Cotidiano
Prefeito de Plácido de Castro tem número de telefone clonado e criminosos tentam aplicar golpes
A assessoria de comunicação do prefeito alertou os familiares, amigos e a imprensa, de que golpistas estariam fazendo pedido de dinheiro por meio do WhatsApp

“Essa não é a primeira vez que pessoas mal intencionadas se passam por autoridades no Acre para dar golpes”, afirma.
O prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva (PSD), que se recupera da covid-19, teve o número do seu telefone clonado.
O gestor não é o único político a passar por essa situação. Os deputados Luiz Gonzaga e Jenilson Leite também já tiveram seus números clonados e os golpistas sempre usam a mesma tática: pedir dinheiro aos contatos da lista telefônica.
Pela manhã, a assessoria de comunicação do prefeito alertou os familiares, amigos e a imprensa, de que golpistas estariam fazendo pedido de dinheiro por meio do WhatsApp, passando-se pelo gestor municipal.
De acordo com a assessoria, vários contatos da lista telefônica do prefeito teriam recebido mensagens com pedido de dinheiro. O caso foi levado à polícia para investigações.
O gestor disse que o caso está sendo investigado pelas autoridades policiais.
”Já estamos tomando as devidas providências e as autoridades policiais farão a investigação do caso”, disse Camilo Silva.
“Essa não é a primeira vez que pessoas mal intencionadas se passam por autoridades no Acre para dar golpes”, afirma.
Comentários
Cotidiano
Acre tem mais de 8 mil crianças registradas só com o nome da mãe na última década
Dados do Registro Civil revelam que 10% dos nascimentos no estado não contam com o reconhecimento paterno; capital concentra maior número de casos

Os dados completos estão disponíveis no novo painel da Arpen-Brasil, que pretende fomentar o debate sobre o tema em nível nacional. Foto: cedida
Um retrato da maternidade solo no Acre: levantamento inédito da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) mostra que 8.793 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe nos últimos dez anos no estado. Os números, compilados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), representam 10,5% dos 83.476 nascimentos ocorridos entre 2015 e maio de 2025.
A capital Rio Branco lidera os casos, com 560 registros sem o nome do pai apenas em 2024 – número que corresponde a 9,2% dos 6.062 nascimentos do município no período. Cruzeiro do Sul aparece em segundo lugar, com 361 ocorrências entre 2.462 registros no ano passado.
Realidade persistente
Os dados revelam uma tendência consistente:
Em 2024: 1.529 dos 14.193 nascimentos (10,8%) sem pai registrado
Em 2025 (até maio): 516 casos em 5.038 nascimentos
Municípios menores também apresentam números significativos (Tarauacá: 104; Feijó: 72; Brasiléia: 40)
“Esses números refletem uma realidade social complexa, onde muitas mulheres assumem sozinhas a criação dos filhos”, explica um representante da Arpen-Brasil, que recentemente lançou a página “Pais Ausentes” no Portal da Transparência para monitorar o fenômeno nacionalmente.
Direitos e caminhos legais
A legislação brasileira permite que:
A mãe registre a criança sozinha quando o pai não comparece
Caso ela indique o suposto pai, o cartório pode acionar a Justiça para investigação de paternidade
O processo pode resultar em reconhecimento forçado e pensão alimentícia
Especialistas alertam que a ausência paterna nos registros pode impactar o desenvolvimento infantil e sobrecarregar financeiramente as mães. “Precisamos de políticas públicas específicas para essas famílias”, defende a assistente social Maria Oliveira, que atende casos semelhantes na capital acreana.
A Arpen-Brasil lançou recentemente a página “Pais Ausentes” em seu Portal da Transparência, reunindo dados nacionais e estaduais sobre registros feitos sem o nome do pai. O objetivo é dar visibilidade ao tema e estimular políticas públicas de apoio à mulher e à criança.
Segundo a legislação brasileira, quando o pai não estiver presente ou se recusar a realizar o registro, a mãe pode efetuar a certidão sozinha. Ela também pode informar o nome do suposto pai ao cartório, que encaminhará o caso para a Justiça, podendo iniciar um processo de investigação de paternidade.
Comentários
Cotidiano
Independência goleia o GAS e “dorme” dentro do G4 do grupo A1

