para que possam buscar meios de levar essa demanda ao comando e tenham um bom retorno nos próximos dias.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ADIAMENTO 

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 010/2025 – COMPRAS.GOV 90010/2025

OBJETO: Registro de preços para a eventual contratação de empresa para prestação de serviços de Locação de Locação de Estruturas para eventos, visando atender as necessidades das Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasileia/AC.

Data da Abertura: 30 de julho de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/07/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br.

Brasiléia/AC, 15 de julho de 2025.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / LICENÇA DE INSTALAÇÃO

Publicado

em

GOVERNDO DO ESTADO DO ACRE

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

Prefeitura Municipal de Epitaciolândia

LICENÇA DE INSTALAÇÃO

Torna público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a LICENÇA DE INSTALAÇÃO nº 283/2025, com validade de 2 (dois) Anos, para atividade de CONSTRUÇÃO DE PONTE SOBRE O RIO ACRE, LIGANDO O MUNICÍPIO DE EPITACIOLÂNDIA AO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA, localizado à Rio Acre, Beira Rio, Epitaciolândia – AC

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Rio Branco transfere acervo arqueológico para a Universidade Federal do Acre

Publicado

em

Prefeitura transfere acervo arqueológico municipal para a Ufac, fortalecendo a preservação da memória cultural do Acre

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), realizou nesta segunda-feira (14), a assinatura do Termo de Transferência oficial do acervo arqueológico municipal para a Universidade Federal do Acre (Ufac). A medida representa um avanço significativo na preservação da memória e da identidade cultural da capital e do estado.

O acordo fortalece a parceria entre o poder público municipal e a universidade, assegurando melhores condições para a conservação, o estudo e a exposição das peças arqueológicas coletadas ao longo dos anos em diversas áreas do território acreano.

“Hoje a Ufac celebra essa parceria que contribui diretamente para o fortalecimento da formação acadêmica e da pesquisa científica”, destacou Josimar. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)

“Nós estamos há mais de dois anos discutindo esse termo de cooperação. Hoje, a Ufac, enquanto Casa da Ciência, celebra essa parceria que contribui diretamente para o fortalecimento da formação acadêmica e da pesquisa científica”, destacou o vice-reitor da universidade, Josimar Ferreira.

Com a formalização do termo, a Prefeitura de Rio Branco encerra um ciclo de mais de três décadas em que o acervo esteve sob responsabilidade da FGB. Ao longo da atual gestão, foi realizado um trabalho técnico de limpeza, identificação e organização das peças, de acordo com as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Nosso acervo é rico em história e merece ser valorizado”, afirmou José Wilson (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)

Estamos transferindo o acervo para a universidade, com a expectativa de, futuramente, tê-lo de volta em um museu próprio, que a Prefeitura deseja construir. Nosso acervo é rico em história e merece ser valorizado”, afirmou o coordenador de Patrimônio Histórico, José Wilson.

A guarda do acervo pela Ufacterá duração inicial de cinco anos, conforme previsto na legislação. O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância da parceria e a dedicação da equipe técnica municipal em garantir a destinação adequada das cerca de 10 mil peças arqueológicas.

As peças estarão em um ambiente apropriado, acessível para pesquisa, visitação e preservação”, enfatizou o prefeito. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)

“Esse acervo já deveria estar com a universidade há bastante tempo, e agora conseguimos concretizar esse trabalho. As peças estarão em um ambiente apropriado, acessível para pesquisa, visitação e preservação”, enfatizou o prefeito.

Comentários

Continue lendo