Foto Sueli Rodrigues: Anderson marcou um dos gols do triunfo Tricolor na Arena
O Independência goleou o GAS, de Roraima, por 4 a 1 neste sábado, 10, na abertura da 4ª rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Anderson, Léo Oliveira, Robert e Ancelmo anotaram os gols do Tricolor enquanto Flavinho marcou para o GAS.
Com a vitória, o Independência chega aos 7 pontos, assume a 3ª colocação do grupo A1 e entra na zona de classificação para a segunda fase do torneio.
Resumo da partida
Independência e GAS iniciaram o jogo com propostas ofensivas. Aos 21, Darlan cabeceou com perigo na primeira oportunidade do GAS.
Aos 23, Eduardo cobrou falta e a bola bateu na trave. Na sequência, o goleiro fez dois milagres em sequência após as conclusões de Eduardo e Juan.
Aos 45, Zizão bateu cruzado e na sobra de Pará, Flavinho fez 1 a 0 GAS.
Na volta para a segunda etapa, o técnico interino do Independência, Ivan Mazzuia, não fez mudanças.
Aos 11, Gabriel Lisboa parou Polaco dentro da área com falta. Anderson cobrou a penalidade e empatou.
Aos 23, Ancelmo cruzou e Léo Oliveira, de cabeça, marcou o gol da virada. Independência 2 a 1.
Aos 36, Joel fez um “assistência” e Robert bateu no alto e ampliou para 3 a 1.
Aos 37, Ancelmo saiu na frente do goleiro Matheus e chutou no alto para fechar o placar. Final Independência 4 x 1 GAS.
Clima quente nos bastidores
Se dentro das quatro livras o Independência conseguiu uma grande vitória, nos bastidores o clima é quente.
O afastamento do técnico Ulisses Torres escancarou problemas dentro do elenco e por isso os dirigentes devem realizar uma série de reuniões neste fim de semana para tentar resolver os problemas.
Outros jogos da rodada
Tuna Luso/PA x Manaus/AM
Manauara/AM x Águia/PA
No domingo, dia 11
Trem/AP x Humaitá/AC
Na quarta, dia 14
Comentários
Cotidiano
AABB fecha participação na Copa Norte com mais 2 ouros e 2 bronzes

Foto PHD: Héctor, o técnico Hélio Guimarães, Joaquin e Luiz Antônio formaram a equipe na Copa Norte
A equipe da AABB fechou nesse sábado, 10, na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista, Roraima, a participação na Copa Norte de Natação (Troféu Leônidas Marques) com mais duas medalhas de ouro e duas medalhas de bronze.
Luiz Antônio Jerônimo venceu as provas do 100 metros peito e 200 metros livres e Joaquin Assaf foi bronze nos 5º metros costas e 200 metros livres.
7 ouros
Luiz Antônio Jerônimo foi o grande destaque da Copa Norte conquistando 7 medalhas de ouro.
“O Luiz vem evoluindo a cada competição e isso serve de incentivo para os outros atletas. É possível conquistar medalhas e grandes marcas”, declarou o técnico da AABB, professor Hélio Guimarães.
6ª colocação quadro de medalhas
Com somente três nadadores, Luiz Antônio Jerônimo, Joaquin Assaf e Héctor Ugo, a AABB terminou o torneio na 6ª colocação com 10 medalhas, 7 de ouro e 3 de bronze.
“A avaliação é muito positiva, disputamos 20 provas com 10 conquistas, cinco recordes do campeonato e três recordes do Estadual. Os investimentos para disputar a Copa Norte, mas uma vez, foram realizados pelos pais dos atletas e estamos trabalhando dentro das nossas possibilidades”, comentou o presidente da Federação Acreana de Esportes Aquáticos (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
Você precisa fazer login para comentar.